"O governo possui instrumentos monetários tais como juros, compulsórios e instrumentos fiscais tais como gastos e tributação para controlar a demanda agregada e logo o nível de inflação." "Um instrumento de curto prazo é a política monetária, a política de juros do Banco Central.
No caso do BC, o principal instrumento de política monetária é a taxa Selic, decidida pelo Copom. A taxa Selic afeta outras taxas de juros na economia e opera por vários canais que acabam por influenciar o comportamento da inflação.
Inflação mais alta também aumenta o custo da dívida pública, pois as taxas de juros da dívida pública têm de compensar não só o efeito da inflação mas também têm de incluir um prêmio de risco para compensar as incertezas associadas com a inflação mais alta.
Para isso, os agentes devem ancorar suas expectativas na taxa anunciada pela autoridade monetária. Esse tipo de modalidade de contrato, com juros pré-fixados atrai a preferência do consumidor, pois nele está incutido menos riscos para si. Do outro lado, o risco vai para a ponta vendedora do contrato.
Ele age para manter a inflação dentro desse objetivo, usando a taxa de juros como instrumento. Se a inflação está alta, o Banco Central aumenta os juros; se a inflação está baixa, há espaço para reduzir a Selic.
Com a meta definida, é hora de o BACEN agir para que ela seja cumprida. Uma das medidas é fazer mudanças na taxa básica de juros, a Selic, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Essa taxa é uma medida que contribui para o controle da inflação.
Se a inflação está alta, o Banco Central aumenta os juros; se a inflação está baixa, há espaço para reduzir a Selic.
A inflação oficial do país é medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). E a meta deve ser perseguida pelo Banco Central, que aumenta ou diminui a taxa básica de juros da economia, a Selic.
Meta de inflação: Banco Central tem uma meta de inflação para atingir a cada ano, o que é, para que serve, como funciona, como se controla a inflação, quem define a meta inflacionária ...
O controle da inflação passa por medidas de aperto fiscal e monetário. Ou seja, gastos públicos mais baixos, impostos mais elevados e juros mais altos. No curto prazo, essas decisões ajudam a conter a demanda por bens e serviços – e uma demanda mais baixa para uma dada oferta no curto prazo faz com que o ritmo de aumento dos preços seja menor.
Bancos Centrais independentes, que têm condição de resistir a pressões políticas, minimizam o risco deste processo. Um outro instrumento para controle da inflação no curto prazo é o próprio controle de gastos do governo. Quando a inflação está mais alta o governo deve gastar menos para não expandir a demanda.
O que acontece quando ela não é cumprida? Nesse caso, o presidente do Banco Central deve enviar uma carta aberta ao ministro da Fazenda explicando por que a meta não foi cumprida, quais ações serão adotadas pelo órgão para que a inflação volte para dentro da margem de tolerância e o tempo esperado para que essas medidas surtam efeito.
Como pedir um dia de folga ao chefe?
Como solicitar um cartão de crédito adicional?
Como criar um texto de artimanha?
Quem pode pedir segredo de justiça?
Como começar uma história policial?
Como funciona o reembolso da Azul?
O que significa trajeto e trajetória?
Como fazer um anúncio de vaga eficaz?
Como escreve um brinde à vida?
Como se escreve Torse ou torce?
Como se escreve o elefante é grande?
Como se escreve em números meio-dia?
Como o ser humano utiliza o chumbo?