A crase é a união do artigo feminino a com a preposição a e com certos pronomes cuja letra inicial também é o a. Essa união é indicada ortograficamente através do uso do acento grave (à), também designado de acento indicador de crase. Exemplos: Gosto de comida à mineira.
Sempre que o termo antecedente exigir a preposição a e vier seguido dos pronomes demonstrativos: aquele, aqueles, aquela, aquelas, aquilo, haverá crase.
Não devemos, em regra, empregar o sinal indicativo de crase antes dos pronomes relativos: que, quem, cujo(s), cuja(s)! Exemplo: Este é o filme a que me referi ontem. ... O mesmo acontece com os pronomes: quem, cujo(s), cuja(s).
Exemplos: pé, herói. Acento Grave (`): indica as diversas possibilidades de crase da preposição "a" com artigos e pronomes. Exemplos: à, às, àquele. Acento Circunflexo (^): indica que as letras e e o representam vogais tônicas, com timbre fechado.
Porém, ao contrário do que se pensa, os acentos em nossa escrita não são tão complicados de serem aprendidos. A acentuação, na maioria das vezes, é feita para indicar a tonicidade de uma palavra escrita. Embora oralmente nós possamos nem notar, o acento faz uma grande diferença na hora de escrever as palavras.
Além disso, os acentos podem ser usados para diferenciar palavras que têm a mesma grafia. Veja as regras gerais abaixo: Acentua-se os monossílabos tônicos terminados em “a”, “e” e “o”, seguidos de “s” ou não.
É importante lembrar dos casos em que a crase é empregada, obrigatoriamente: nas expressões que indicam horas ou nas locuções à medida que, às vezes, à noite, dentre outras, e ainda na expressão “à moda”. Veja: Exemplos: Sairei às duas horas da tarde. À medida que o tempo passa, fico mais feliz por você estar no Brasil.
Como dividir as despesas mensais?
Como fazer cursos online gratuito?
O que carregar em uma nécessaire para ir à escola?
O que é ação monitória fundada em cheque prescrito?
Como é a respiração dos peixes em geral?
O que devo comer para aumentar a ferritina?