O Primeiro Reinado (1822-1831) marcou os anos iniciais do Brasil como nação independente após o processo de independência ter sido conduzido por intermédio de D. Pedro I. Com esse acontecimento, o Brasil transformou-se em uma monarquia – a única da América Latina – e foi governada por D. Pedro I de maneira autoritária.
Entre os eventos que contribuíram para fragilizar a posição do imperador, podemos citar como os de maior destaque:Dissolução da Assembleia Constituinte.Confederação do Equador.Guerra da Cisplatina.Noite das Garrafadas.
O Golpe da Maioridade, acontecimento de 1840, foi o evento que marcou o início do Segundo Reinado. Esse evento foi um golpe parlamentar que resultou na antecipação da maioridade de Pedro de Alcântara para que ele pudesse assumir o trono do Brasil com apenas 14 anos.
O Segundo Reinado corresponde ao período de 23 de julho de 1840 a 15 de novembro de 1889, quando o Brasil esteve sob reinado de D. Pedro II (1825-1891). Foi caracterizado como uma época de relativa paz entre as províncias brasileiras, a abolição gradual da escravidão e a Guerra do Paraguai (1864-1870).
Os grandes acontecimentos do seu reinado foram a Guerra do Paraguai e a abolição do trabalho escravo. Foi deposto, em novembro de 1889, por meio de um golpe que resultou na proclamação da república. Morreu no exílio, em 1891.
22 curiosidades que você vai gostar
Veja os que mais se destacaram na História: 1824 – Confederação do Equador: revolta dos pernambucanos liderados por Frei Caneca, foi reprimida pelos militares; 1825 – Guerra Cisplatina: conflito que resultou na emancipação dessa região, transformando-a, em 1828, no Uruguai.
Mas o conflito armado mais longo e violento foi a Guerra do Paraguai. Começou em 1864 e chegou ao fim em 1870. O Paraguai nesta época era o país mais próspero da região.
As primeiras experiências de imigração para o trabalho na lavoura de café ocorreram na década de 1840, na província de São Paulo. O modelo de estímulo à vinda dos imigrantes foi dado pelo cafeicultor e senador Nicolau de Campos Vergueiro, que tinha propriedades na região de Limeira.
O Primeiro Reinado se caracteriza pelo período da formação do Estado brasileiro. O regime de governo era numa monarquia constitucional cujo chefe de Estado era Dom Pedro I. Na economia, os principais produtos exportados são o açúcar, tabaco e algodão, além do intenso comércio de pessoas escravizadas.
A economia se manteve baseada, principalmente, na agricultura e na exportação. O café era o principal produto exportado do país, sendo cultivado no Vale do Paraíba com mão de obra escrava e, posteriormente, no Oeste Paulista com mão de obra imigrante.
O período imperial é dividido em três fases: Primeiro Reinado, Período Regencial e Segundo Reinado. O Primeiro Reinado destacou-se pelo autoritarismo de D. Pedro I, que levou ao desgaste da sua relação com a elite política e econômica do país, fazendo com que o imperador renunciasse ao cargo.
Quanto tempo dura um computador gamer?
Qual é a principal refeição mais importante do dia?
O que visitar na serra da estrela?
Qual é o sinônimo de Zé Ruela?
Quem são os pais de Murilo Rosa?
O que é gestão de produção e operações?
Qual é a música de debut do EXO?
Quanto tempo deixar a umectação no cabelo?
Quantos elétrons tem o subnível mais energético do ferro?
O que é o excedente de produção?
Como preparar um banho de Iemanjá?
Pode usar shampoo de reconstrução todos os dias?
Como funciona a requisição de compras?