A raiz primária de uma planta é a raiz que cresce verticalmente para baixo. Forma um centro do qual outras raízes podem brotar.
As raízes pivotantes ou axiais são caracterizadas por uma raiz principal maior, de onde partem raízes laterais. Elas são encontradas em plantas dicotiledôneas. Exemplos: feijão, café, ipê.
Raiz aprumada, raiz axial, raiz pivotante, raiz perpendicular ou raiz primária - apresentam raiz principal, com coifa maior do que as demais, seu comprimento é maior que o das outras. E também possui ramificações ou raízes secundárias. São características de dicotiledôneas.
Raízes Subterrâneas
Raiz Axial ou Pivotante. Neste tipo de raiz subterrânea, típica das dicotiledôneas, é possível detectar com clareza uma raiz principal distinta das raízes secundárias, como na ilustração abaixo: ...
Raiz Ramificada. ...
Raiz Fasciculada. ...
Raiz Tuberosa. ...
Raiz Estranguladora. ...
Raiz Grampiforme ou Aderente.
A raiz axial ou pivotante; é formada por uma raiz principal da qual partem ramificações ou raízes secundárias. A raiz de laranjeira é um exemplo de raiz axial. A raiz fasciculada ou em cabeleira; é formada por numerosas raízes finas e de mesmo tamanho. A raiz de milho é um exemplo de raiz fasciculada.
41 curiosidades que você vai gostar
Essas raízes especializadas recebem o nome de: ... As raízes tuberosas são raízes intumescidas e ricas em substâncias de reserva. Como exemplo de raiz tuberosa, podemos citar a batata-doce, a cenoura e a mandioca. As raízes, de maneira geral, estão relacionadas com a absorção de água e sais minerais.
Fasciculadas ou cabeleira: esses sistemas são formados pelas raízes adventícias que se originam no caule, sem apresentar uma raiz principal, pois a raiz primária, geralmente, desenvolve-se por curto período de tempo. Esse sistema radicular é encontrado em plantas monocotiledôneas. Não pare agora...
Então vamos começar por elas, depois vamos contar sobre outras raízes e seus benefícios.
Mandioca. Também conhecida como aipim e macaxeira, dependendo da região do país, essa raiz é cheia de fibras que ajudam no bom funcionamento do intestino. ...
Cenoura. ...
Beterraba. ...
Batata-doce. ...
Rabanete. ...
Inhame. ...
Gengibre. ...
Sopas.
As raízes podem ser classificadas de acordo com a sua origem, sendo reconhecidos basicamente dois tipos: raízes normais e raízes adventícias. a) Normais: são aquelas raízes que têm origem a partir da radícula. Compreendem as raízes normais a raiz principal e todas as suas ramificações, ou seja, as raízes secundárias.
Terrestres: quando são subterrâneas, como aquelas apresentadas em feijão, cenoura e beterraba. Aquáticas: quando se desenvolvem submersas na água, sendo típicas de plantas aquáticas, como alface-d água. Aéreas: encontradas expostas ao ar livre, como as raízes das orquídeas.
As gramas têm uma estrutura muito simples. Na sua base, as raízes crescem na direção da terra. Em geral, as raízes são fibrosas ou em espiral. Elas se estendem pelo solo recolhendo nutrientes, absorvendo água e prendendo a planta no solo.
- Raízes tabulares: É um tipo de raiz suporte que recebe esse nome em razão de sua aparência de grandes tábuas. Elas atuam aumentando a sustentação da planta, além de ajudarem na aeração. Tipo encontrado principalmente em árvores de grande porte como o chichá.
Ela ajuda a fixar e sustentar a planta no solo, elas são responsáveis pela absorção, armazenamento e condução da seiva, que é composta pela água e nutrientes da terra, como por exemplo os sais minerais Ou seja, as raízes conduzem as substâncias até a planta e atuam como um local de reserva desses nutrientes.
Os tecidos que compõem a estrutura primária da raiz são a epiderme, que corresponde ao sistema de revestimento, o córtex, que é o tecido fundamental, e os tecidos vasculares, dos quais fazem parte o xilema e o floema.
O sistema radicular é do tipo axial, com ramificações secundárias, porém, em geral, a repicagem e o transplantio provocam maior desenvolvimento de raízes secundárias devido a danos causados na raiz pivotante. As raízes do abacateiro não possuem radicela.
RAÍZES COM ORIGEM NÃO EMBRIONÁRIA: ADVENTÍCIAS
Essa designação é atribuída às raízes com origem a partir do caule, de folhas ou de qual- quer outra parte do vegetal, que não seja a raiz primária ou suas ramificações.
A origem da raiz principal de um vegetal superior é uma pequena região do embrião contido na semente: a radícula.. As raízes laterais, por sua vez, se originam da raiz principal ou de outra raiz já existente. Há casos, contudo em que uma raiz se origina de um outro órgão como o caule e a folha.
Classificação das raízes conforme o habitat
Raízes grampiformes: são adventícias com formas de grampos, que fixam a planta trepadora a um substrato, outra planta ou não. Exemplo: hera. Pneumatóforos: raízes respiratórias. ... Sugadoras ou haustórios: adventícias com órgãos de contato (apressórios).
As plantas apresentam diferentes tipos de raízes como resultado das mudanças adaptativas que sofrem para permanecer no ambiente. As raízes fasciculadas são encontradas nas plantas monocotiledôneas. Elas originam-se de um ponto de onde partem ramificações finas e aproximadamente do mesmo tamanho.
Raízes comestíveis mais populares
Beterraba. A beterraba (Beta vulgaris) é o alimento ideal para desintoxicar e fornecer antioxidantes. ...
Rabanete. ...
Mandioca. ...
Nabo. ...
Cenoura. ...
Batata-doce.
A raiz é uma estrutura presente em vegetais do grupo das pteridófitas, gimnospermas e angiospermas. Está localizada na base do vegetal e tem como função principal promover a absorção de água e nutrientes presentes no meio externo, geralmente no solo.
Tipos de Raízes das Plantas
Introdução.
Tipos de raízes (adaptações radiculares):
1 - Raízes tabulares.
2 - Raízes-suporte.
3 - Raízes tuberosas.
4 - Raízes estrangulantes.
5 - Raízes sugadoras.
6 - Raízes respiratórias.
Raiz. A raiz da planta monocotiledônea tem como característica ser fasciculada, que também é chamada de cabeleira. Esse tipo de raiz forma um conjunto de raízes finas que têm origem em um único ponto. O pé de milho é um exemplo de planta monocotiledônea com este tipo de raiz.
O sistema radicular admite dois tipos principais de classificação: - Pivotante ou axial, característico das dicotiledôneas; - Fasciculada ou cabeleira, característico das monocotiledôneas. ... - Absorção da umidade (raízes aéreas);
Raízes: as raízes das eudicotiledôneas são pivotantes. Nesse tipo de raiz, é possível observar uma raiz principal, de onde partem outras. Caule com crescimento secundário: Nas eudicotiledôneas, é comum observar o crescimento secundário, ou seja, o crescimento do caule em espessura.
Como mudar o código de segurança?
Como ligar uma caldeira a gás?
Como mudar o dispositivo de áudio?
Como lidar com o atendimento ao cliente?
Como mudar o dia no calendário?
Como ligar caixa de som toca disco?
É possível mudar a data da passagem aérea?
Como colocar o código da operadora no iPhone?
Como ligar central de choque Intelbras na central de alarme?
Como mudar a aparência do Steve no Minecraft?
Como mudar o modelo no SketchUp?
Como tirar o dicionário do Kindle?
O que acontece se eu não pagar o ITBI?
Como fazer para não pagar despacho postal?
Como Salvar arquivo do E-mail na área de trabalho?
Como eu faço para salvar um documento no Word?