Principais acontecimentos históricos do século XIV - 1346: Batalha de Crecy - uma das principais batalhas da Guerra dos Cem Anos. - 1348: começo da epidemia de Peste Negra na Europa: milhões de mortos até o ano de 1355, quando a epidemia começou a diminuir. - 1368: início da Dinastia Ming na China.
A chamada crise do século XIV representou o fim do feudalismo na Europa Ocidental, sendo marcada por três eventos principais, que são: Guerra dos Cem Anos, jacqueries e Grande Fome. Cruzadas, abertura do Mediterrâneo e Peste Negra.
Causas: Peste negra, fome, miséria, afluxo de metais preciosos, Guerra dos Cem Anos (França X Inglaterra) e monopólio comercial das cidades italianas.
Principais consequências da crise
Entre a segunda metade do século XIV e início do século XV, o continente europeu começou a sentir as consequências dos acontecimentos citados acima: - Elevado número de mortes na Europa. - Crise do sistema feudal. - Fortalecimento do poder dos reis e do regime monárquico.
A CRISE DO SÉCULO XIV E XV
Com esse fortalecimento, aos poucos a burguesia começou a rivalizar em poder com os antigos membros da nobreza. Porém, o aumento das cidades e de suas populações resultou na criação de condições para a eclosão de uma grande epidemia: a Peste Negra.
19 curiosidades que você vai gostar
- 1500: Descobrimento do Brasil (chegada dos portugueses ao Brasil). Chegada dos portugueses ao Brasil em 1500: um dos principais fatos históricos ocorridos no final do século XV.
A crise do século XIV é como os historiadores resolveram chamar a sucessão de acontecimentos catastróficos que afetaram a Europa medieval. Entre as tragédias, constam os grandes ciclos de fome — causados por mudanças climáticas —, as guerras, a ocorrência de revoltas populares e a peste negra.
A queda do sistema feudalVolta das relações comerciais – impulsionada pelas expedições militares (As Cruzadas) que buscavam conquistar e ocupar alguns territórios sagrados, como Jerusalém;Aumento da circulação de moedas;Êxodo rural;Desenvolvimento urbano e comercial;
Crise do Renascimento
O Renascimento entra em decadência após a perda de prestígio econômico das cidades italianas, em decorrência das Grandes Navegações, que mudou o eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; e da Contra-Reforma Católica que limitou a liberdade de expressão.
As inovações técnicas, as Cruzadas e a reabertura do Mar Mediterrâneo.
A crise do feudalismo, a partir do século XI, aconteceu com o desenvolvimento do capitalismo mercantil, que necessitava da expansão do comércio e da ampliação dos lucros; e das cidades, pois no mundo feudal o que prevalecia era uma sociedade rural.
As principais causas da crise do feudalismo foram:
- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas; - O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades.
A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal. No inicio do século XIV, a Europa foi assolada por intensas chuvas (1315 a 1317) que arrasaram os campos e as colheitas.
Na Europa, o século XV foi visto como a ponte entre o final da Idade Média e o início do Renascimento e da Idade Moderna. ... Explorações realizadas pelos portugueses e pelos espanhóis levou à descoberta do continente americano e de uma rota, através do Cabo da Boa Esperança, até à Índia, isto na última década do século.
Eventos. Fevereiro - Descoberta do Uruguai pelo navegador espanhol Juan Díaz de Solís. 20 de Fevereiro - Nomeação do corregedor Diogo Taveira numa alçada à ilha da Madeira. Março - Com a morte de Fernando II de Aragão, seu neto Carlos de Ghent se torna rei da Espanha como Carlos I.
O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”. A chegada dos portugueses aqui foi um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV.
XV - 15 (10+5)
Quinze — em algarismos romanos, XV.
História - Séculos XV e XVI (1401 a 1600)
Entre 1346 e 1353, uma grande epidemia de peste bubônica (peste negra) liquidou aproximadamente um terço da população européia. Com isso, a disponibilidade de servos diminuiu e os salários dos trabalhadores elevaram-se significativamente.
O trinômio “guerra, peste e fome”, que marcou o século XIV, afetou tanto o feudalismo decadente, como o capitalismo nascente.
O enfraquecimento do feudalismo e o fortalecimento do comércio resultaram no mercantilismo. Quando Constantinopla cai e o comércio com o Oriente fecha-se, a Europa volta-se para o Oeste. A exploração do Oceano Atlântico abriu novas fronteiras e consolidou o fim da Idade Média.
As transformações econômicas, políticas e sociais, ocorridas no final da Idade Média, tiveram influência na origem do Renascimento.
A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.
Como pagar menos no plano de saúde?
Quem nasce no México tem nacionalidade?
Para que serve o tratamento hiperbárico?
Como Pagar o INSS como autônomo?
Como funciona o vestibular online da UNA?
Como pagar conta de luz pelo aplicativo do Bradesco?
Como transformar qualquer vídeo em realidade virtual?
Como funciona um tubo de Crookes?
Como emitir boleto para pagar IPVA atrasado?
Como transformar o formulário do Google Forms em PDF?
Qual é a prova mais difícil do Brasil?
Como pagar uma multa protestada?
Por que saem bolhas do ovo ao Colocá-lo no vinagre?
Qual porcentagem o empregador paga de INSS?
Como pagar IPTU 2021 com desconto?