Em ação monitória fundada em cheque prescrito ajuizada contra o emitente, é dispensável a menção ao negócio jurídico subjacente à emissão da cártula. Neste sentido, está demonstrada a respectiva prova escrita, que evidencia a obrigação do devedor junto ao credor, qual constitui no adimplemento do valor pactuado.
A jurisprudência mais recente da Corte afirma que “o cheque prescrito dá sustentação à ação monitória, pouco importando a causa de sua emissão. 2. Recurso especial conhecido e provido” (DJU 12.11.2001).
A ação monitória, como vimos anteriormente, também é uma ação de conhecimento, mas ela trata exclusivamente do reconhecimento de que existe uma dívida do réu com o autor. Esse reconhecimento é realizado através da prova escrita (cheque, nota promissória) entregue na petição inicial.
É de cinco anos prazo para ação monitória em caso de cheque ou promissória sem força executiva. ... No caso do cheque, o prazo começa a ser contado no dia seguinte à data lançada no espaço próprio para isso no documento; no caso da nota promissória, a partir do dia seguinte ao vencimento do título.
O entendimento, já pacificado no STJ, foi consolidado pela 2ª seção na súmula 503. O prazo para ajuizamento de ação monitória contra emitente de cheque sem força executiva é de cinco anos, a contar do dia seguinte à data de emissão.
26 curiosidades que você vai gostar
AÇÃO DE COBRANÇA. CHEQUE PRESCRITO. PRAZO PRESCRICIONAL DE CINCO ANOS CONTADO A PARTIR DO VENCIMENTO DO TÍTULO. I - Prescritas as ações de execução e de enriquecimento sem causa, ambas cambiárias, subsiste a ação de cobrança de cheque, que pode seguir o rito ordinário ou o monitório.
59 da Lei do Cheque, a pretensão executiva da cártula prescreve em 6 meses, contados da expiração do prazo de apresentação, que é de 30 ou de 60 dias, conforme a praça de emissão (art. 33 da Lei n.º 7.357/85).
Prescrição de cheque e seus prazos de maneira objetivaPrazo para apresentação do cheque: 30 dias (mesma praça) ou 60 dias (diferentes praças), a contar da data da emissão do cheque. ... Prazo prescricional para Ação de Execução: 6 meses a contar da data de expiração do prazo para apresentação.
Art. 59. Prescrevem em 6 (seis) meses, contados da expiração do prazo de apresentação, a ação que o art. 47 desta Lei assegura ao portador.
Quais são os principais problemas urbanos da atualidade?
Como saber se seu filho está fumando?
Quem são os empreendedores de sucesso?
Quanto tempo depois de tomar amoxicilina posso beber?
O que é uma frase negativa exemplo?
Quais as frutas que mancham roupas?
Qual a diferença entre despesas diretas e indiretas?
Quem é o vetor da leishmaniose no Novo e no Velho Mundo?
O que fazer para espantar mau olhado?
Quais as melhores marcas de cosméticos para revender?
Como aplicar a humanização na área da saúde?
Qual foi a menor temperatura registrada em Belo Horizonte?