Confira 3 dicas para ser mais produtivo e parar de se comparar aos demais:
Segundo Patrícia, as comparações fazem com que você tome más decisões, eleva o estresse, a ansiedade e causam até depressão. A especialista lista abaixo algumas situações em que comparar-se com os outros pode ser muito perigoso: Você vê o resultado, não o esforço. Todas as escolhas geram consequências boas e ruins.
Comparar-se aos outros significa comparar o que vê nos outros com o que sabe sobre si mesmo. As coisas sempre parecem melhores por fora do que por dentro. As pessoas costumam colocar uma imagem parecendo melhor para o mundo do que se sentem por dentro. Além disso, essas versões nunca são a versão completa.
Evite julgamentos. As diferenças precisam ser respeitadas, uma vez que é impossível saber a capacidade do outro de lidar com os problemas. Talvez tenha sido fácil para você superar o término de um relacionamento, por exemplo, mas isso não é motivo para diminuir aqueles que não conseguem. Fuja dessa armadilha.
Dicas para superar o complexo de inferioridade
Motivos pelos quais as pessoas nos comparam com os outros. A teoria da comparação social, enunciada pelo psicólogo social Leon Festinger em 1954, aponta algo interessante. Quando uma pessoa fica sem pistas óbvias sobre a sua eficácia, valor ou características, ela volta sua atenção para aqueles ao seu redor.
metáfora. metonímia. catacrese. perífrase (ou antonomásia)
Resistir ao impulso de se comparar com os outros é difícil, mas no final das contas, é você quem controla sua vida. Você é responsável pelas escolhas que guiarão sua vida em uma determinada direção e deve tomar as melhores decisões para si mesmo, e não para qualquer outra pessoa.
Se for para comparar, no máximo, se permita comparar consigo mesmo. Com o que você consegue fazer hoje, com a sua experiência de vida, com o seu passado. Mas até nisso é importante ter cuidado e saber reconhecer que o tempo provoca situações que nem sempre permitem este tipo de comparação.
Se você utiliza a comparação com uma outra pessoa, seja com um irmão ou irmã, amigo ou amiga, esposa ou marido, namorada ou namorado, colega de escola ou trabalho, é muito recomendável que você pare de fazer isso o quanto antes. Como disse, se comparar só vai criar um sentimento, ilusório veja bem, de que você é inferior ou superior.
Pense em como você se sente em relação à comparação e anote todos os pensamentos e sentimentos que vierem à mente. Por exemplo, talvez você se sinta deprimido porque está com inveja do carro novo de alguém e ainda dirija o mesmo carro velho de sempre. Tente descobrir quando o comportamento comparativo teve início.
Como se escreve gentil ou gentio?
Como ver quantos GB de internet eu tenho?
O que significa sombra e escuridão?
Como pegar a beta do Avengers?
Como se escreve ótimo ou ótimo?
Como ver o que outra pessoa curtiu no Facebook 2021?
O que você espera de um atendimento?
Quais os requisitos para fazer um loteamento?
Como está o movimento nas rodovias?
Como fazer para escolher o curso certo?
O que significa sonhar com alguma coisa que você quer?
Como jogar jogos de PS4 sem internet?
Tem como jogar Forza Horizon 2 offline?
O que é cariótipo e como ele é organizado?
Como preparar a tinta para pintar o piso?
Como deve ser feita a organização dos medicamentos em um estabelecimento?