O verbete é sempre iniciado por uma entrada. Embora o termo "entrada" seja às vezes usado como sinônimo de "verbete", é mais apropriado considerar que a entrada seria o "título" do verbete - a palavra que denomina o conceito a ser explicado, encabeçando o verbete e permitindo sua indexação.
Concluindo o trabalho, proponha aos alunos a criação e a organização de pequenas enciclopédias, selecionando assuntos, dividindo-os por duplas, trios ou grupos, selecionando materiais necessários para a pesquisa e, por fim, elaborando os volumes. Os verbetes produzidos pelos alunos deverão ter várias etapas de escrita:
Os recursos linguísticos utilizados na elaboração dos verbetes confirmam tratar-se de texto literário: metáforas, uso de "clichês" e escolha lexical aprimorada, além de uma certa aproximação com a fábula.
Elementos de linguagens não-verbais (especialmente pictóricos) são tradicionalmente agregados ao verbete com função de esclarecimento. O verbete é as funções da linguagem propostas por Roman Jakobson, a referencial é francamente dominante no âmbito do verbete.
Como é o funcionamento da prensa hidráulica?
Como interpretar um exame de hepatite B?
Como saber qual é a sua cor de pele?
Como saber a taxa de atualização do seu monitor?
Como descobrir qual é minha flor?
Como fortalecer a retina dos olhos?
Como saber qual a minha versão do WhatsApp?
O que fazer quando estamos carregados?
Qual é a vontade de Deus para nossa vida?
Como calcular percentual em cima de um valor?
Como proteger sua vitrine do sol?
Como cuidar de uma tartaruga no frio?
Para que lado é o símbolo de maior?
O que devemos fazer para cuidar da mente?
O que fazer para o cachorro não arranhar a porta?
Como saber seu amuleto da sorte?