A Bipolarização Mundial durante a Guerra Fria foi a divisão mundial em diferentes pensamentos ideológicos: de um lado havia o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos, do outro, o socialismo, liderado pela União Soviética.
Os Campos de Concentração, o genocídio e o assassinato de judeus, ciganos, homossexuais ou de pessoas contrárias ao nazismo foram resultados dessa ideologia perversa. Entre os anos de 19 o Brasil viveu sobre o Estado Novo, governo ditatorial de Getúlio Vargas.
As relações entre EUA e China delinearam-se desde o início com um caráter conflituoso, intensificado a partir da Guerra Fria pelas diferenças ideológicas entre ambos, as quais geraram um período de 17 anos (19) sem qualquer encontro formal entre os líderes dos países.
Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem geopolítica no mundo, o mundo bipolar. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica.
A Guerra Fria foi o conflito que as duas grandes potências emergentes após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética, travaram em busca da superioridade mundial. O termo “Guerra Fria” foi cunhado pelo assessor presidencial norte-americano Bernard Baruch, em 1947.
A rivalidade criada entre essas duas potências que interferiam diretamente na política de vários países com a bipolarização do mundo impulsionou conflitos armados como a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã, a Revolução Cubana, além de conflitos no Oriente Médio, conflitos entre grupos separatistas na África e apoio a ...
"A bipolarização do poder planetário é resultado do enfraquecimento geopolítico das antigas potências e da emergência de duas superpotências (os Estados Unidos e a União Soviética) capazes de desencadear a destruição de todo o sistema mundial de Estados.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, surgem as duas maiores potências econômicas mundiais com ideologias e interesses opostos: Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Os EUA eram capitalistas e a URSS era socialista. Por isso, o período é caracterizado pela bipolarização.
Com essa crise, a URSS enfraqueceu e desintegrou-se no ano de 1991, estabelecendo o fim da Guerra Fria, assim como o fim da Bipolarização Mundial.
Mundo bipolar Geografia Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem geopolítica no mundo, o mundo bipolar.
Abordar a bipolaridade Mundial no pós 2ª Guerra e introdução ao contexto da Guerra Fria A Segunda Guerra Mundial foi um dos eventos mais grandiosos e violentos do século 20, e talvez de toda a história.
Mundo bipolar: Guerra Fria - Brasil Escola Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem geopolítica no mundo, o mundo bipolar. Ouvir: Mundo bipolar. Mundo bipolar: Guerra Fria
A ordem bipolar se manteve durante mais de quatro décadas, no entanto, a União Soviética começou a enfrentar uma grave crise econômica durante a década de 1980.
Como podem ser os meios de transporte?
Quem é maior Feira de Santana ou Salvador?
Para que serve o Balanço orçamentário?
Quanto tempo deixar a roupa de molho no cloro?
Quantos pessoas tem no Brasil 2021?
Qual o peso de uma porção de calabresa?
Como definir o preço de uma empresa?
Quando o despacho não informa o prazo?
O que é uma gestão burocrática?
Que ano a Portuguesa caiu para Série B?
O que pode causar dores no intestino grosso?
Qual a diferença do aeroporto de Congonhas para Guarulhos?
Quantos zeros tem 250 milhões?