Os idosos caem por vários motivos, mas os principais são a fraqueza da musculatura, a perda de sensibilidade por distúrbio neurológico —como consequência de doenças crônicas, por exemplo—, a diminuição da qualidade da visão e da audição ou até mesmo o efeito colateral de alguns remédios.
Há evidências para sugerir que exercícios, tais como treinamento de equilíbrio (Tai Chi), são efetivos em reduzir o risco de quedas em idosos. Melhorar a aptidão física e impedir a inatividade e a imobilidade, também contribuem.
Em caso de queda, fique atento se a queda resultar em lesão, corte, hematoma ou cause dor, mas também se o idoso perder a consciência ou não conseguir se levantar sozinho. Dependendo da gravidade, é importante chamar imediatamente um serviço de emergência para o transporte adequado da vítima até o hospital.
Outras orientações necessárias são: colocação de pisos antiderrapantes; manutenção de pisos e assoalhos livres de substâncias escorregadias, como ceras; evitar os desníveis de pisos; preferir rampas ao invés de escadas; evitar tapetes; organizar os móveis para a passagem livre dos idosos.
Os fatores de risco que mais se associam às quedas são: idade avançada (80 anos e mais); sexo feminino; história prévia de quedas; imobilidade; baixa aptidão física; fraqueza muscular de membros inferiores; fraqueza do aperto de mão; equilíbrio diminuído; marcha lenta com passos curtos; dano cognitivo; doença de ...
Uma queda pode acontecer por causa de acidentes domésticos ou de trabalho, ao subir em cadeiras, mesas e ao escorregar de escadas, mas também pode ocorrer devido a desmaios, tonturas ou hipoglicemia que podem ser provocados pelo uso de medicamentos específicos ou algumas doenças.
- Depressão; - Senilidade; - Artrose, fragilidade de quadril ou alteração do equilíbrio; - Alterações neurológicas (derrame cerebral, doença de Parkinson, esclerose múltipla e mal de Alzheimer);
A adequação do ambiente doméstico é uma das maneiras de evitar acidentes. Isso pode ser feito por meio da instalação de iluminação adequada, retirada de tapetes e uso de barras nos banheiros e de corrimões nas escadas, por exemplo.
Saiba como agir após uma queda
Os idosos, na sua maioria, tiveram uma conduta positiva frente ao evento, adotando medidas preventivas. As conseqüências psicológicas e emocionais mais relatadas foram o medo (de cair, de sair sozinho e outros medos), o aumento da atenção e do cuidado.
Como desintoxicar o corpo com coentro?
Como instalar Windows Installer no Windows 10?
Quantos comprimidos de laxante pode tomar?
O que é cristais de urato amorfo?
Para que serve o complexo B engorda?
O que é o tempo para a física?
Quais são as abordagens terapêuticas?
Quantos comprimidos de Venalot eu posso tomar por dia?
Qual a função do ovário da flor?
O que é integralidade exemplos?
O que é estágio em Saúde Pública?
Como é feito o extrato de alecrim?
Qual é o melhor probiótico para ansiedade?