Para tratar a hematofobia, a psicoterapia é a abordagem mais recomendada, assim como para outras fobias. Isso porque durante as sessões o terapeuta irá auxiliar o indivíduo a entender seus medos e encará-los aos poucos, de forma saudável.
Imagine que essas pessoas podem fugir de procedimentos médicos, exames ou cirurgias por medo de sangue ou agulhas. Procure um especialista para te ajudar a superar esta fobia! Buscar ajuda psicológica pode ser fundamental para você vencer esses medos. Encontrar as causas e usar estratégias para lidar com a questão.
Hematofobia, ou hemofobia, é o nome dado à patologia psicológica apresentada por pessoas que têm medo exagerado e irracional de ver sangue. O sintomas mais comuns são desmaio, enjoo, tontura, calafrio e falta de ar.
A avaliação da quantidade de açúcar no sangue, chamada de glicemia, também é um bom indicador do estado de saúde da pessoa, pois quando está elevada pode ser indicativo de diabetes, que é uma doença crônica que pode levar a sérias complicações quando não tratada, como cegueira, pé diabético ou problemas renais, por exemplo.
Muitos especialistas acreditam que a hematofobia esta associada com algum evento traumático que o indivíduo passou em algum momento de sua vida, onde teve uma experiência negativa com o sangue, como aqueles que sofreram uma lesão forte ou que tiveram doenças que causaram grande perda de sangue ( hemorragia ).
Algumas pessoas desmaiam ao ver sangue, outras ficam trêmulas, fracas, enjoadas, tontas, a pressão cai, têm dor de cabeça, calafrios, falta de ar, boca seca e transpiração excessiva. Muitos ainda desenvolvem medo a todo tipo de objeto cortante e pontiagudo, como facas e agulhas, pois estão associados com sangramento.
Como saber se as fezes vermelhas indicam a presença de sangue. O presença de sangue nas fezes pode ser indicativo de diferentes doenças, como hemorroidas, fissuras anais, diverticulite, úlceras no estômago e pólipos intestinais, por exemplo, e deve ser comunicado ao gastroenterologista se a presença de sangue for frequente, ...