Esse revestimento é chamado de barreira hemato-encefálica e é de muita impor- tância, pois impede que substâncias tóxicas cheguem até o sistema nervo- so, protegendo-o. Esta barreira existe em quase todas as regiões do sistema nervoso central, não apenas no encéfalo.
A encefalina é um neurotransmissor liberado pelo organismo durante a atividade física e produz sensação de bem-estar e euforia. A liberação do neurotransmissor encefalina, por sua vez, está associada à sensação de alívio de dor.
A cocaína eleva a quantidade dessas substâncias, porque ela inibe a recaptação pelo neurônio, aumentando a concentração desta substância na fenda sináptica, isto é, no espaço entre os neurônios nos quais se processa a neurotransmissão.
As drogas podem ser depressoras, estimulantes ou perturbadoras da atividade do sistema nervoso central, cujo órgão principal é o cérebro. Depressoras – diminuem a atividade do cérebro, deixando o indivíduo "desligado". Reduzem a tensão emocional, a atenção, a concentração, a memória e a capacidade intelectual.
A dopamina apresenta também relação com a doença de Parkinson, sendo esta associada a uma baixa quantidade desse neurotransmissor no cérebro. ... A hipótese da dopamina para o desenvolvimento desse transtorno indica que a esquizofrenia pode ser causada por níveis elevados ou desregulados de dopamina.
Cocaína e Dopamina O aumento da transmissão dopaminérgica no NAcc é responsável pelo efeito reforçador da cocaína e de outras drogas. Assim o aumento de dopamina na fenda sináptica aumenta a atividade sobre os neurônios adjacentes, produzindo um estado de extrema euforia (IhighJ) típico da cocaína.
As drogas de abuso, como o álcool, as metanfetaminas, a cocaína, a heroína, o LDS e a cannabis, influenciam a comunicação entre as células nervosas ao alterar a forma como os neurotransmissores transmitem sinais (informação) de neurónio para neurónio.
O cortisol alto é provocado pelo consumo de corticoides em excesso. Além disso, alterações nas glândulas suprarrenais provocadas por estresse ou algum tumor, também provocam alteração. O estresse pode desencadear diversos sintomas físicos.
Embora esse aumento na secreção de cortisol provoque efeitos colaterais, o treinamento físico induz o desenvolvimento de mecanismos para a proteção dos tecidos contra os efeitos causados por este hormônio.
O cortisol auxilia no controle do estresse do corpo. Em síntese, o hormônio do estresse é produzido na parte mais externa das glândulas suprarrenais, chamada de córtex supra renal. Assim, quando o corpo é submetido à situações de estresse, é o cortisol que libera estímulos para que possamos reagir da melhor maneira às situações.
O exame de cortisol geralmente é pedido para verificar se existem problemas com as glândulas suprarrenais ou com a hipófise, pois o cortisol é um hormônio produzido e regulado por estas glândulas. Assim, quando existe uma alteração nos valores normais de cortisol é normal que exista uma alteração em alguma das glândulas.
O que fazer para emagrecer e ficar com corpo bonito?
O que acontece se eu atualizar o Java?
O que significa dação em pagamento?
Como entender o resultado de uma biópsia estômago?
O que é uma classe em POO programação orientada a objeto?
Como calcular o comprimento de uma rampa?
O que significa a palavra abrido?
O que acontece quando se faz uma reclamação no Procon?
O que fazer para diminuir a barriga em um dia?
Qual a diferença entre pajé e xamã?
Qual a diferença entre sedação e anestesia geral?