O plano de industrialização da União Soviética ficou conhecido como Plano Quinquenal, um plano que criava metas que o país deveria alcançar a cada cinco anos. O primeiro plano quinquenal foi lançado em 1929 e substituiu a Nova Política Econômica, o antigo plano econômico soviético.
Os planos quinquenais foram um instrumento de planificação econômica implantado por Stalin, inicialmente, somente com o objetivo de estabelecer prioridades para a produção industrial e agrícola do país para períodos de cinco anos.
Só para termos uma ideia, o primeiro Plano Quinquenal, lançado em 1929, estabelecia que a produção industrial deveria aumentar cerca de 180%|1|. O Plano Quinquenal também procurava aumentar a extração de carvão e outros recursos que seriam fundamentais para incentivar a industrialização soviética.
O Nono Plano Quinquenal é o plano para o desenvolvimento da economia nacional da URSS entre 1971 e 1975. O plano foi apresentado pelo Presidente do Conselho de Ministros Alexei Kosygin no 24º Congresso do Partido Comunista da União Soviética (PCUS) em 1971.
Os dois primeiros planos quinquenais ocorridos entre os anos de 1928-1933 determinaram dois objetivos fundamentais: Procurou aumentar a produção de formal integral, encorajando a industrialização de bens de produção (siderurgia, maquinaria etc.) e não de consumo.
41 curiosidades que você vai gostar
O foco do Primeiro Plano Quinquenal foi “desenvolver indústrias pesadas” e estabeleceu metas ambiciosas para indústrias e áreas de produção consideradas prioritárias pelo CCP. Os planos quinquenais são um mecanismo adotado pelo país em altos e baixos econômicos, bem como durante mudanças no ambiente externo.
O sucesso dos planos quinquenais foi tão grande que, em poucos anos, a União Soviética tinha se transformado em uma grande potência industrial. O poderio industrial e o grau de exigência dos trabalhadores soviéticos durante o stalinismo foram percebidos, principalmente, nos anos da guerra.
O stalinismo é um regime político totalitário. Sendo assim, suas principais características são o nacionalismo, o unipartidarismo (partido único, o Partido Comunista), centralização política, o militarismo e censura dos meios de comunicação.
Ao contrário de Stalin, Trotsky tinha uma ideologia sobre a Teoria da Revolução Permanente defenderia a expansão da revolução para além das fronteiras da União Soviética como prioridade, ao invés do seu fortalecimento interno.
Josef Stalin (1878-1953), nascido Iosif Dugachvili, foi um político revolucionário e tirano de origem georgiana. Stalin ficou conhecido por ter participado ativamente da Revolução Bolchevique, realizada na Rússia em 1917, juntamente a Lenin, Trotsky e outros comunistas eslavos.
O 13º Plano Quinquenal apresentou metas de desenvolvimento mais abrangentes e equilibradas. Estas enfatizaram o desenvolvimento sustentável por meio da modernização industrial, aumento do consumo, aumento da taxa de urbanização, eliminação da pobreza e melhoria da proteção ambiental.
Nas décadas 80 e 90, afim de tentar diminuir a inflação, o governo lançou os planos Bresser (1987), Verão (1989), Collor 1 (1990) e Collor 2 (1991), que fizeram mudanças nas correções monetárias dos saldos das poupanças. Conheça abaixo detalhadamente estes planos e saibam as mudanças que eles ocasionaram.
O recurso do Gulag, abreviação de Glavnoe Upravlenie Legarei, que significa “Administração Central dos Campos”, foi largamente usado pelo Império Russo como forma de penalização a presos comuns e presos políticos. Na URSS, sob o comando de Stalin, o regime dos Gulags tornou-se peça fundamental da repressão soviética.
Perestroika (do russo: перестройка, literalmente "reconstrução" ou "reestruturação") foi, em conjunto com a Glasnost, uma das políticas introduzidas na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas por Mikhail Gorbachev, em 1986.
Juntamente com a política da Perestroika foi desenvolvida a Glasnost, que em russo significa transparência. A política tinha como objetivo aproximar a população das decisões políticas realizadas pelo governo, anteriormente controlada pelos burocratas do país.
A economia foi caracterizada pelo controle estatal do investimento, propriedade pública de ativos industriais, estabilidade macroeconômica, desemprego insignificante e alta segurança no emprego. A partir de 1928, o curso da economia da União Soviética foi guiado por uma série de planos quinquenais.
Trótski desenvolve a ideia de Revolução Permanente e da "Lei do Desenvolvimento Desigual e Combinado". Uma das principais divergências em relação ao pensamento de Stálin se concentra na oposição à defesa do "socialismo em um só país" (ver: divergências entre Stalin e Trotsky).
Mas acabou sendo Stalin, adepto ao socialismo de um só país, quem se tornaria o novo líder máximo da URSS. Nascido em Gori, na Geórgia, em 1878, Iosif Vissarionovich Djugashvili só adotaria o famoso pseudônimo em 1913. Stalin, em russo, remete a “feito de aço”.
Em março de 1921, o governo de Vladmir Lênin anunciou a Nova Política Econômica, também conhecida pela sigla NEP. Em suma, esse novo plano recuava com as ações centralizadoras do comunismo de guerra e permitia que algumas práticas do sistema capitalista ainda fossem empregadas.
grandes propriedades deram origem aos Sovkhozes (fazendas estatais). coletivizadas, predominando os Kolkhozes. Fazendas cooperativas, em que a produção era dividida entre os agricultores e o Estado. ... Os salários eram pagos pelo próprio Kolkhozes e variava em função da produção total e das horas trabalhadas.
Começava a ditadura comunista, com todos os seus desdobramentos: a paz com a Alemanha, a Guerra Civil entre Brancos e Vermelhos (1918-21), a socialização (freada temporariamente pela NEP — Nova Política Econômica), a luta pelo poder entre Trotsky e Stalin e, enfim, a ditadura stalinista (1928-53), uma das mais ...
O que foi o Stalinismo:
Stalinismo foi um regime totalitário de governo liderado por Josef Stálin, líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), entre 1924 e 1953. ... Durante o regime stalinista, milhões de pessoas foram presas, exiladas e mortas, como parte do plano político de Stálin.
A partir de um conjunto de consensos anunciados pelos governos chineses nas últimas décadas, esses pilares são: i) ascensão/desenvolvimento pacífico; ii) mundo harmonioso; e iii) o sonho chinês.
Plano, previsto para cobrir o período de 2021 a 2025, define metas audaciosas para o desenvolvimento social do país. A aprovação do 14º Plano Quinquenal da China, em outubro passado, indica que o grande país asiático continuará, no futuro próximo, com o incrível ímpeto desenvolvimentista das últimas quatro décadas.
Em outubro passado, ao aprovar o 14º Plano Quinquenal, o governo chinês definiu as três prioridades para o período entre 2021 e 2025: inovação tecnológica, autossuficiência econômica e meio ambiente mais limpo.
Foram encontradas divergências cadastrais INSS o que fazer?
O que é o recebimento na logística?
O que precisa para abrir uma franquia do Mc Donalds?
Como funciona uma fritadeira elétrica?
Como funciona o sistema de reparo do DNA?
O que é pago nas férias coletivas?
Como funciona o reparcelamento da coparticipação do FIES?
Como funciona a garantia de peças automotivas?
Tem como passar financiamento para outra pessoa?
Como funciona o sistema de rateio?
Qual o valor da franquia jadlog?
O que um casal precisa para dar certo?
Como congelar mensalidade Smart Fit?
Como usar garantia estendida Mastercard?
Quando pagar ganho de capital na venda de imóvel?
Qual o valor de uma franquia de energia solar?
Qual o tempo de garantia do Onix?
Onde fica a garantia na nota fiscal?