A Constituição Brasileira proíbe expressamente o uso da pena de morte pelo sistema de justiça penal. No entanto, a pena de morte pode ser aplicável, de acordo com o direito internacional, em caso de guerra declarada, nos termos do artigo 84, parágrafo XIX, da Constituição.
Previsão legal da pena de morte
O inciso XLVII, do artigo 5º, da Constituição Federal - CF diz que em nossa nação não haverá penas de morte, salvo em caso de guerra declarada (alínea “a”).
A pena capital é proibida pela lei brasileira em casos de crimes civis, mas a nossa Constituição permite que ela seja aplicada em casos de crimes cometidos em tempos de guerra. É o que diz o inciso 47 do artigo 5º da nossa Constituição: “não haverá pena de morte, salvo em caso de guerra declarada”.
Brasileiros são passíveis de pena de morte, em tempos de guerra, se cometerem crimes como traição (pegar em armas contra o Brasil, auxiliar o inimigo), covardia (causar a debandada da tropa por temor, fugir na presença do inimigo), rebelarem-se ou incitar a desobediência contra a hierarquia militar, desertar ou ...
A Constituição Federal de 1988 estabelece que, em regra, não é possível a imposição da pena de morte no ordenamento jurídico brasileiro, reservando, unicamente, a possibilidade desta modalidade, extrema, de pena em caso de guerra.
31 curiosidades que você vai gostar
A pena de morte viola dois direitos humanos essenciais: o direito à vida e o direito a viver livre de tortura. Ambos os direitos estão protegidos pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, aprovada pela ONU em 1948.
A Constituição, no art. 5º, XLVII, a , diz que não haverá penas de morte, salvo em casos de guerra declarada. ... A proibição da pena de morte, então, faria parte das chamadas cláusulas pétreas , insuscetíveis de emenda ou reforma pelo poder constituinte derivado.
Historicamente, a pena é utilizada em casos de assassinato, espionagem, estupro, adultério, homossexualidade, corrupção política, e/ou de - não seguir a religião oficial em países teocráticos (apostasia). Encontra-se abolida em quase todos os países da Europa e da Oceania.
A pena de morte existiu desde sempre em várias culturas e povos de diversas regiões do mundo. O objetivo principal era desencorajar as pessoas de cometerem certos tipos de crimes. Por isso, a execução era realizada num curto espaço de tempo, deveria ser pública e causar o máximo de sofrimento possível ao condenado.
Como usar mas é mais nas frases?
Como usar psyllium para perder peso?
Como fazer um estudo de caso médico?
Quantos músculos tem a língua?
Como é formada a molécula de hemoglobina?
Como tirar o grude da Tupperware?
Como fazer essências naturais para velas?
O que fazer para atrair cliente para um bar?
Quais tecidos são formados nas seguintes etapas ectoderma mesoderma endoderma?
Como se faz um lápis de escrever?
Como melhorar o machado do Kratos?