Se o seu CNPJ está inapto, o primeiro passo é verificar junto à Receita Federal quais são as pendências da empresa. Isso pode ser feito através do site do órgão fiscalizador. Depois, separe as suas escriturações fiscais, além das declarações necessárias para a regularização.
Com o CNPJ ativo, a empresa continua existindo para o governo e demais entidades, gerando assim, cobranças e obrigações fiscais. Esse pode ser um momento difícil para o empreendedor, dadas as expectativas que muitas vezes foram frustradas com o insucesso do negócio.
Entretanto, a decisão deve ser bem pensada, pois uma vez baixado, não é possível então, reativar o mesmo CNPJ. Caso deseje retomar as atividades será necessário então, abrir um novo registro. Tomada a decisão, é necessário ter alguns cuidados antes de baixar o CNPJ para não ter problemas futuros.
Muitos às vezes não sabem, mas é possível fazer o restabelecimento de inscrição de CNPJ que foi baixado pelo motivo de OMISSÃO CONTUMAZ, devido à falta de entrega de suas declarações. Este procedimento não é novo, pois antes a SRF já dava baixa de ofício com base na IN RFB Nº 1470 de .
No entanto, se os procedimentos não estiverem sincronizados em sua localidade, é necessário procurar cada órgão, separadamente. Como vimos, baixar o CNPJ de uma empresa é um processo que exige atenção aos detalhes para que sejam evitados problemas futuros.
O que comer à noite para não aumentar a glicose?
São direitos individuais homogêneos coletivos e difusos?
Quais são os 5 tipos de jogos?
Como vincular segmentação de dados?
Pode ter dois MEI no mesmo CPF?
O que acontece se eu não retirar encomenda tributada?
Como colocar imagem lado a lado?
Com quantos meses fecha a moleira do bebê?
Qual a pressão normal de uma pessoa de 50 anos?
O que o Consenso de Washington defendia?
Qual tamanho fica um jabuti piranga?
Quais as vantagens da pintura eletrostática para esquadrias de alumínio?