A publicação do Manifesto do Surrealismo, assinado por André Breton em outubro de 1924, marcou historicamente o nascimento do movimento. Nele se propunha a restauração dos sentimentos humanos e do instinto como ponto de partida para uma nova linguagem artística.
Os artistas surrealistas tinham como objetivo usar o potencial do subconsciente e dos sonhos como fonte para a criação de imagens fantásticas. Assim, as artes plásticas e a literatura eram vistas como um meio de expressar a fusão dos sonhos e da realidade em um tipo de realidade absoluta, uma "surrealidade".
Surrealismo foi um movimento artístico e literário de origem francesa, caracterizado pela expressão do pensamento de maneira espontânea e automática, regrada apenas pelos impulsos do subconsciente, desprezando a lógica e renegando os padrões estabelecidos de ordem moral e social.
Movimento artístico baseado na livre expressão do pensamento Consiste em uma corrente artística conotativa, irracional e subconsciente, surgindo todas as vezes que a imaginação se manifesta livremente, sem o limite imposto pelo espirito crítico.
Sonhos, fantasias, devaneios, inconsciência, ausência de lógica, formaram as bases das criações do movimento surrealista. Fundado em Paris em 1924 o Surrealismo engrossou os movimentos de vanguardas do início do século XX.
Sua proposta artística defende a pureza da mente infantil e propõe o combate de tudo aquilo que adormece o cérebro. Os Surrealistas questionavam o papel da lógica, do abstrato e do predomínio do intelectual sobre a imaginação, uma vez que são pensamentos que freiam a liberdade artística e criativa.
Os artistas surrealistas tinham como objetivo usar o potencial do subconsciente e dos sonhos como fonte para a criação de imagens fantásticas. Assim, as artes plásticas e a literatura eram vistas como um meio de expressar a fusão dos sonhos e da realidade em um tipo de realidade absoluta, uma "surrealidade".
O cubismo tratava as formas da natureza por meio de figuras geométricas, representando as partes de um objeto no mesmo plano. A representação do mundo passava a não ter nenhum compromisso com a aparência real das coisas.
Foi a principal fonte de inspiração para os surrealistas, pois deu novo entendimento simbólico ao domínio do onírico, atribuindo importância às imagens sonhadas e à mente inconsciente, isto é, aos processos não racionais do cérebro humano.
Principais Artistas e Obras do Surrealismo. O surrealismo teve alguns nomes de destaque, entre eles: 1. Max Ernst A Roda da Luz (1925), obra de Max Ernst utilizando a técnica frottage. Em 1925, o pintor alemão Max Ernst (1891-1976) - antes dadaísta - inventou a técnica frottage, palavra que em francês significa "friccionar".
Podemos observar características surrealistas nas pinturas Nu e Abaporu de Ismael Nery e da artista Tarsila do Amaral, respectivamente. A obra Eu Vi o Mund o... ele Começava no Recife, do artista pernambucano Cícero Dias, apresenta muitas características do surrealismo. As esculturas de Maria Martins também caminham nesta direção.
No manifesto, os princípios surrealistas são apresentados, entre eles a isenção da lógica e a adoração de uma realidade superior, chamada "maravilhosa". Nesse mesmo ano, circula o primeiro número da revista A Revolução Surrealista, que reunia todos os meios de expressão artística, com ostensiva exclusão da música.
Como pintar os lábios passo a passo?
Porque a descarga tem dois botões?
O que significa quando o aparelho é homologado pela Anatel?
Qual o valor de uma terapia de regressão?
Qual a finalidade da câmara hiperbárica?
Como usar tinta automotiva com rolo?
Qual é a hierarquia das normas brasileiras?
Como pintar fruta em pano de prato?
Quanto tempo dura a fila de espera do Caixa Tem?
Quais são os tipos de hibridização do carbono?
Como pintar garrafa transparente por dentro?
Quanto custa para hipotecar um imóvel?
Como protocolar petição no Eproc RJ?
O que determina a emissão de papel moeda?
Qual a melhor tinta para pintar garrafa de vidro?