Locação financeira ou arrendamento mercantil, também conhecido pelo termo em inglês leasing, é um contrato através do qual a arrendadora ou locadora adquire um bem escolhido por seu cliente para, em seguida, alugá-lo a este último, por um prazo determinado.
O leasing possui características que o tornam mais parecido com um empréstimo bancário, mas funciona como um aluguel, ou seja, quem contrata o bem tem o direito de usá-lo. A legislação brasileira classifica o leasing como um contrato de arrendamento mercantil.
O leasing, ou arrendamento mercantil, acontece da seguinte forma: o arrendador faz a compra de algum bem específico e se torna seu proprietário e, durante o período de contrato do leasing, “arrenda” esse bem para o cliente que contrata a operação.
Ganho de capital por vender o bem para a instituição. É possível vender diversos bens, um exemplo de leasing financeiro é o carro, mas pode ser de veículos no geral, imóveis e até mesmo maquinário (no caso de empresas que necessitam de capital de giro).
No leasing — também chamado de arrendamento mercantil —, o equipamento é utilizado pela sua empresa, mas fica sob propriedade do banco/financeira. ... Caso você fique inadimplente, o equipamento é retirado. No final do contrato, você pode permanecer com o bem ou trocá-lo por um mais atualizado.
19 curiosidades que você vai gostar
No leasing operacional, o empresário paga uma mensalidade para ter à disposição os equipamentos - que vão desde smartphones para a equipe de vendas até sofisticados computadores para o time de produção. Ao final do contrato, que varia entre 24 e 60 meses, ele tem três opções principais.
O leasing operacional possui essência de contrato de aluguel, sendo assim, como tal deve ser tratado nas operações fiscais da empresa, inclusive para fins do imposto de renda e PIS e COFINS.
O leasing não serve apenas para imóveis e automóveis, mas também para maquinários, computadores ou ferramentas de trabalho mais caras, por exemplo. Apesar de ser mais comum entre as empresas, as pessoas físicas também podem fazer uso dessa ferramenta financeira.
Já no leasing operacional, o processo de aluguel continua o mesmo, porém, muitas vezes, o arrendatário (a pessoa que aluga) não tem a intenção de comprar quando o contrato acabar. ... Se ele tiver interesse em adquirir o bem, terá que pagar o preço total de mercado.
Você compra um carro, indica para o banco se vai dar entrada ou não, e com isso temos o valor a financiar. Então a Financeira compra o carro, e ele é arrendado a você, que passa a pagar parcelas mensais, é uma espécie de aluguel.
Ao optar pelo financiamento leasing de um carro, por exemplo, o comprador assina um termo dizendo que ele poderá usufruir do veículo pagando taxas mensais durante um tempo determinado. Porém, o automóvel não é de propriedade do cliente até que o contrato seja finalizado.
A operação de arrendamento mercantil assemelha-se a um contrato de aluguel, e pode prever ou não a opção de compra, pelo arrendatário, do bem de propriedade do arrendador. ... Nas operações de leasing, o bem é arrendado ao arrendatário, e pode ser adquirido ou não por ele ao final do contrato.
É uma operação de arrendamento mercantil que tem por objeto bens do ativo permanente do arrendatário, que os vendeu para a empresa de leasing e em seguida os arrendou; ou seja, o arrendatário é o próprio fornecedor dos bens.
O leasing é uma espécie de aluguel financiado. Nele você pode exercer a opção de ficar ou não com o carro quando quitar o pagamento. A diferença básica entre leasing e financiamento é que no financiamento, você recebe o dinheiro para comprar o carro. No leasing, você tem o carro que é financiado.
Diferentemente do financiamento, onde o bem é da empresa cliente (alienado à instituição financeira), o Leasing Financeiro é similar a um contrato de locação, sendo que no fim do contrato existe a opção de se adquirir o bem por um preço pré-determinado.
Amplia a capacidade produtiva mediantes a aquisição de um equipamento moderno e pode quitar as prestações com o lucro operacional obtido. Você só usa o bem durante o tempo que está vigente o contrato, assim você evita o acúmulo de bens obsoletos. O Leasing é flexível nos prazos, nas quantidades e acesso a serviços.
"Self-leasing" (leasing consigo mesmo) constitui o arrendamento mercantil contratado entre empresas pertencentes ao mesmo grupo financeiro. Basicamente, consiste em uma operação entre empresas ligadas ou coligadas. Este tipo de leasing foi excluído pela Lei nº 6.099/74, art. 2º, e Resolução BACEN nº 2.309/96, art.
É uma operação de financiamento de vendas, baseado no princípio da cessão de crédito , que permite a uma empresa vender seu produto a prazo e receber o pagamento à vista. O vendor supõe que a empresa compradora seja cliente tradicional da vendedora, pois esta é que irá assumir o risco do negócio, junto ao banco.
Leasing financeiro: É a operação na qual a arrendatária tem a intenção de ficar com o bem ao término do acordo, exercendo a opção de compra pelo valor previsto no contrato. ... Leasing operacional: É a operação na qual a arrendatária não tem a intenção de adquirir o bem ao final do contrato.
Art. 12. É permitida a realização de operações de arrendamento mercantil com pessoas físicas e jurídicas, na qualidade de arrendatárias.
Com o Leasing* Bradesco, você ou sua empresa podem adquirir bens novos ou usados, possibilita a substituição do bem por outro da mesma característica, mantendo a atualização tecnológica, não há incidência de IOF.
Conforme explicamos anteriormente sobre a tributação do arrendamento mercantil no Brasil, o arrendatário pode deduzir as contraprestações pagas ao arrendador do IRPJ e CSLL; os encargos de depreciação do bem arrendado podem ser deduzidos apenas pelo arrendador, tendo em vista que é este quem possui a sua propriedade.
A empresa arrendadora compra um bem escolhido pelo arrendatário e a posse deste bem é transferida ao arrendatário por um período pré-determinado, por meio do pagamento de contraprestações. Ao final do contrato, o arrendatário pode devolver o bem, renovar o arrendamento ou adquiri-lo.
O artigo 1º, V, da Lei 9.481/97 prevê alíquota zero de IRRF para os valores correspondentes aos pagamentos de contraprestação de arrendamento mercantil de bens de capital, celebrados com entidades mercantil de bens de capital, celebrados com entidades domiciliadas no exterior.
No leasing (ou arrendamento mercantil), você aluga um carro por um longo período (acima de 24 meses), paga mensalidades ao banco e pode comprar o veículo no final do contrato com juros mais baixos, abatendo o valor que já foi pago.
Qual o preço do EcoSport FreeStyle?
Como identificar a violência psicológica?
Qual EP o Sanji usa o traje da Germa?
Qual a diferença entre a anamnese e a avaliação?
Como ver a durabilidade de um item?
Quais documentos são indispensáveis no despacho de exportação?
Quanto custa um story da Gkay?
Como interpretar a escrita de uma pessoa?
Qual a comida típica da Colômbia?
Como o bebê demonstra que te ama?
Como regularizar INSS atrasado de empregada doméstica?
Quantos dias de sol por ano em Londres?
Quais os antibióticos mais usados na UTI?
Quem fundou o budismo tibetano?
Porque não consigo digitar na barra de pesquisa?