A catarata é uma doença oftalmológica que causa a opacificação do cristalino, gerando, como consequência, uma perda progressiva da acuidade visual. Por esse motivo não realizar a cirurgia de catarata pode causar cegueira e outros problemas do dia a dia.
A perda de visão reversível é o pior risco de não realizar a cirurgia de catarata. A catarata é a maior causa de perda de visão reversível no mundo. Quando o cristalino fica completamente opaco, já não é possível haver a passagem de luz para a formação de imagens, impedindo o simples ato de enxergar.
A visão pode ficar embaçada e costuma melhorar bem após cinco dias, mas, atividades leves como assistir TV, ler, usar o computador ou mandar mensagem no celular já podem ser feitas no mesmo dia da cirurgia.
Tratamento de Catarata:
O único tratamento possível e eficaz é a cirurgia de Catarata. Só no Brasil são realizadas 500 mil cirurgias por ano. O procedimento cirúrgico consiste em remover a lente opaca e, na maioria dos casos, substituir por uma lente chamada LIO – lente intraocular.
A cirurgia de catarata consiste na aspiração do cristalino e substituição deste por uma lente intraocular artificial, que vai assumir o papel do cristalino e devolver a acuidade visual.
22 curiosidades que você vai gostar
O chá verde traz grandes benefícios à visão. Pesquisadores encontraram no chá verde substâncias saudáveis, como os flavonoides, que podem penetrar nos tecidos dos olhos, podendo prevenir até mesmo doenças como o glaucoma.
Clarvisol® é indicado para o tratamento e prevenção do progresso da catarata. Também é indicado no pós-operatório das cirurgias extracapsulares da catarata, isto é, naquelas em que ficaram resíduos do cristalino após o ato cirúrgico e na terapêutica das cataratas traumáticas.
No início do problema, a pessoa vê como se a lente dos óculos estivesse embaçada ou como se houvesse uma névoa diante dos olhos. Com o avanço da doença, porém, a dificuldade aumenta progressivamente e a pessoa passa a enxergar apenas vultos, evoluindo, às vezes, até a cegueira.
Visão Borrada/Embaçada/Turvação Visual após cirurgia de catarata. É muito comum ter a visão borrada ou pouco nítida nos dias ou até mesmo nas semanas que se seguem após a remoção da catarata. Na maior parte das vezes, isso é causado por um edema normal que pode ocorrer após qualquer cirurgia oftalmológica.
A habilidade de ler ou realizar outras atividades sem óculos varia de pessoa para pessoa, mas geralmente é melhor quando a lente multifocal é implantada em ambos os olhos. Geralmente leva 6 a 12 semanas após a cirurgia do segundo olho para que o cérebro se adapte e a visão melhore completamente.
boa tarde, a lente usada na cirurgia de catarata é definitiva sim e nao tem prazo de validade, em alguns casos após a cirurgia pode surgir uma opacidade de cápsula posterior devido a lente intraocular, porém para a limpeza dessa sujeira nao há necessidade de retirar a lente do olho !
O comprometimento da visão com a catarata pode levar à cegueira. E é sabido que a visão comprometida pode ocasionar em acidentes, depressão e perda da liberdade. Portanto, a cirurgia de catarata é sempre a melhor opção para as pessoas acometidas pela doença.
Qual a indicação do procedimento? Antigamente, a cirurgia era indicada para pacientes que estavam com a catarata em um estágio avançado. Hoje, o procedimento é recomendado a qualquer portador de catarata que tenha sua visão prejudicada pela doença.
Contudo, as técnicas de facoemulsificação não estão isentas de riscos, sendo suscetíveis de algumas complicações que podem comprometer a visão, a saber: queimadura da córnea, traumatismo da íris, rutura da cápsula posterior, perda de vítreo, edema macular cistóide, infeções e astigmatismo induzido.
O aumento da rigidez do cristalino impede o movimento de acomodação e torna-se cada vez mais difícil enxergar de perto, este é o fenômeno da PRESBIOPIA, popularmente conhecida como “braço curto”.
Em geral, no Rio de Janeiro o preço da cirurgia de catarata costuma variar entre R$ 3.500,00 e R$ 14.000,00, cada olho, a depender do tipo de lente intra-ocular empregada na cirurgia. Ou seja, quanto mais moderna é a lente utilizada, mais cara se torna a cirurgia.
Vale ressaltar, portanto, que não existe colírio para o tratamento da catarata. Embora alguns sites afirmem que certos tipos podem ser aplicados em estágios iniciais para conter a progressão da doença, o fato é que não há eficácia comprovada.
Muitas das vitaminas e antioxidantes que melhoram a visão encontram-se naturalmente em alimentos comuns, incluindo:Cenouras, couves, espinafres e legumes verdes (vitamina A e luteína)Fígado (vitamina A), incluindo óleo de fígado de bacalhau.Acelgas, abobrinha e couves de Bruxelas (luteína)
Os principais sintomas da catarata são: sensação de visão embaçada, alteração contínua da refração (grau dos óculos), maior sensibilidade à luz, espalhamento dos reflexos ao redor das luzes e percepção que as cores estão desbotadas.
É recomendado que os pacientes troquem as suas lentes de contato com certa periodicidade, já as lentes intraoculares são colocadas em um procedimento único e permanente, ou seja, são para a vida toda.
Duram até 1 ano. As lentes de descarte anual precisam de um cuidado maior e também de uma atenção especial para não perder o danificar a lente, já que as mesmas podem durar até 1 ano.
Se o deslocamento da lente intraocular ocorre após uma cirurgia de catarata recente, o reposicionamento da lente deve ser feito em breve. Isto porque os implantes começam a “cicatriz”, no lugar, cerca de três meses depois da implantação original e pode tornar-se muito mais difíceis removê-los, se decorrido muito tempo.
Acontece em menos de 1% dos pacientes operados de Catarata. Os sintomas incluem a perda visual ou visão embaçada, que costuma surgir em 4 a 6 semanas após a cirurgia, além da diminuição da percepção de cores e contrastes e a chamada metamorfopsia (distorção de linhas retas), como pode ser vista na imagem ao lado.
Ideal é usar óculos escuros nos primeiros 30 dias após a cirurgia de catarata haja visto que este é o período de cicatrização! Dentro de casa não há necessidade de usá-los!
Qual é a injeção que substituiu a Benzetacil?
Qual o melhor horário para tomar Puran?
Qual melhor azeite Andorinha para cozinhar?
Qual estilo de luta perde mais peso?
Por que o escorpião come seus filhotes?
Qual a diferença em CTI e UTI?
Em que tipo de brincadeiras essa Parlenda pode ser recitada?
Quantos anos tem Alycia Jasmin?
Como saber se a mente está doente?
Quais são os símbolos da Maçonaria?
O que faz variar o preço das ações?
É correto afirmar que a água da torneira é uma mistura?
Quais os cuidados depois do cateterismo?