Principais acontecimentos históricos do século XIV - 1346: Batalha de Crecy - uma das principais batalhas da Guerra dos Cem Anos. - 1348: começo da epidemia de Peste Negra na Europa: milhões de mortos até o ano de 1355, quando a epidemia começou a diminuir. - 1368: início da Dinastia Ming na China.
A chamada crise do século XIV representou o fim do feudalismo na Europa Ocidental, sendo marcada por três eventos principais, que são: Guerra dos Cem Anos, jacqueries e Grande Fome. Cruzadas, abertura do Mediterrâneo e Peste Negra.
Causas: Peste negra, fome, miséria, afluxo de metais preciosos, Guerra dos Cem Anos (França X Inglaterra) e monopólio comercial das cidades italianas.
Principais consequências da crise
Entre a segunda metade do século XIV e início do século XV, o continente europeu começou a sentir as consequências dos acontecimentos citados acima: - Elevado número de mortes na Europa. - Crise do sistema feudal. - Fortalecimento do poder dos reis e do regime monárquico.
A CRISE DO SÉCULO XIV E XV
Com esse fortalecimento, aos poucos a burguesia começou a rivalizar em poder com os antigos membros da nobreza. Porém, o aumento das cidades e de suas populações resultou na criação de condições para a eclosão de uma grande epidemia: a Peste Negra.
19 curiosidades que você vai gostar
- 1500: Descobrimento do Brasil (chegada dos portugueses ao Brasil). Chegada dos portugueses ao Brasil em 1500: um dos principais fatos históricos ocorridos no final do século XV.
A crise do século XIV é como os historiadores resolveram chamar a sucessão de acontecimentos catastróficos que afetaram a Europa medieval. Entre as tragédias, constam os grandes ciclos de fome — causados por mudanças climáticas —, as guerras, a ocorrência de revoltas populares e a peste negra.
A queda do sistema feudalVolta das relações comerciais – impulsionada pelas expedições militares (As Cruzadas) que buscavam conquistar e ocupar alguns territórios sagrados, como Jerusalém;Aumento da circulação de moedas;Êxodo rural;Desenvolvimento urbano e comercial;
Crise do Renascimento
O Renascimento entra em decadência após a perda de prestígio econômico das cidades italianas, em decorrência das Grandes Navegações, que mudou o eixo econômico do Mediterrâneo para o Atlântico; e da Contra-Reforma Católica que limitou a liberdade de expressão.
As inovações técnicas, as Cruzadas e a reabertura do Mar Mediterrâneo.
A crise do feudalismo, a partir do século XI, aconteceu com o desenvolvimento do capitalismo mercantil, que necessitava da expansão do comércio e da ampliação dos lucros; e das cidades, pois no mundo feudal o que prevalecia era uma sociedade rural.
As principais causas da crise do feudalismo foram:
- O renascimento comercial impulsionado, principalmente, pelas Cruzadas; - O aumento da circulação das moedas, principalmente nas cidades.
A partir do início do século XIV, uma profunda crise anunciou o final da época medieval. Fome, pestes, guerras e rebeliões de servos atingiram a essência do sistema feudal. No inicio do século XIV, a Europa foi assolada por intensas chuvas (1315 a 1317) que arrasaram os campos e as colheitas.
Na Europa, o século XV foi visto como a ponte entre o final da Idade Média e o início do Renascimento e da Idade Moderna. ... Explorações realizadas pelos portugueses e pelos espanhóis levou à descoberta do continente americano e de uma rota, através do Cabo da Boa Esperança, até à Índia, isto na última década do século.
Eventos. Fevereiro - Descoberta do Uruguai pelo navegador espanhol Juan Díaz de Solís. 20 de Fevereiro - Nomeação do corregedor Diogo Taveira numa alçada à ilha da Madeira. Março - Com a morte de Fernando II de Aragão, seu neto Carlos de Ghent se torna rei da Espanha como Carlos I.
O dia 22 de abril de 1500 marcou oficialmente a chegada dos portugueses ao território brasileiro, e esse evento é muito conhecido como “descobrimento do Brasil”. A chegada dos portugueses aqui foi um dos momentos mais marcantes das grandes navegações, realizadas por eles durante todo o século XV.
XV - 15 (10+5)
Quinze — em algarismos romanos, XV.
História - Séculos XV e XVI (1401 a 1600)
Entre 1346 e 1353, uma grande epidemia de peste bubônica (peste negra) liquidou aproximadamente um terço da população européia. Com isso, a disponibilidade de servos diminuiu e os salários dos trabalhadores elevaram-se significativamente.
O trinômio “guerra, peste e fome”, que marcou o século XIV, afetou tanto o feudalismo decadente, como o capitalismo nascente.
O enfraquecimento do feudalismo e o fortalecimento do comércio resultaram no mercantilismo. Quando Constantinopla cai e o comércio com o Oriente fecha-se, a Europa volta-se para o Oeste. A exploração do Oceano Atlântico abriu novas fronteiras e consolidou o fim da Idade Média.
As transformações econômicas, políticas e sociais, ocorridas no final da Idade Média, tiveram influência na origem do Renascimento.
A importância do Renascimento se deu principalmente pelo fato de ter sido apresentado como uma ruptura com o mundo medieval que estava agonizando na Europa, pautando suas características na cultura greco-romana da Antiguidade Clássica.
O que está acontecendo na Amazônia em 2021?
O que é e para que serve o QGIS?
O que significa Afadigar dicionário?
Quem é a cantora mais ouvida do Brasil?
O que não pode fazer depois da cirurgia de catarata?
Qual o melhor horário para tomar metotrexato?
Como descobrir de onde é o boleto?
Pode levar pinça na bagagem de mão?
Quais são as ferramentas de comunicação de marketing?
Quanto custa deixar um quarto à prova de som?
Quanto ganha um desenvolvedor full stack nos EUA?
Qual a vantagem de ter uma SUV?
Quem morre em Porto dos Milagres?
Quais as contra indicações da PEEP?
Como apagar tudo do meu iPhone que foi roubado?