Depois da morte, continuamos vivendo nos outros, como Vontade, nada se perde, tudo se transforma. O corpo prende a Vontade, a morte a libera da unilateralidade de uma individualidade. Como uma casca que se rompe. Morre resignado aquele que, a partir do conhecimento das coisas, renuncia e nega a Vontade de Vida.
Razão pela qual o filósofo sustenta: "A morte nada significa para nós". Ao contrário do que acreditavam Sócrates e Platão, ele justifica sua convicção: "A morte é uma quimera: porque enquanto eu existo, ela não existe; e quando ela existe, eu já não existo".
Schopenhauer (1788-1860) apresenta a morte como pedra chave para a filosofia. ... A morte não pode ser considerada como um tema comum, verdadeiramente ela é algo temível pelo homem, por todo sofrimento intrínseco a perca tanto da vida como da presença de pessoas queridas.
"Para Platão, a morte define todos os momentos em que estamos acordados, e talvez também nossas horas de sono."
Segundo Sócrates, “ninguém sabe o que é a morte, nem se, por- ventura, será para o homem o maior dos bens; todos a temem, como se soubessem ser ela o maior dos males. A ignorância mais condenável não é essa de supor saber o que não sabe?” (PLATÃO, 1980, p. 18).
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3 Sócrates preparou-se para a morte rejeitando os excessos do comer, do beber e do sexo, sem se deslumbrar com riqueza e honras e buscando sempre a sabedoria.
“... Pois bem, é hora de ir: eu para morrer, e vós para viver. Quem de nós irá para o melhor é obscuro a todos, menos a Deus....!” Sócrates, citado em Platão.
No que diz respeito à vida adequada, logo feliz, justiça e sabedoria. Platão era um devoto da razão. Ser feliz é definir e desejar o belo e obter meios para alcançá-lo. Saber correr atrás de alma pura.
Como o existencialismo se foca na existência concreta e finita, ao invés de uma ideia de ser abstrato e eterno, a morte é entendida como o fim da existência, de tudo o que fizemos dela e de tudo o que planejamos um dia fazer, inclusive o que deixamos de fazer.
Mais especificamente, a morte ocorre quando uma entidade viva experimenta o fim irreversível de todo o funcionamento. No que se refere à vida humana, a morte é um processo irreversível em que alguém perde sua existência enquanto pessoa.
A fonte do sofrimento interminável é a essência em si do mundo, essência essa que Schopenhauer compreende como sendo a Vontade. Segundo o filósofo, a Vontade é uma essência autodiscordante, insaciável que expressa esse caráter conflituoso em cada indivíduo. Dessa forma, o sofrimento é uma expressão da Vontade.
Schopenhauer defendeu a ideia de que o homem não é um ser unificado e racional, que age conforme os interesses, mas um ser fragmentado e passional, que age influenciado por forças que fogem de seu controle.
Na morte, Deus oferece a cada pessoa uma última oportunidade de conversão, momento chamado de "purgatório". No entanto, ela pode se negar a aceitar os critérios superiores por Ele estabelecido. Ao agir assim, criaria para si uma situação degradante, o "inferno".
Aristóteles investiga a morte em função do desaparecimento do calor de que os organismos vivos (e aqui, humanos) parecem ser naturalmente providos, no Da Respiração. cessam os propósitos, o derradeiro momento da existência.
A morte é fundamental para Sócrates, porque permite que a alma se distancie novamente da matéria orgânica e, na esfera essencial, alcance o verdadeiro conhecimento; só então o ser será livre para atingir o saber em sua forma mais pura.
Deus diz ao seu povo que a vida será cheia de alegria, que construirão casas para si e que nelas viverão, que não morrerá uma criança mais e que os velhos viverão bem os seus anos. Que eles comerão aquilo que plantarem e que não mais trabalharão em vão.
A morte como possibilidade existencial é analisada por três principais filósofos: Dilthey que, pela filosofia da vida, aponta a morte como limitação da existência e isso direciona o homem à compreensão e valorização da vida; Karl Jaspers que, pela filosofia cristã, diz que a morte é situação-limite, isto é, situação ...
O existencialismo, desta forma, coloca no homem a total responsabilidade por aquilo que ele é. Se o homem primeiro existe e depois se faz por suas ações, ele é um projeto - é aquele que se lança no futuro, nas suas possibilidades de realização.
Para os existencialistas, a vida humana é baseada na angústia, no absurdo e na náusea causada pela vida não possuir um sentido para além da própria existência. A partir da autonomia moral e existencial, fazemos escolhas na vida e traçamos caminhos e planos.
PlatãoDe todos os animais selvagens, o homem jovem é o mais difícil de domar. ... Deve-se temer a velhice, porque ela nunca vem só. ... Quem comete uma injustiça é sempre mais infeliz que o injustiçado. ... Tente mover o mundo – o primeiro passo será mover a si mesmo. ... Uma vida não questionada não merece ser vivida.
Friedrich Nietzsche, o filósofo da afirmação da vida.
Para Platão, o homem é a união de alma e corpo, e nunca está pronto, perfeito, havendo, portanto, a possibilidade de mudança. E uma boa educação, pensada cuidadosamente para fazer o homem agir com justiça e equilíbrio, é vista como a possibilidade de desprendimento da alma em relação às paixões do corpo.
Acusado por corrupção dos jovens e traição aos deuses; Júri para decidir quanto à condenação ou não de Sócrates; Recusa do réu por uma defesa convencional; Sócrates foi condenado à morte e aceitou a sua sentença.
Quem não sabe o que é a vida, como poderá saber o que é a morte? A morte não é nada para nós, pois, quando existimos, não existe a morte, e quando existe a morte, não existimos mais. Que o teu trabalho seja perfeito para que, mesmo depois da tua morte, ele permaneça. O amor não mata a morte, a morte não mata o amor.
Graças a Sócrates, a dialética e a maiêutica se firmaram como bases do método filosófico. Saber dialogar no processo de busca da verdade, eis a síntese que edificou o saber ocidental. O filósofo buscava a verdade, algo negado em muitos “ambientes instruídos” e conceito desacreditado por autoinitulados “pensadores”.
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