A economia da região nordeste é formada pelas atividades agropecuária e industrial e pelo turismo e comércio. Com mais de 56 milhões de habitantes, a região é pioneira no cultivo de cana de açúcar e responsável pela produção de milho, algodão, arroz, soja, cacau e frutas para exportação.
A cultura do milho, feijão, café, mandioca, coco, castanha de caju, banana, sisal e algave, predomina em diversos estados. ... A cultura do algodão é também desenvolvida no Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e a Paraíba, que produz um algodão naturalmente colorido.
Dentre as principais indústrias, estão as do ramo alimentício, calçadista e vestuário. A migração de empresas para a região se deve principalmente pelo fato do Nordeste possuir abundante mão-de-obra e de baixo custo, sem contar que muitos Estados oferecem incentivos fiscais para as empresas interessadas.
Representando cerca de 13% do Produto Interno Bruto — PIB brasileiro, a economia da região Nordeste é distribuída entre agricultura (cultivo de cana-de-açúcar), extrativismo (principalmente com a produção de petróleo e gás natural), indústria (complexos industriais presentes nas capitais) e turismo.
O destaque regional é da Bahia, estado com maior valor da produção na região, de R$ 19,3 bilhões. A soja foi o principal produto devido aos plantios no Maranhão, no Tocantins, no Piauí e na Bahia. A cana-de-açúcar, que ainda possui grande presença regional, vem em segundo lugar.
20 curiosidades que você vai gostar
O Nordeste que produz 29% do total nacional, representa a região com maior potencial para a produção de frutas tropicais tendo em vista os solos e clima adequados, o que tem proporcionado um rápido crescimento da fruticultura tropical: 1o. lugar na produção de abacaxi, banana, caju, coco, mamão, maracujá e melão.
O Nordeste ainda conta com o extrativismo de Piaçava, utilizada em vassouras e cordas de navios; o Coco, que possui ampla utilização; a Castanha-de-caju, que gera um óleo com propriedades especiais; e o Buriti, que tem funções alimentícias e medicinais.
As atividades de agricultura e pecuária são as que trazem mais força econômica ao nordeste. Cultivo de feijão, milho, arroz, café, coco, algodão, mandioca, sisal, banana e castanhas predominam e movimentam a economia.
Além disso, o Nordeste ainda conta com inúmeras paisagens naturais de rara beleza, como Fernando de Noronha, os Lençóis Maranhenses, vários pontos de cultura de Salvador, Jericoacoara, entre outros, o que revela a potencialidade econômica do turismo para a dinamização das perspectivas locais.
Como são classificados os verbos que não tem sentido completo?
Quais são as classificações dos sistemas de produção?
Como são chamados os líderes espirituais dos judeus?
Quanto ao número de células como são classificados os seres vivos?
Como se confessar durante a quarentena?
Qual a conjugação do verbo caber na primeira pessoa?
Como se conjuga o verbo gustar?
Como conectar com o TeamViewer?
Como aprender a conjugar verbos de maneira fácil?
Como criar uma conexão sem fio no Windows XP?
Quais as vantagens do cimento branco?
Como se dá a relação professor-aluno?
O que significa configuração familiar?
Qual a relação entre o desenvolvimento da Educação Infantil e o processo de aprendizagem?
Como se escreve imagina ou imaginar?