Nestes casos, o otorrinolaringologista e oftalmologista devem ser procurados imediatamente para realização dos exames e avaliação da necessidade de intervenção cirúrgica de urgência. Não se descuide. A sinusite é tida com inofensiva mas a avaliação com o especialista é essencial.
Dor no fundo dos olhos, inchaço, sensibilidade à luz, visão embaçada e lacrimejamento são alguns sintomas da doença, causados devido a inflamação dos seios nessa região da face e ao bloqueio da passagem das secreções.
A intensidade da dor pode variar entre uma dor mais forte ou pontadas, pulsátil ou sensação de pressão na cabeça. Em casos como esse é comum ocorrer obstrução nasal com presença de secreção, que pode ser amarela ou esverdeada, o que pode piorar a congestão nasal.
Quem sofre de sinusite crônica deve eliminar de sua dieta todos os alimentos que produzem muco, tais como: laticínios, farinha de trigo, chocolate, ovo, alimentos fritos e processados. Açúcares e sucos de frutas devem ser reduzidos ou eliminados, pois alimentam os fungos em pessoas com sinusite crônica.
Geralmente a rinite alérgica vem acompanhada da conjuntivite alérgica que é a inflamação da conjuntiva, que pode provocar a sensação de areia nos olhos, ardência, vermelhidão, coceira e também o lacrimejamento.
Se acha que pode estar com sinusite, marque no teste a seguir os sintomas que possui:
Como confirmar o diagnóstico. O diagnóstico da sinusite deve ser feito por um otorrinolaringologista e, normalmente, é feito apenas com a observação dos sintomas e palpação dos seios nasais para avaliar se existe sensibilidade nessa região. Porém, o médico também pode pedir outros exames mais específicos como:
Geralmente, a sinusite é provocada pelo vírus Influenza e, por isso, é muito comum durante crises de gripe, mas também pode surgir devido ao desenvolvimento de bactérias nas secreções nasais, que ficam presas no interior dos seios nasais, como acontece após alergias.
Além dos remédios indicados, deve-se ainda ter alguns cuidados que ajudam os sintomas de sinusite a desaparecer mais rapidamente, como lavar o nariz com soro fisiológico 2 a 3 vezes por dia, evitar ficar muito tempo em locais fechados, ficar longe de fumaça ou poeira e beber entre 1,2 a 2 litros de água por dia.
Na hipótese em que a sinusite é bacteriana, a solução é o antibiótico, associado a alguns dos medicamentos acima descritos. Além disso, quando se trata de sinusite crônica ou fúngica, é comum que o tratamento seja associado a procedimentos cirúrgicos.
Qual o primeiro passo a ser implantado ao se adotar a metodologia Lean Six Sigma?
Quais as diferenças entre as placas-mãe?
Qual a cor de sapato para usar com vestido azul royal?
Quanto o Instagram paga para quem tem 50 mil seguidores?
Quais os dedos certos para tocar teclado do computador?
Qual a diferença entre tarê e teriaki?
Quais as primeiras terras avistadas pelos portugueses?
Quem Matou Sara de quem era o filho?
O que é o mel e a partir do que ele é fabricado?
Qual a origem da igreja do véu?
Qual o melhor processador 2022?
Quanto maior o valor do decibel mais agudo E o som?