Eis que o nosso convidado toma a palavra e profetiza, sem medo de errar. "Meu tataravô quem desenhou essa bandeira, então a responsabilidade é minha", disse, fazendo referência ao filósofo e matemático Raimundo Teixeira Mendes, autor do maior símbolo nacional.
Jesus Luz contou no programa Passa ou Repassa em 15 de agosto de 2021 que é tataraneto de Raimundo Teixeira Mendes.
O lema escrito na bandeira, "Ordem e Progresso", tem inspiração em uma frase de Augusto Comte, criador da filosofia positivista, que diz: "O amor por princípio e a ordem por base; o progresso por fim". "Comte acreditava que o funcionamento da sociedade deveria promover o bem-estar.
A Bandeira do Brasil é o símbolo máximo de representação da nação brasileira perante os outros países. A bandeira do Brasil é formada por um retângulo verde, um losango amarelo no centro, uma esfera azul celeste dentro do losango, e uma faixa branca com a frase "Ordem e Progresso".
"O verde é uma alusão à Casa de Bragança. O amarelo remete à Casa de Habsburgo." A primeira é a família nobre portuguesa à qual pertenceu Dom Pedro 1º. Sua primeira mulher, Leopoldina, era da dinastia austríaca dos Habsburgo.
42 curiosidades que você vai gostar
O significado mais comum do amarelo são as riquezas do Brasil, sobretudo, o ouro e o minério. Mas há também quem diga que o losango e o amarelo representam a mulher nas posições de mãe, filha e esposa. Não é à toa que o losango se encontra no centro da bandeira, entre o retângulo verde e a esfera azul.
O principal criador da bandeira, Raimundo Teixeira Mendes traduziu e adaptou uma das frases célebres de Auguste Comte para ser um lema da bandeira. “O amor por princípio e a ordem por base. O progresso por fim”. Essa é a origem do “ordem e progresso”.
Significado das cores da Bandeira do Brasil
verde - representa a vegetação brasileira; amarelo - representa o ouro e as riquezas; azul - representa o céu e os rios brasileiros; branco - representa o desejo pela paz.
A legitimação da República recém instaurada utilizou-se de diversos elementos constantes da doutrina positivista, e teve como ápice de sua influência a inscrição do lema “Ordem e Progresso” na bandeira nacional.
"Filho do engenheiro Raymundo Teixeira Mendes e dona Ignez Valle Teixeira Mendes, nasceu em Caxias, Maranhão, a 5 de janeiro de 1855. Ainda criança, órfão de pai, foi educado por sua virtuosíssima mãe, foi católico fervoroso, de fazer sua orações a Deus, sempre de joelhos, e dedicado ao Imperador D.
No Brasil, o Positivismo conquistou espaço a partir do século XX. A frase que aparece na bandeira do país com o lema: “Ordem e Progresso”foi criado com base em ideias positivistas. Os pensadores que se destacaram no país foram: Miguel Lemos (1854-1917); Teixeira Mendes (1855-1927) e Benjamin Constant (1836-1891).
Teixeira Mendes, o apóstolo do positivismo no Brasil, foi, além de filósofo, matemático e autor da bandeira nacional republicana.
A bandeira do Brasil nem sempre foi do jeito que conhecemos hoje. O país já teve 13 bandeiras --a cada mudança que acontecia, um novo símbolo nacional era criado. Em 1815, por exemplo, quando o país deixou de ser colônia de Portugal, adotou a bandeira do Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarve.
A bandeira de nosso país foi criada logo após a Proclamação da República, acontecimento que ocorreu em 15 de novembro de 1889. Com esse fato, o Brasil deixou de ser uma monarquia e tornou-se uma república, o que fez com que uma série de símbolos do país fossem substituídos, inclusive a Bandeira Nacional.
Existem 27 estrelas na esfera azul celeste da bandeira nacional. Cada uma delas representa um estado da federação. Elas estão posicionadas de forma fidedigna com relação às nove constelações que foram avistadas no dia 15 de novembro de 1889.
De acordo com ele, a bandeira é um símbolo que deve ser respeitado pelos brasileiros. Ela representa o amor à pátria e visa o reconhecimento de uma nação na busca de independência, direitos e valorização das instituições do país.
Descritos na Constituição Federal, os quatro símbolos oficiais do Brasil são: a Bandeira Nacional, o Hino Nacional, as Armas Nacionais (ou Brasão Nacional) e o Selo Nacional.
"Ordem e Progresso", o lema da bandeira nacional, soma 15 letras.
A única estrela a figurar acima do lema "Ordem e Progresso" representa o estado do Pará. Isso por que em 1889, o Pará era o estado com cuja capital estava mais ao norte do país.
“Vermelho é a cor do amor; laranja, da energia; amarelo, da alegria; verde, da esperança; azul, da tranquilidade; violeta, da religiosidade; preto, do luto; cinza, da seriedade; branco da paz.
Azul: Lealdade. Amarelo: Excelência dos nossos ideais. Branco: Pureza. Vermelho: Sangue de Cristo.
O Brasão de Armas simboliza a glória, a honra e a nobreza do Brasil. Foi criado na mesma data que a Bandeira Nacional, em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois da Proclamação da República. No centro, há um escudo em forma de círculo e sobre ele uma estrela verde e amarela de cinco pontas.
O que precisa para plantar uma figueira?
Qual é o significado da palavra agiota?
Como se fala o reels do Instagram?
Como funciona a produção de um jingle?
Como funciona o sistema de educação no Brasil?
O que fazer para se proteger na Quaresma?
Como deve funciona o banco de horas?
Como funciona uma partida compensadora?
Como se pronuncia suor ou suor?
Quantos sistemas de ensino existem no Brasil?
Como fica a previdência privada em caso de morte?
Como se proteger em cemitério?
Como funciona o sistema anaeróbico?
O que é e como funciona os elevadores?
Como funciona a privatização de presídios?
Qual o tempo do sensor de presença?