Os anos de governo de Floriano Peixoto ficaram marcados pelos acontecimentos relacionados à Revolta da Armada e à Revolução Federalista. A repressão a esses dois movimentos de rebelião contra o governo deu para Floriano a alcunha de “marechal de ferro”.
O governo de Floriano Peixoto ficou marcado pelo autoritarismo, manifestado na repressão contra seus opositores e críticos. Entretanto, foi um presente muito popular nas camadas mais baixas. Passou o poder para Prudente de Morais, o primeiro presidente civil do Brasil.
Apesar das sublevações e dos problemas econômicos enfrentados pelo governo de marechal Floriano, esse terminou no prazo determinado, em 15 de novembro de 1894, sendo sucedido pelo presidente Prudente de Morais.
Quando o Barão de Cotegipe, do Partido Conservador, torna-se Presidente do Conselho de Ministros, em 1885, este nomeia José Joaquim Ramos Ferreira, então vice-presidente da província, como sucessor de Floriano.
Suas principais características foram: federalismo; divisão dos poderes em três (executivo, legislativo e judiciário); voto universal masculino (mulheres, analfabetos, mendigos, padres e menores de 21 anos não podiam votar).
- No campo econômico, o governo Prudente de Morais enfrentou crise e inflação elevada. Embora tenha adotado medidas para estimular a indústria, a insatisfação popular com os baixos salários e a carestia eram grandes tanto no campo quanto nas cidades.
Suas principais características foram: federalismo; divisão dos poderes em três (executivo, legislativo e judiciário); voto universal masculino (mulheres, analfabetos, mendigos, padres e menores de 21 anos não podiam votar).
Proclamação da república, em 15 de novembro de 1889. Militares liderados pelo Marechal Deodoro depuseram d. Pedro II, encerrando o Segundo Reinado.
Floriano Peixoto. Floriano Peixoto, conhecido como o “ Marechal de Ferro ”, foi militar e o segundo Presidente da República do Brasil, responsável pela consolidação do regime republicano. Junto a Deodoro da Fonseca, pertenceu ao período chamado de “ República da Espada ” (18), posto que os dois primeiros presidentes eram militares.
O governo do marechal Floriano Peixoto sofreu com as guerras civis e com os efeitos da política econômica do " Encilhamento ", adotada no governo anterior, dificultando o poder de atuação da administração pública. Apesar disso, foi reputado como um dos primeiros políticos a adotar práticas consideradas paternalistas.
A insatisfação da Marinha com o governo de Floriano Peixoto deu início, em 1893, a uma segunda revolta dessa corporação das Forças Armadas (a primeira tinha sido contra Deodoro da Fonseca).
Os políticos brasileiros, portanto, abriram mão de seu papel para que Floriano Peixoto pudesse governar o país de maneira centralizadora e autoritária.
Como fazer uma impermeabilização na laje?
Quais estados a energia e 110?
Como igualar a cor do cabelo vermelho?
Como saber se eu fui bloqueado em um grupo no Facebook?
O que fazer quando o cachorro está fungando?
Quanto tempo leva para cicatrizar um ponto aberto?
Como saber se as ondas estão boas para surfar?
Tem como saber se estou com dilatação?
Como saber se duas retas pertencem ao mesmo plano?
Como saber se o feto tem hidrocefalia?
Como saber qual a última nota fiscal eletrônica emitida?
Como saber se a palavra bastante vai para o plural?