Ao lado da crise econômica e da desestruturação militar, as invasões bárbaras levaram ao fim do Império Romano do Ocidente. Os bárbaros recebiam essa denominação, de origem grega, pois os gregos não entendiam a língua dos povos do norte.
O Império Romano do Ocidente agonizou até 476, quando a cidade de Roma foi invadida pelos hérulos e o último imperador romano foi destituído. O estabelecimento dos povos germânicos nas antigas terras romanas levou ao surgimento de novos reinos, que originaram as nações modernas da Europa.
O processo de declínio do Império Romano do Ocidente começou em meados do século IV d.C., sobretudo em razão da série de problemas que desde o século III o assolava, como as invasões bárbaras, a crise econômica e a disputa dos militares pelo poder.
A crise do Império foi marcada por três questões que abalaram a relação do Império com suas principais fontes de sustentação política: a questão religiosa, a questão abolicionista e a questão militar.
Por 476, quando Odoacro depôs o imperador Rómulo Augusto, o Imperador Romano do Ocidente exercia poder militar, político ou financeiro insignificante e não tinha o controle efetivo sobre os dispersos domínios ocidentais que ainda poderiam ser descritas como romanos.
15 curiosidades que você vai gostar
Em 476, o líder dos hérulos, Odoacro, comandou a invasão e o saque de Roma, destronando o último imperador romano Rômulo Augusto. Odoacro enviou as insígnias imperiais à capital do Império Romano do Oriente, Constantinopla, decretando o fim do Império do Ocidente.
O Império Sassânida
Devido ao tamanho poder dessa civilização, as batalhas contra o Império Romano e o Império Bizantino eram constantes. Um desses episódios foi a Batalha de Edessa, na qual o xá (rei) sassânida, Sapor I, derrotou o exército romano e capturou o imperador Valeriano.
Tirano, cruel e assassino.
Estas são algumas das características que os historiadores atribuíram a Nero — o imperador de Roma a partir do ano 54 d.C. — por quase dois mil anos. Segundo vários cronistas, o jovem líder romano mandou assassinar a mãe, Agripina, a Jovem, e suas duas esposas: Cláudia Otávia e Popeia Sabina.
7 imperadores romanos malucosCALÍGULA, O “PERVERTIDO” (12–41 D.C.) ... CLÁUDIO, O “PARANOICO” (10 A.C.–54 D.C.) ... NERO, O “INCENDIÁRIO” (37–68 D.C.) ... CÔMODO, O “GLADIADOR” (161–192 D.C.) ... CARACALA, O “PERTURBADO” (188–217 D.C.) ... HELIOGÁBALO, O “TRAVESTI” (203–222 D.C.) ... DOMICIANO, O “SANGUINÁRIO” (51–96 D.C.)
Como funciona as palavras chaves?
Como saber qual é a rua preferencial?
Como saber os números de telefone celular cadastrados no meu CPF?
Como verificar se tem problema no HD?
Como saber se é período simples ou composto?
Como descobrir a origem do bloqueio judicial?
Como hipnotizar alguém para esquecer o nome?
Como baixar Internet Banking Bradesco no PC?
Como identificar o neologismo?
Como baixar arquivos direto no HD externo?
Como inserir um texto pronto no Word?
Como gravar áudio com voz diferente?
O que é um período composto por subordinação?
Como foi feita a gravação do filme coragem de viver?
Como hipnotizar as pessoas rapidamente?