A Monarquia hebraica, que se deu entre os séculos X e VI antes de Cristo, foi um período de relativa prosperidade para os hebreus, tendo vivido a sua "era de ouro" durante os reinados de Davi e Salomão.
A governação do povo hebreu passou por três períodos: patriarcas, seguidamente, juízes e, finalmente, reis.
Saul Por volta de 1000 a.C., o governo teocrático foi instituído sob a liderança de Saul, o primeiro rei dos hebreus. Em seu governo, os judeus conseguiram realizar uma série de conquistas territoriais logo seguidas por um período de graves derrotas que articularam um movimento de oposição ao seu reinado.
A Monarquia é uma forma de governo onde o Rei (monarca) exerce um papel político, podendo ser mais ativo, governando o Estado, ou mais passivo, cerimonial, em que cumpre meras funções de representação.
Os destaques da monarquia hebraica são as conquistas militares realizadas por Saul, embora a grande conquista militar dos hebreus tenha sido realizada no reinado de Davi, por volta do ano 1000 a.C. A cidade de Jebus, capital dos jebuseus, foi conquistada e renomeada como Ir Davi.
É denominada de Era dos Reis a terceira e última das fases de presença do povo hebraico na região da Palestina (Canaã). ... Terminada a Era dos juízes e instalado o primeiro rei hebreu, persistia a ameaça dos filisteus, que lutavam pelo completo controle do território da Palestina.
Os hebreus foram um dos povos da Antiguidade e habitaram a região de Canaã, atualmente conhecida como Palestina....A monarquia hebraica teve três grandes reis, que foram:
Oseias
7 a.C. Oseias foi o 19.º e último rei de Israel.
Os reis hebreus O primeiro rei hebreu foi Saul (1010 a.C.) que liderou guerras contra os filisteus, porém morreu sem conseguir vencê-los. Foi sucedido por Davi (10 a.C.), que conseguiu derrotar os filisteus e estabeleceu domínio sobre a Palestina, fundando o Estado Hebreu, cuja a capital passou a ser Jerusalém.
David | |
---|---|
Rei de Israel | |
Morte | ca. 970 a.C. (70 anos) |
Jerusalém | |
Enterro | ca. 970 a.C. Cidade de Davi |
Após se estabelecerem em Canaã, os hebreus deram início a uma fase de centralização do poder e expansão de suas fronteiras, o que resultou no surgimento da monarquia hebraica. Essa monarquia surgiu por meio de Samuel, o último juiz hebreu, que, no final do século XI a.C., decidiu coroar Saul como rei.
Nessa fase da história hebraica, a grande autoridade dos hebreus eram os chefes militares, conhecidos como juízes. Acesse também: Masdeísmo, a antiga religião dos persas? Após se estabelecerem em Canaã, os hebreus deram início a uma fase de centralização do poder e expansão de suas fronteiras, o que resultou no surgimento da monarquia hebraica.
A partir do texto anterior, assinale a alternativa incorreta: a) Originários da Arábia, os hebreus constituíram dois reinos: o de Judá e o de Israel na Palestina. b) As guerras geraram a unidade política dos hebreus. Essa unidade se firmou primeiro em torno de juízes e, depois, em volta dos reis.
Em resumo, a monarquia em Israel tinha a responsabilidade de preservar a justiça com base na proclamação da Lei de Deus. Para tanto, os reis também contavam com a orientação do sacerdócio e dos profetas do Senhor. Israel teve uma monarquia unida até o reinado de Salomão.
Quais são os principais fatores que acarretam a degradação ambiental no Brasil?
O que pode causar linfoma de Hodgkin?
Como a Lua influencia o humor?
O que são reforçadores sociais?
Quem tem tireoide engorda ou emagrece?
Quais os três tipos de orações subordinadas?
Qual a diferença básica entre processos e threads?
Como se escreve a palavra meus?
Quais são as características naturais?
Como desejar melhoras profissional?
Quais são as 5 abordagens da qualidade?
Qual a função dos osteoclastos nos processos de fratura óssea?
É bom tomar banho antes de dormir?