A Bipolarização Mundial durante a Guerra Fria foi a divisão mundial em diferentes pensamentos ideológicos: de um lado havia o capitalismo, liderado pelos Estados Unidos, do outro, o socialismo, liderado pela União Soviética.
Os Campos de Concentração, o genocídio e o assassinato de judeus, ciganos, homossexuais ou de pessoas contrárias ao nazismo foram resultados dessa ideologia perversa. Entre os anos de 19 o Brasil viveu sobre o Estado Novo, governo ditatorial de Getúlio Vargas.
As relações entre EUA e China delinearam-se desde o início com um caráter conflituoso, intensificado a partir da Guerra Fria pelas diferenças ideológicas entre ambos, as quais geraram um período de 17 anos (19) sem qualquer encontro formal entre os líderes dos países.
Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem geopolítica no mundo, o mundo bipolar. Com o fim da Segunda Guerra Mundial (1945), os principais países envolvidos no conflito (França, Reino Unido, Itália, Alemanha e Japão) se encontravam em péssima situação socioeconômica.
A Guerra Fria foi o conflito que as duas grandes potências emergentes após a Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética, travaram em busca da superioridade mundial. O termo “Guerra Fria” foi cunhado pelo assessor presidencial norte-americano Bernard Baruch, em 1947.
A rivalidade criada entre essas duas potências que interferiam diretamente na política de vários países com a bipolarização do mundo impulsionou conflitos armados como a Guerra da Coreia, a Guerra do Vietnã, a Revolução Cubana, além de conflitos no Oriente Médio, conflitos entre grupos separatistas na África e apoio a ...
"A bipolarização do poder planetário é resultado do enfraquecimento geopolítico das antigas potências e da emergência de duas superpotências (os Estados Unidos e a União Soviética) capazes de desencadear a destruição de todo o sistema mundial de Estados.
Com o fim da Segunda Guerra Mundial, surgem as duas maiores potências econômicas mundiais com ideologias e interesses opostos: Estados Unidos e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). Os EUA eram capitalistas e a URSS era socialista. Por isso, o período é caracterizado pela bipolarização.
Com essa crise, a URSS enfraqueceu e desintegrou-se no ano de 1991, estabelecendo o fim da Guerra Fria, assim como o fim da Bipolarização Mundial.
Mundo bipolar Geografia Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem geopolítica no mundo, o mundo bipolar.
Abordar a bipolaridade Mundial no pós 2ª Guerra e introdução ao contexto da Guerra Fria A Segunda Guerra Mundial foi um dos eventos mais grandiosos e violentos do século 20, e talvez de toda a história.
Mundo bipolar: Guerra Fria - Brasil Escola Após a Segunda Guerra Mundial estabeleceu-se uma nova ordem geopolítica no mundo, o mundo bipolar. Ouvir: Mundo bipolar. Mundo bipolar: Guerra Fria
A ordem bipolar se manteve durante mais de quatro décadas, no entanto, a União Soviética começou a enfrentar uma grave crise econômica durante a década de 1980.
Qual a diferença entre vinho doce e suave?
Qual a melhor moeda para fazer compras no Paraguai?
Onde tirar carteira de trabalho na hora em Betim?
Como escrever por extenso números em milhões?
Quanto custa para autenticar uma Xerox do RG?
O que devo declarar na DCTFWeb?
Qual é a tarefa da filosofia contemporânea?
Qual a importância de comemorar aniversário?
Como saber o QUALIS pelo fator de impacto?
Qual injeção dói mais que a Benzetacil?
O que significa azeite nas lamparinas?
Como se chama uma pessoa cuidadosa?
O que fazer para aumentar a albumina?
Como tratar água de piscina com cloro líquido?
Qual é a pena da comunicação falsa de crime ou contravenção?