Testados através de uma amostra de sangue, os níveis de ureia servem para avaliar a função renal. De modo geral, o exame tem maior proveito para pacientes com doença renal crônica, uma vez que o exame de creatinina também é indicado para a investigação de outros problemas relacionados ao rim.
Ureia alta O aumento da concentração de ureia no sangue pode indicar que há grande quantidade de ureia sendo metabolizada pelo fígado ou que os rins não estão funcionando corretamente, havendo alteração no processo de filtração do sangue.
Quando os rins do paciente começam a funcionar de forma inadequada e a sua capacidade de filtrar o sangue fica afetada, as concentrações de ureia e creatinina no sangue tendem a ser elevar. Quanto mais alta for a creatinina sanguínea, mais grave é a insuficiência renal.
Uma forma de baixar a ureia alta naturalmente é diminuir o consumo de alimentos ricos em proteínas e aumentar a ingestão de água. Níveis elevados de ureia no sangue muitas vezes estão relacionados com uma dieta rica em proteínas e desidratação.
O exame de ureia e creatinina é indicado sempre que houver suspeitas de alguma disfunção nos rins. A partir das proteínas provenientes da alimentação, a creatina fosfato é produzida. Esta, é uma espécie de combustível para os músculos, de forma que eles possam realizar as tarefas cotidianas.
A ureia é também produzida a partir da metabolização de proteínas e, assim como a creatinina, deve ser eliminada pelos rins. O exame de creatinina e ureia é destinado ao estudo do bom funcionamento dos rins, visto que quando há disfunções nestes órgãos, há alterações nos índices das substâncias em questão.
Realizado com o hemograma, o teste que mede a taxa de creatinina no organismo pode indicar problemas renais precocemente. Com apenas uma gotinha de sangue, retirada de forma fácil e rápida, o paciente fica sabendo se há uma quantidade elevada da substância no corpo e, assim, descobre se o rim está funcionando corretamente.
Os valores da uréia estão aumentados em casos de insuficiência renal aguda ou crônica, choque, insuficiência cardíaca congestiva, desidratação acentuada, catabolismo protéico aumentado, perda muscular, alguns medicamentos também podem causar aumentos da uréia (tetraciclinas com uso de diuréticos, é um caso).
O que é bom para cabelos fracos?
Qual a diferença entre as telhas?
Quanto ganha dono de marmitaria?
Qual o prazo máximo do contrato de experiência?
Quantos docinhos para 30 pessoas?
Quais são os principais problemas causados pelo lixo?
Qual a melhor praia para criança em Angra dos Reis?
Qual é a função do Poder Judiciário na Constituição de 1988?
Qual o melhor horário para visitar o Marco das Três Fronteiras?
Como termina os personagens de Tieta?
Como a acidez interfere na disponibilidade de nutrientes?
Qual é o substantivo abstrato de bom?
O que é estabelecimento comercial e sua diferença de ponto comercial?