Voltaire (1694-1778), Denis Diderot (1713-1784) e seus pares exaltavam a razão e a cultura acumulada ao longo da história da humanidade, mas Rousseau defendia a primazia da emoção e afirmava que a civilização havia afastado o ser humano da felicidade.
Ele defendia a igualdade total entre todos os homens como ponto fundamental de uma boa sociedade. Junto disso, defendeu a tese igualitarista de que todos deveriam ser tratados da mesma maneira, tanto politicamente quanto socialmente.
O pensamento de Rousseau
Sendo caracterÃstico do iluminismo, pensava que a sociedade havia pervertido o homem natural que vivia harmoniosamente com a natureza, livre de egoÃsmo, cobiça, possessividade e ciúme.
Rousseau afirmava que a liberdade natural do homem, seu bem-estar e sua segurança seriam preservados através do contrato social. Jean Jacques Rousseau (1712-1778) foi um importante intelectual do século XVIII para se pensar na constituição de um Estado como organizador da sociedade civil assim como se conhece hoje.
Para Rousseau, a criança devia ser educada sobretudo em liberdade e viver cada fase da infância na plenitude de seus sentidos - mesmo porque, segundo seu entendimento, até os 12 anos o ser humano é praticamente só sentidos, emoções e corpo fÃsico, enquanto a razão ainda se forma.
30 curiosidades que você vai gostar
PrincÃpios fundamentais da pedagogia de Rousseau
Essencialmente, Rousseau defendia a ideia de um sistema de ensino que fosse pausado no ciclo evolutivo natural. Para ele, era fundamental que no começo da vida a educação fosse passiva, com a criança sendo deixada para aprender livremente.
Assim, a infância passa a ser considerada por Rousseau o lugar, ou momento do desenvolvimento humano, em que se pode identificar o ser humano no seu modo de ser mais natural. Pensar, então, a infância deste ser é, na verdade, pensar no momento em que ele pode se formar enquanto homem natural.
Jean-Jacques Rousseau foi um dos principais pensadores do iluminismo francês. Sua filosofia marca o entendimento sobre o ser humano antes e depois da formação da sociedade. ... Filósofo, escritor e teórico polÃtico genebrino, Jean-Jacques Rousseau foi um dos principais pensadores da Modernidade.
Obras principais:- Discurso Sobre as Ciências e as Artes (1750) - ensaios.- Discurso Sobre a Origem da Desigualdade Entre os Homens (1755) - ensaio.- Do Contrato Social (1762) - obra sobre polÃtica.- EmÃlio, ou da Educação (1762) - obra sobre educação.- Os Devaneios de um Caminhante Solitário (1782) - autobiografia.
No estado de natureza, afirma Rousseau, o homem tinha uma vida essencialmente animal. A rude existência das florestas fez dele um ser robusto, ágil, com os sentidos aguçados, pouco sujeito às doenças, das quais a maioria nasce da vida civilizada.
Obras e Ideias de RousseauDiscurso Sobre a Desigualdade (1755)Julie ou a Nova HeloÃsa (1761)Contrato Social (1762)Émile ou da Educação (1762)
Thomas Hobbes (1588-1679) foi um teórico polÃtico e filósofo inglês. Sua obra de maior destaque é "Leviatã", um tratado polÃtico cuja ideia central é a defesa do absolutismo e a elaboração da tese do contrato social.
As concepções sobre criança e infância são construções sociais, históricas e culturais que se consolidam nos diferentes contextos nos quais são produzidas e a partir de múltiplas variáveis como etnia, classe social, gênero e condições socioeconômicas das quais as crianças fazem parte.
O autor no século XVIII, já propunha que a criança primeiramente brincasse e praticasse esportes, pois através da brincadeira, aprenderia a linguagem, o canto, a aritmética e a geometria, e assim, criaria princÃpios para construção de sua autonomia.
Froebel defendia a educação sem imposições à s crianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado, com caracterÃsticas especÃficas, antecipando as idéias do suÃço Jean Piaget (1896-1980). Froebel detectou três estágios: primeira infância, infância e idade escolar.
Rousseau, o contratualista crÃtico do contratualismo. Para Rousseau, o Estado civil havia sido criado de maneira ilegÃtima, de modo que a sociedade civil baseada na propriedade privada era um meio de corrupção do ser humano.
Para Rousseau, retornar à natureza não significa destruir a sociedade, pois a sociedade permite o nosso desenvolvimento mais rápido e amplia as nossas perspectivas intelectuais. ... A educação para Rousseau é um processo gradativo e tem que se adequar à s necessidades do desenvolvimento humano de cada indivÃduo.
Criança é sujeito, não objeto. Se existe algo que sustenta a BNCC da Educação Infantil é a concepção de infância, ao compreender a criança como centro do processo. Trata-se de compreendê-la como capaz. Capaz de fazer, capaz de brincar, de aprender e ensinar.
Concepções de currÃculo e educação infantil
Enfatizam o desenvolvimento da sensibilidade pelos adultos, pois eles precisam perceber as indagações nos percursos das crianças, entendendo suas expressões nas brincadeiras e considerando suas falas verbais e não-verbais.
Pela definição legal, hoje, no Brasil, está assegurada uma concepção de infância cidadã, ou seja, uma criança com direitos e, neste sentido, a educação infantil passa ser um direito da criança.
O pensamento hobbesiano, divide-se em três fases: Estado de natureza, de guerra e de segurança. Hobbes idealizou a humanidade semelhante a animais selvagens incapazes de desenvolver uma vida em sociedade, pois, segundo seu pensamento, todos eram iguais e essa igualdade era ponto de partida para um estado de guerra.
O homem é o lobo do homem é uma frase tornada célebre pelo filósofo inglês Thomas Hobbes que significa que o homem é o maior inimigo do próprio homem. ... Em latim, esta frase é traduzida como homo homini lupus.
O Absolutismo de Hobbes era formado por um governo autoritário centralizador, onde o soberano tinha autonomia delegada pelo povo através de um contrato e teria poderes absolutos, sem limite algum, acumulava as funções de organizador da vida social (legislando a vida em sociedade e traçando os parâmetros segundo sua ...
As principais obras de Voltaire: Édipo, 1718. Mariamne, 1724. La Henriade, 1728.
Com isso, ele quer dizer que o homem possui uma natureza boa que é corrompida pelo processo civilizador. ...
Quais são as causas biológicas psicológicas e sociais para transtornos mentais?
Qual a letra mais usada no inglês?
Quais são os requisitos subjetivos do livramento condicional?
Quais as principais ContrÃbuições de Taylor ao estudo da administração cientÃfica?
Quantos graus de febre é perigoso para uma criança?
Porque temos pesadelos quando dormir com a barriga pra cima?
O que fazer quando o teste de Schiller positivo?
Qual estado gira mais dinheiro?
Como separar um casal urgente com pimenta?
Como calcular festa para 20 pessoas?
Qual o paÃs que melhor paga o professor?
Para que serve a chave do crânio?
Como fica o rosto depois do lifting?
O que é bom para reconstruir o cabelo?
Como determinar fatores de risco?