Nas células cancerígenas ocorrem anomalias durante o ciclo celular. A mitose perde o seu controle crescendo cada vez mais originando um tumor. Esse crescimento descontrolado decorre da ativação de proto-oncogenes. Ou seja, genes normais que se tornam um oncogene devido a uma mutação ou ao aumento de expressão gênica.
É através do DNA que os cromossomos passam as informações para o funcionamento da célula. O processo de formação do câncer é chamado de carcinogênese ou oncogênese e, em geral, acontece lentamente, podendo levar vários anos para que uma célula cancerosa prolifere-se e dê origem a um tumor visível.
A origem das células cancerosas está associada a anomalias na regulação do ciclo celular e à perda de controle da mitose. Alterações do funcionamento de genes controladores do ciclo celular, em decorrência de mutações, são relacionados ao surgimento de um câncer.
Relação da mitose com o câncer Como a mitose consiste em realizar o processo de gerar células-filhas idênticas com a célula mãe, as células cancerígenas acabam se propagando com mais velocidade no corpo devido a esse processo.
Sendo assim, as células cancerosas apresentam quatro características que as distinguem das células normais: proliferação descontrolada, diferenciação e perda de função, poder de invasão e capacidade de sofrer metástases.
O que é oncogênese? É o primeiro estágio da carcinogênese. Nele as células sofrem o efeito dos agentes cancerígenos que provocam modificações em alguns de seus genes. Nesta fase as células se encontram, geneticamente alteradas, porém ainda não é possível se detectar um tumor clinicamente.
Por exemplo, os inibidores do ciclo celular impedem que as células se dividam quando as condições não são as corretas, por isso a baixa ação desses inibidores pode causar câncer. Da mesma forma, os reguladores positivos da divisão celular podem causar câncer se estiverem muito ativos.
Assim que se atinge uma massa crítica de mutações que afetem processos relevantes, a célula que sofreu mutações adquire características cancerígenas (divisão descontrolada, evasão de apoptose, capacidade de metástase, etc.) e é considerada uma célula cancerosa.
Em algumas ocasiões, entretanto, ocorre uma ruptura dos mecanismos reguladores da multiplicação celular e, sem que seja necessário ao tecido, uma célula começa a crescer e divi- dir-se desordenadamente.
Como o câncer pode ser ligado a reguladores positivos hiperativos do ciclo celular (oncogenes) ou reguladores negativos inativos (supressores tumorais). É importante controlar o ciclo celular?
Por que as ligações de hidrogênio são consideradas ligações fracas?
Como os esquemas de corrupção são mostrados no filme em que situações *?
Como limpar a caixa de esgoto?
Como os peixes respiram debaixo da água?
Como limpar a prata com pasta de dente?
Quais gêneros Os documentos podem ser classificados?
Como os elementos químicos estão organizados na tabela periódica formal?
Como os ativos devem serem medidos?
Como acender uma lâmpada com controle remoto?
Qual o benefício de praticar esporte para a saúde mental?
Como limpar o aparelho Fortmag?
Como são os cultos na igreja evangélica?
Para que serve o programa SpeedFan?
Como funciona o processo de Pós-graduação?
Como os europeus alcancaram o território brasileiro por volta de 1500?