A hipófise é uma pequena glândula, do tamanho de uma ervilha, que está localizada no centro geométrico da cabeça. Ela é a grande maestra do sistema endócrino: controla as funções da tireoide, das adrenais, das mamas, do crescimento, do controle hídrico e o sistema das gônadas.
A hipófise controla a função da maioria das outras glândulas endócrinas e, por isso, às vezes, é chamada glândula mestra. Por sua vez, a hipófise é controlada em grande parte pelo hipotálamo, uma região do cérebro situada imediatamente acima da hipófise.
Estes podem ser os tumores de hipófise mais comuns.
...
Os pacientes geralmente apresentam sintomas de hipertireoidismo, como:
Batimento cardíaco rápido.
Tremores.
Perda de peso.
Aumento do apetite.
Sentir-se morno ou quente.
Sudorese.
Dificuldade para dormir.
Ansiedade.
Hiperprolactinemia: produção excessiva de prolactina, um hormônio da hipófise, que acarreta irregularidade menstrual (nas mulheres), infertilidade, redução da libido e impotência (nos homens), com ou sem galactorréia (produção de leite fora do período puerperal).
Os principais hormônios produzidos pela adeno-hipófise são o hormônio tireotrófico (TSH), que regula as atividades da glândula tireoide; o hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), que regula o córtex das suprarrenais; o hormônio folículo estimulante (FSH), que atua no crescimento dos folículos nos ovários e ...
41 curiosidades que você vai gostar
A adeno-hipófise produz e libera GH, ACTH, TSH, LH, FSH e Prolactina. Enquanto A neuro-hipófise armazena dois hormônios, a vasopressina (ADH, ou hormônio anti-diurético) e a ocitocina, que serão descritos abaixo.
Conhecida também como pituitária, a hipófise é uma glândula localizada na base do cérebro que tem a função de regular o trabalho das glândulas suprarrenal, tireoide, testículos e ovários, produzir o hormônio importante para a lactação (prolactina), o hormônio do crescimento, o hormônio antidiurético e o hormônio ...
Por exemplo: se for produtor de prolactina, pode causar saída de leite pelo mamilo, diminuição da libido (apetite sexual) e alterações menstruais nas mulheres. Se for produtor de hormônio do crescimento, pode causar dores articulares, crescimento dos pés e das mãos, do queixo, e ainda causar diabetes”, alerta.
Quando a tireoide não está funcionando adequadamente pode liberar hormônios em excesso (hipertiroidismo) ou em quantidade insuficiente (hipotireoidismo). Se a produção de “combustível” é insuficiente provoca hipotireoidismo.
Um tumor na hipófise pode levar a glândula a produzir quantidades maiores ou menores de hormônios. Qualquer uma das duas alternativas podem causar problemas sérios ao organismo. Tumores grandes, que medem cerca de um centímetro ou mais, são conhecidos como macroadenomas. Tumores menores são chamados microadenomas.
Como confirmar o diagnóstico
O diagnóstico de tumor na hipófise é feito com base nos sintomas que a pessoa apresenta e através de exames de sangue, e exames de imagem como ressonância magnética, e em alguns casos, o médico pode solicitar uma biópsia, mas nem sempre há necessidade de realizar este último.
Em alguns casos, o aumento da hipófise é causado por hiperplasia (um aumento no número de células), que pode ser uma resposta a baixos níveis de hormônios de outras glândulas (por exemplo, baixos níveis de hormônio da tireoide fazem com que a hipófise aumente de tamanho para produzir uma maior quantidade de hormônio ...
O tumor hipofisário pode secretar excesso de hormônio de crescimento (GH). Se isso ocorrer em crianças e adolescentes, crescerão demasiado, tornando-se gigantes. Se ocorrer em adultos, as extremidades (mãos, pés, nariz, língua) crescerão, dando origem à acromegalia.
A prolactina é um hormônio conhecido por ser o principal responsável pela produção do leite materno. Esse hormônio é produzido na adenoipófise, região que fica situada no lobo anterior da hipófise. A prolactina é responsável ainda pela preparação das mamas para receber a produção do leite.
O sistema endócrino é composto por um grupo de glândulas e órgãos que regulam e controlam várias funções do organismo por meio da produção e secreção de hormônios. Os hormônios são substâncias químicas que afetam a atividade de outra parte do corpo.
As causas mais frequentes são a doença de Graves e nódulos tireoidianos hiperativos. O excesso de hormônios tireoidianos também podem estar associado a sua ingestão exógena em dosagem maior do que a indicada, no caso, os hormônios sintéticos.
- É na tireoide que ocorrem os problemas hormonais mais comuns. Seu mau funcionamento traz sintomas como cansaço, aumento ou perda de peso, calor excessivo, prisão de ventre, irritabilidade, inchaço e queda de cabelo.
SINTOMAS DO ADENOMA DA HIPÓFISE
O adenoma da hipófise pode causar dores de cabeça. As dores de cabeça não têm características específicas, podem ser de intensidade fraca ou serem dores fortes. O diagnóstico pode ser difícil pois o crescimento do adenoma em geral é lento e dores de cabeça podem ser antigas no paciente.
O Tumor na hipófise
Pois, felizmente, grande parte dos tumores da hipófise são adenomas benignos, não produtores de hormônios e menores que 10 mm (microadenomas). Mas podemos encontrar tumores produtores de hormônios, grandes (macroadenomas: > 10 mm), adenomas invasivos e até carcinomas/malignos.
Em caso de adenoma na hipófise, podem surgi dores de cabeça, visão turva, impotência e infertilidade e relações sexuais dolorosas. Outros sintomas comuns incluem febres, tosse, fadiga e dores no corpo. Podem ocorrer ainda o aparecimento de nódulos.
Os hormônios produzidos pela adeno-hipófise são: hormônio tireotrófico (TSH), hormônio adrenocorticotrófico (ACTH), hormônio folículo estimulante (FSH), hormônio luteinizante (LH), somatotrofina (também chamada de hormônio do crescimento) e prolactina.
A hipófise posterior, conhecida como neuro-hipófise, secreta dois hormônios: O hormônio antidiurético. A ocitocina.
...
Hipófise
O hormônio do crescimento;
A adrenocorticotropina;
O hormônio estimulante da tireóide;
A prolactina;
Dois homônios gonadotrópicos – o FSH e o LH;
Os hormônios secretados pela adeno-hipófise são controlados pelos hormônios de liberação e de inibição produzidos no hipotálamo. São chamados de hormônios tróficos, porque estimulam o funcionamento de outras glândulas endócrinas.
E os principais hormônios do corpo humano são: hormônio do crescimento (GH), antidiurético (ADH), tiroxina (T4), adrenalina, glucagon, insulina, estrogênio, progesterona, prolactina, testosterona.
A neuro-hipófise é responsável por secretar dois hormônios que são produzidos pelo hipotálamo: o hormônio antidiurético e a ocitocina.
O que fazer quando o chuveiro está com cheiro de queimado?
Como se tornar uma pessoa séria?
Em que pontos você precisa melhorar para ter uma atuação mais construtiva durante as conversas?
Como saber se o CMA foi aprovado?
Quando existe sintonia entre duas pessoas?
Como saber se vou receber o Renda Básica emergencial?
Quais máquinas aceitam vale-refeição?
O que causa uma crise de ansiedade?
Como conseguir margem Consignavel?
Como conseguir uma individualidade?
Quais são os riscos da Previdência Social?
O que precisa para tirar a carteira de motorista profissional?
Como saber se tenho pareidolia?
Como Passar a gravidez sozinha?
Como saber se o salário maternidade foi aprovado pela internet?
Como saber se me bloquearam no Hangouts?