Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
A infecção com vírus vivo estimula a produção de anticorpos; estes neutralizam a infectividade e fixam o complemento. As imunoglobulinas IgM e IgG, estimuladas pela infecção e vacina, aparecem em torno do 12° e 15° dias e atingem o máximo por volta do 21° ao 28° dias.
As erupções de pele típicas do sarampo (exantema do sarampo) são machas avermelhadas, com discreto relevo, que surgem inicialmente no rosto e se espalham para o resto do corpo de forma descendente. As lesões podem ser abundantes, sofrendo fusão, de forma a criar grandes manchas avermelhadas.
O sarampo, como dito, é uma doença causada por um vírus. Nesse caso, trata-se de um vírus de RNA que pertence ao gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. O ser humano é o único reservatório conhecido desse vírus.
Agente causador do sarampo O sarampo, como dito, é uma doença causada por um vírus. Nesse caso, trata-se de um vírus de RNA que pertence ao gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae.
O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus pertencente à família Paramixoviridae e ao gênero Morbillivirus. Essa doença é transmitida de pessoa para pessoa, e nos últimos anos tem sido observado o aumento do número de casos dela em todo o mundo.
Os sintomas do sarampo começam aparecer cerca de dez dias após o contágio pela doença. As principais manifestações clínicas são febre alta – geralmente acima de 38,5ºC –, tosse, nariz escorrendo ou entupido, conjuntivite, mal-estar, dor de cabeça, surgimento de manchas vermelhas pelo corpo e manchas brancas nas mucosas (sinal de Koplik).
A forma de prevenção é a vacinação. O sarampo é uma doença grave que pode até mesmo levar uma pessoa à morte, portanto o fundamental é que haja prevenção. Leia também: Vírus são seres vivos?
Em 2008, ocorreram 164 000 mortes por sarampo no mundo, cerca de 450 mortes por dia ou 18 mortes a cada hora. Célula gigante sincicial resultante da fusão de células infectadas pelo vírus do Sarampo.
A vice-presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações), Isabella Ballalai, conta que, com a chegada da vacina, a expectativa de vida dos brasileiros aumentou e, durante um surto, é responsável pelo rápido controle do vírus. A meta das autoridades sanitárias é que 95% da população seja vacinada para evitar o avanço do sarampo.
Quantos Bryan existem no Brasil?
Como fazer amizade com um pássaro?
O que são técnicas psicométricas?
Como congelar pequenas porções?
Porque a falta de vitamina B12 causa anemia?
Quantos ml tem meia xícara de óleo?
Qual é o instrumento mais tocado no mundo?
Quais os riscos de um granuloma?
Quanto é o salário de um professor nos Estados Unidos?
Quantas vacas um boi cobre em um dia?
Quais são os pronomes demonstrativos em espanhol?