Idade Antiga ou Antiguidade, na periodização das épocas históricas da humanidade, é o período que se estende desde a invenção da escrita até à queda do Império Romano do Ocidente.
A História Antiga, também denominada de Idade Antiga, é uma época histórica marcada pelo surgimento e desenvolvimento das primeiras civilizações (civilizações antigas). Esse período teve início há 4.000 a.C, com o surgimento da escrita, e terminou em 476, com o declínio do Império Romano do Ocidente.
A Idade Antiga é um dos períodos da história estipulados pelos historiadores modernos. Esse período estendeu-se de 3500 a.C., quando surgiu a escrita cuneiforme, até o ano de 476 d.C., quando o Império Romano do Ocidente foi desagregado com o destronamento do último imperador de Roma.
Principais características da Idade Antiga
Surgimento e desenvolvimento da vida urbana, comércio, cultura e arte. Surgimento de religiões, a maior parte delas politeístas. Centralização do poder nas mãos de reis. Estratificação social.
A História Antiga compreende um vasto período da história da humanidade que se inicia com o aparecimento da escrita cuneiforme e vai até a tomada do Império Romano pelos bárbaros. A historiografia tradicional costuma dividir o estudo da história em períodos.
42 curiosidades que você vai gostar
O estudo da história antiga durante muito tempo, no Brasil, teve como objetivo a formação moral dos indivíduos, através da erudição, dos clássicos, seguindo um modelo europeu. Era, definitivamente, um ensino voltado para as elites, e ainda hoje pode-se observar resquícios desse pensamento.
O desenvolvimento da escrita cuneiforme é o marco utilizado pelos historiadores para delimitar o início da Idade Antiga. O primeiro acontecimento de referência aconteceu por volta de 3500 a.C. e deu-se na Suméria com a invenção da escrita cuneiforme.
As características principais da Idade Moderna são: Renascimento cultural: foi um movimento artístico e intelectual que esteve em vigor durante os séculos XIV e XVI, tendo como origem a Itália. Seus principais aspectos são: o humanismo, o racionalismo e a valorização da antiguidade.
Eram fundados em Estados altamente centralizados, controlados por uma teocracia politeísta, utilizando-se da produção agrícola realizada às margens de grandes rios. Havia nesses povos uma rígida estratificação social, sendo muito pequena a mobilidade social.
Quais são os princípios básicos da experimentação?
Como transformar auxílio doença previdenciário em acidentário?
Tem alguma praia liberada em São Paulo?
Quanto tempo demora para chamar depois de uma entrevista?
Para que serve a resina no piso?
O que é anticorpos totais para COVID-19?
O que é flebite na enfermagem?
Como acessar câmeras de segurança pública?
Quantos dias demora para secar uma coluna?
Pode girar o brinco na orelha?
Qual o fio ideal para aterramento?
Como conseguir visto de trabalho para o canada?
Quanto ganha um músico de rua no Brasil?
Qual o melhor horário para tomar climene?