A principal diferença entre esses dois ácidos nucleicos é que o DNA é o responsável pelo armazenamento da informação genética utilizada no desenvolvimento dos organismos vivos, enquanto o RNA é o responsável por sintetizar proteínas.
A mudança ocorre em relação às pirimidinas, a citosina (C) é comum entre os dois, mas varia a segunda base, no DNA há timina (T) e no RNA há uracila (U). Por tanto, existem dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico ou DNA (desoxirribonucleic acid) e o ácido ribonucleico ou RNA (ribonucleic acid).
É de responsabilidade dos ácidos nucleicos o armazenamento, a transmissão e a tradução das informações genéticas. Essas funções são executadas pelos dois tipos de ácidos existentes: o DNA e o RNA.
O DNA apresenta desoxirribose como açúcar, já o RNA apresenta uma ribose. As bases nitrogenadas presentes no DNA são citosina, guanina, adenina e timina. No RNA, são encontradas a citosina, guanina, adenina e uracila. O DNA apresenta duas fitas, mas o RNA é possui fita simples.
O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.
28 curiosidades que você vai gostar
Os ácidos nucleicos são moléculas com extensas cadeias carbônicas, formadas por nucleotídeos: um grupamento fosfórico (fosfato), um glicídio (monossacarídeo com cinco carbonos / pentoses) e uma base nitrogenada (purina ou pirimidina), constituindo o material genético de todos os seres vivos.
Os vírus são formados por ácidos nucleicos, RNA (ácido ribonucleico) ou DNA (ácido desoxirribonucleico), envolvidos por uma capa proteica chamada de capsídeo.
Enquanto o DNA é encontrado apenas no núcleo das células, o RNA é produzido nele, mas migra para o citoplasma. A constituição de cada um também é diferente. Enquanto no RNA existe a ribose, no DNA encontramos a desoxirribose.
Diferenças entre DNA e RNA
Outra diferença entre DNA e RNA se encontra nas suas estruturas. Quanto ao número de fitas, normalmente o RNA apresenta uma hélice simples, enquanto o DNA tem uma dupla-hélice. Relativamente ao pareamento das bases nitrogenadas, tanto no RNA como no DNA a citosina se pareia com guanina.
O RNA (ácido ribonucleico) é uma molécula responsável pela síntese de proteínas das células do corpo. Sua principal função é a produção de proteínas. Por meio da molécula de DNA, o RNA é produzido no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma da célula.
É por isso que dizemos que o DNA contém todas as informações de um organismo, porque é nele que encontramos o código necessário para a produção de cada proteína do nosso corpo. O DNA é encontrado nos cromossomos de nossas células e nas nossas mitocôndrias.
Onde o DNA é encontrado? O DNA é encontrado principalmente nos cromossomos do interior do núcleo celular e nas mitocôndrias. Portanto, é identificado em todas as formas de vida do planeta, com exceção de alguns vírus.
DNA e RNA são ácidos nucleicos que possuem diferentes estruturas e funções. Enquanto o DNA é responsável por armazenar as informações genéticas dos seres vivos, o RNA atua na produção de proteínas. Essas macromoléculas são subdivididas em unidades menores, os nucleotídeos.
Existem dois tipos de ácidos nucleicos, o DNA (sigla em inglês de desoxiribonucleic acid) ou ADN (ácido desoxirribonucleico), que além do núcleo, pode ser encontrado na mitocôndria e no cloroplasto, e o RNA (sigla em inglês de ribonucleic acid) ou ARN, (ácido ribonucleico), que além do núcleo, pode ser encontrado no ...
Separadamente, nucleotídeos são bastante simples, consistindo de três partes diferentes: Base nitrogenada (Adenina, Timina, Guanina ou Citosina) Desoxirribose (um açúcar por cinco carbonos)
...
Bases Nitrogenadas» Adenina (A)» Guanina (G)» Citosina (C)» Timina (T)
Os principais tipos de RNA são o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico. Esses três tipos desempenham papel fundamental no processo de síntese proteica. O RNA (ácido ribonucleico) é um ácido nucleico que está relacionado diretamente com o processo de síntese de proteínas.
Os nucleotídeos desempenham diversas funções biológicas. São as unida- des do DNA e RNA, participando no armazenamento e na transmissão da informação genética. Atuam nas reações de transferência de energia química nas células, são componentes estruturais de cofatores enzimáticos e atuam como segundos mensageiros.
Assim como o RNA, o DNA é um polímero formado por nucleotídeos. Cada nucleotídeo é constituído por um açúcar, um grupo fosfato e uma base nitrogenada. No caso do DNA, o açúcar é uma desoxirribose e as bases nitrogenadas podem ser adenina (A), citosina (C), guanina (G) ou timina (T).
O DNA (ácido desoxirribonucleico) é um ácido nucleico essencial para a transmissão das nossas características para nossos descendentes. É ele que determina o fenótipo dos indivíduos. Nos organismos eucariotos, essa molécula está armazenada no núcleo, onde está organizada em cromossomos, e também nas mitocôndrias.
Os cromossomos estão presentes no núcleo das células eucarióticas e a sua quantidade varia em cada espécie.
O DNA da Shell está presente na gasolina e diesel comum, Shell V-Power, V-Power Racing e Shell Formula Diesel, funcionando como um código genético de um DNA, que permite verificar a procedência dos combustíveis comercializados nos postos.
A replicação do DNA ou duplicação do DNA é um processo de grande importância para a transmissão do material genético, pois, quando ocorre a divisão celular, esse material será dividido de forma igual entre as células-filhas. A replicação ocorre antes do início da divisão celular, durante a fase S da interfase.
O DNA foi descoberto em 1869 pelo bioquímico alemão Johann Friedrich Miescher. A sua pesquisa incidiu nos glóbulos brancos do pus, pois estas células apresentam grandes núcleos e fáceis de isolar do citoplasma. O objetivo era determinar os compostos químicos existentes no núcleo das células.
O núcleo é a característica mais marcante de uma célula eucarionte. É nele que encontramos a maior parte do DNA desse tipo celular. Ele se destaca por ser envolvido por duas membranas concêntricas, que, juntas, formam o chamado envoltório nuclear ou carioteca e separam o citoplasma do conteúdo nuclear.
O RNA transportador (RNAt) é uma molécula sintetizada a partir do processo de transcrição do DNA em segmentos localizados em regiões específicas dos cromossomos.
Como puxar assunto no Direct do Instagram?
O que é bom para hidratar o rosto caseiro?
Quanto tempo leva para terminar o Ensino Médio no EJA?
Como Desinflamar bursite no quadril?
O que é o Bacillus thuringiensis?
O que fazer quando a conta do Enem é bloqueada?
Como é o ensino médio na ETEC?
Como conversar com uma pessoa que vc não conhece no WhatsApp?
Como se organizar antes e depois do trabalho?
Como entrar na UPE com a nota do Enem?
Quanto tempo leva para limonada purgativa fazer efeito?
Como organizar livros por categoria?
Como iniciar ventilação mecânica?
Como entrar na Anhanguera com a nota do Enem?
Como ordenar em ordem alfabética no Python?
Como lavar roupa na máquina de lavar Colormaq?