O que feitorias?

Pergunta de Diana Fonseca em 31-05-2022
(22 votos)

Feitoria eram os entrepostos comerciais europeus em território estrangeiro. Inicialmente estabelecidas nos diversos estados na Europa medieval, as feitorias foram mais tarde adaptadas às possessões coloniais.

O que seriam as feitorias?

- Era um dos postos avançados do império colonial português, representando ao mesmo tempo os interesses político-militares da Coroa e os interesses comerciais da nação. As feitorias eram chefiadas por um Feitor, auxiliado por um Escrivão. ... O resto do pessoal era militar: artilheiros, infantes, armeiros.


Como funcionavam as feitorias?

As feitorias portuguesas foram entrepostos comerciais, geralmente fortificados e instalados em zonas costeiras, que os portugueses construíram para centralizar e, assim, dominar o comércio dos produtos locais para o reino. Funcionavam simultaneamente como mercado, armazém, ponto de apoio à navegação e alfândega.

Qual era a outra Feitoria da costa africana?

A primeira dessas feitorias foi a Feitoria de Arguim na costa africana. No Golfo da Guiné foi fundada uma outra feitoria, a Feitoria da Mina, onde se desenvolvia o comércio de escravos, marfim, malagueta e ouro.

O que é escambo e Feitoria?

A relação dos indígenas com os portugueses era por meio do escambo, isto é, da troca. Os indígenas extraíam a madeira e eram pagos com utensílios como machados, facas, espelhos, canivetes etc.

O Que São Feitorias? (em 1 minuto)


38 curiosidades que você vai gostar

O que foi a prática do escambo?

Escambo é o termo utilizado para designar a prática da troca de serviços ou mercadorias, método de pagamento caracterizado pela permuta e que substitui o uso do dinheiro.

Como era feito o escambo entre os portugueses e os indígenas?

Os portugueses ofertavam ferro, quinquilharias e espelhos em troca de pau brasil da recém encontrada terra tupiniquim. Após o início e a intensificação da colonização o escambo se tornou uma forma de subsistência para os portugueses, quando os colonizadores conseguiram alimentos como farinhas e milho.

Quais eram as principais feitorias portuguesas em África?

A mais importante feitoria portuguesa em África foi a de S. Jorge da Mina, com uma grande fortaleza e um considerável volume de negócios. Foi fundada em 1482 e controlava todo o Golfo da Guiné até ao Congo. Escravos, ouro, especiarias e marfim eram os principais produtos ali comercializados.

Qual foi a primeira feitoria portuguesa na África?

Arguim, uma ilha da costa ocidental africana, que se diz ter sido descoberta por Nuno Tristão, mas talvez tenha sido visitada pela primeira vez por Valentim Fernandes, foi o primeiro entreposto comercial português na costa africana, a partir do qual se vão trocar ouro e escravos por tecidos, cavalos e trigo, produtos ...



Outras questões

Quais são os principais tipos de câncer?

Pode tomar Lavitan todos os dias?

Onde crescem as trufas?

Como se extingue o direito de superfície?

Quais são os impostos sobre vendas de produtos?

Qual é o papel do Conselho Tutelar?

Quais os 3 pilares da alfabetização?

Quando o cabelo do bebê se define?

Qual é o tipo de pele do sapo?

O que é o número 1?

Pode beber whisky puro?

Quanto custa labioplastia?

Quem é o pai da Lori Harvey?

Quantas horas um policial civil trabalha por dia?

O que causa rompimento de uma veia?

Pode carregar celular no som automotivo?

A tuberculose é transmitida por virus?

O que é hemorragia e choque?

Quais os danos causados pela corrente elétrica quando passa pelo corpo humano?

Como funciona uma MPPT?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com