Por algum tempo, os fungos foram classificados no reino vegetal, por possuírem características semelhantes as das plantas, no entanto diferem fundamentalmente por não apresentarem clorofila ou qualquer outro pigmento fotossintetizante, portanto são heterotróficos.
Podemos realizar a classificação dos fungos em sete filos: Chytridiomycota, Neocallimastigomycota, Blastocladiomycota, Microsporídia, Glomeromycota, Ascomycota e Basidiomycota. Os fungos são organismos agrupados, segundo a classificação de Whittaker, no Reino Fungi.
Os fungos são conhecidos desde o século IV a.C., quando Aristóteles, filósofo grego ao organizar os seres vivos elege dois reinos, Animalia e Plantae. Os fungos juntamente com as algas e as plantas foram incluídos em Plantae.
Os fungos são seres bem diferentes dos outros grupos de seres vivos e por isso são classificados em um reino só seu, o reino Fungi.
Pode-se dizer que os fungos não devem ser classificados como plantas por não possuírem clorofila. Explicação: Nesse sentido, podemos ainda lembrar de que a célula do fungo não possui a substância clorofila, portanto eles não têm a capacidade de realizar a fotossíntese.
Todos os fungos são heterotróficos, ou seja, diferentemente das plantas, não são capazes de produzir seu próprio alimento, nutrindo-se por absorção. Além de heterotróficos, os fungos são seres eucarióticos e podem ser unicelulares, como no caso das leveduras, ou multicelulares, como os cogumelos.
Fungos simbiontes – fungos que estabelecem relações simbióticas com seres autotróficos, tornando-os mais eficientes na colonização de habitats pouco hospitaleiros.
A maioria dos fungos desenvolve-se como hifas, que são estruturas filamentosas, cilíndricas, com dois a 10 µm de diâmetro e até vários centímetros de comprimento.
Os fungos possuem diversos tipos de habitat visto que são encontrados no solo, na água, nos vegetais, nos animais, no homem e nos detritos em geral.
Os fungos crescem sobre todos os substratos imagináveis e ambientes, desde as rochas, seres vivos, materiais em processo de decomposição, em slides, instrumentos ópticos, papelão, parede, sapatos, roupas, etc.
Estudos filogenéticos publicados no último decénio têm ajudado a modificar a classificação do reino Fungi, o qual está dividido em um sub-reino, sete filos e dez subfilos. O Wikcionário tem o verbete fungi. A palavra portuguesa fungo deriva do termo latino fungus (cogumelo), usado nos escritos de Horácio e Plínio, o Velho.
Que característica tão evidente pode ser essa? a) O fato dos fungos serem procariontes. b) O fato dos fungos possuírem clorofila b, diferente da clorofila a presente nas plantas. c) Os fungos não fazem fotossíntese. d) Os fungos se reproduzem por esporos, diferentemente das plantas que o fazem por sementes.
A – Errada – Essa é uma informação correta em relação aos fungos. B – Errada – Essa é uma informação correta em relação aos fungos. C – Correta – Os fungos não apresentam a capacidade de produção de nutrientes de forma autotrófica. D – Errada – Essa é uma informação correta em relação aos fungos.
O reino Fungi é um grupo de organismos eucariotas (ou eucariontes), que inclui micro-organismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos . Os fungos são classificados num reino separado das plantas, animais e bactérias.
Qual a diferença entre MEI e carteira assinada?
Como verificar o saldo do título de capitalização Caixa?
Qual os Digrafos das palavras?
Como ler a pronuncia em inglês?
Como se escreve Coorientador ou Co-orientador?
Como se fala a palavra Volkswagen?
Como escreve Elizabeth em português?
Como se faz um quadro sinóptico?
Qual é o pronome utilizado na Espanha quando alguém fala com uma pessoa que conhece muito?
Como faço para abrir uma conta no Citibank?
Onde se passa a série Stranger Things?
Como se pronuncia elefante em inglês?
Qual a última temporada de One Tree Hill?