A cafeína pura, assim como alguns termogênicos, refrigerante e energéticos, é bastante perigosa. Automaticamente, pessoas que consomem café, especialmente, em grandes quantidades, terão o sistema nervoso abalado, com sintomas de depressão, síndrome do pânico e estresse, por exemplo.
Segundo a pesquisa, a cafeína é conhecida por ser uma substância que altera a atividade cerebral enquanto a pessoa está acordada, aumentando a demanda energética dos neurônios. Já durante o sono, aparentemente os neurônios conseguem se recuperar de seus esforços realizados de dia.
O consumo excessivo de cafeína pode causar overdose no organismo, provocando sintomas como dor de estômago, tremores ou insônia. Além do café, a cafeína está presente em bebidas energéticas, em suplementos de academia, remédio, nos chás verde, mate e preto e nos refrigerantes do tipo cola, por exemplo.
Segundo pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, embora a cafeína possa ajudar na concentração e dar ânimo a algumas pessoas, incluindo aqueles com humor deprimido, ela pode causar problemas para pessoas com transtorno geral de ansiedade.
Quem já sofre de ansiedade pode ter os sintomas amplificados, já que o café é estimulante do sistema nervoso. Ele aumenta a produção de adrenalina e cortisol, conhecido popularmente como o "hormônio do estresse".
Faz bem para o cérebro O estudo mostrou que os benefícios ao cérebro acontecem com doses moderadas, entre 1 miligramas de cafeína por dia (de 1 a 5 xícaras). Existe uma diminuição do risco de demência e de declínio cognitivo. Além da possibilidade de melhora de pessoas que já apresentam declínio cognitivo.
As xícaras de café repetidas podem acentuar, sim, alguns desgastes físicos para quem já apresenta um problema de saúde. Como é o caso da gastrite. Tontura, dor de cabeça e enjoo (entre outras situações) podem ocorrer depois de várias xícaras de café em um mesmo dia.
Não há problema algum em beber café todo dia; MITO total. As xícaras de café repetidas podem acentuar, sim, alguns desgastes físicos para quem já apresenta um problema de saúde.
Dependendo da dose, a substância pode ser uma aliada no combate à depressão — ou intensificar a sua ansiedade. Entenda como o café pode afetar seu organismo Descubra o que a cafeína faz com seu corpo e seu cérebro. Acima: mulher segurando uma xícara de café. (Foto: Tyler Nix/Unsplash)
As infecções do sistema nervoso central causadas por vírus podem causar meningite e encefalite. Os sintomas em geral começam com febre e podem progredir para irritabilidade, recusa de comer, dor de cabeça, dor no pescoço e, às vezes, convulsões.
Para algumas pessoas a cafeína não funciona mais como estimulante, mas apenas como um “lembrete” para o corpo dos efeitos que ela tem. Isso significa que quando alguém que toma muito café para de ingeri-lo pode se sentir cansado e sonolento. Isso ocorre porque a pessoa se tornou viciada na substância.
Mas atenção: segundo a pesquisa, a relação só funciona para quem não está habituado a ingerir café. Segundo estudo realizado na França, pessoas que consomem cafeína têm mais facilidade para focar em alguma tarefa, mesmo quando estão fatigadas. Contudo, consumir muito da substância pode causar o efeito contrário.
Qual a importância das habilidades interpessoais no ambiente de trabalho?
Em qual período posso tirar o CAT?
Qual é o certo Disque ou disk?
Qual o preço de um tratamento com Células-tronco?
Como fazer depreciação decrescente?
Qual é a dor mais forte de picada de inseto?
Qual é a teoria de Parmênides?
O que fazer quando rompe o ligamento do ombro?
Como tirar certidão negativa pessoa física?
Como tirar Certificado de licenciamento Integrado Jucesp?
O que é substituição processual e representação processual?
Quanto de fezes temos no intestino?
Qual é o significado do nome Abigail?
Quem é o governante de um município?
O que significa o atendimento humanizado para você redação?