O aposentado que continua trabalhando pode ser inserido no programa que permite redução de salário e jornada ou suspensão do contrato de trabalho. Porém, a empresa não poderá contar com o governo para repor parte da remuneração desse empregado, segundo a Medida Provisória 1.045.
Os aposentados que continuam trabalhando na mesma empresa podem sacar, todo mês, os depósitos realizados no Fundo de Garantia sem perder o direito à multa de 40% sobre o valor depositado pela empresa na sua conta do FGTS.
"Os que se aposentaram antes de 13 de novembro de 2019 vão continuar trabalhando e recebendo os seus salários junto com a aposentadoria, porque eles têm direito adquirido", comenta o advogado previdenciário Elizeu Leite. Na iniciativa privada, o empregado pode se aposentar e continuar trabalhando na mesma empresa.
“O aposentado que continua a trabalhar é obrigado a contribuir normalmente com a Previdência Social. ... Ou seja, um empregado que já se aposentou e continua suas atividades não receberá nada além de sua aposentadoria caso sofra um acidente de trabalho.
Atualmente, posso pedir essa revisão da aposentadoria para o aposentado que continua trabalhando? Infelizmente, não é mais possível pedir a reaposentação. Isso porque o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a reaposentação também é contra a nossa Constituição Federal (ou inconstitucional).
Nestas duas categorias o aposentado pode exercer suas atividades laborais normalmente, com carteira de trabalho assinada e fazendo jus ao seu salário sem perder o direito à remuneração mensal da aposentadoria.
Para efetuar o saque do FGTS, o aposentado deve se dirigir a uma agência da Caixa Econômica e apresentar a seguinte documentação:
Verbas trabalhistas Em caso de demissão o aposentado tem direito aos mesmo direitos que os demais trabalhadores. Como aviso prévio e multa de 40% em cima do saldo do FGTS. Os deveres também permanecem iguais. Enquanto estiver trabalhando de carteira assinada o aposentado também terá os descontos em folha do INSS.
Ainda segundo o escritório, a Comissão de Seguridade Social e Família, da Câmara dos Deputados, aprovou, no último mês de junho, o projeto 2.886, que determina mudanças para o aposentado que continuar trabalhando. Na hipótese da medida entrar em vigor, o segurado receberá de volta o valor integral da contribuição após parar de trabalhar.
Para garantir o direito a revisão dos aposentados que continuam trabalhando é necessário algumas medidas. o primeiro passo é contratar um advogado especialista em ações contra o INSS, por este ser um processo novo não são todos os advogados que sabem desta informação, então é necessário buscar por um profissional que conheça do assunto.
Muita gente tem dúvidas se é possível a revisão do benefício quando o aposentado continua trabalhando depois que se aposenta. Para responder a essa dúvida tão comum, vamos esclarecer os principais pontos sobre essa questão. Vamos lá? O aposentado é obrigado a continuar pagando INSS?
Muitos aposentados continuam trabalhando para complementar a renda e podem pôr a mão nos 8% que a empresa tem que depositar mensalmente.
Qual o melhor Windows mais leve para um netbook?
Como faço para saber qual número de CPF está cadastrado no meu chip Tim?
Como lançar financiamento de veículo no Imposto de Renda?
Quando se faz a colheita do amendoim?
Quantos minutos tem meia hora resposta?
Como e quando surgiu a primeira escola de samba?
O que significa falar sozinho em voz alta?
Quando surgiu a geografia crítica?
Quais os riscos de colocar facetas de porcelana?
Como lançar antecipação de férias?
Porque surgiu a educação formal?
Como saber quando colher batatas?