Esfregue com uma camada muito leve de óleo de cozinha, de preferência enquanto a panela ainda está quente. Pendure ou guarde panelas em local seco. Ocasionalmente, você pode notar algum resíduo escuro em sua toalha de papel ou pano ao limpar.
Antes de usar sua panela de ferro pela primeira vez, encha-a com água e ferva por alguns minutos. Ainda quente, remova o líquido com cuidado e lave bem com esponja macia. Seque-a na chama do fogão. Ela estará pronta para o uso.
Unte com óleo, azeite ou banha de porco a parte interna da panela e leve ao fogo baixo por 30 minutos. Deixe a panela esfriar e espalhe a gordura no restante dela. Coloque a panela no fogo de cabeça para baixo, sem deixar que a chama entre em contato com a gordura que você espalhou nela. Deixe mais 30 minutos.
Os utensílios de ferro fundido devem ser guardados bem secos para que não corram o risco de enferrujarem e devem ser untados com uma fina camada de óleo. Depois de lavar o seu utensílio de ferro fundido com sal grosso ou sabão neutro, enxágue bastante.
Curar uma panela de ferro fundido é bem simples: basta espalhar uma camada generosa de óleo comestível ou gordura animal por toda superfície da panela e levá-la ao forno na temperatura de 160° por uma hora (baixo sempre).
Sempre lave sua panela usando um sabão em barra neutro e a parte amarela da esponja. O sabão em barra não deixa resíduos no fundo da panela e a esponja deve ser firme mas não o suficiente para retirar a camada protetora do utensílio. Dica: o ideal é lavar com a panela ainda quente ou usar água quente na limpeza!
Toda vez que você cozinha com uma panela de ferro fundido, o óleo utilizado nela se junta ao usado no processo de cura e a mantém nesse estado. Porém, você pode ajudar o processo e garantir que a panela permaneça completamente antiaderente ao curá-la periodicamente, especialmente caso tenha usado vinagre e sal para limpá-la.
Limpe-a logo após o uso. É extremamente fácil limpar uma panela de ferro fundido após o uso, antes de a comida ter a chance de se grudar a ela. Assim que ela estiver fria ao toque, retire os indícios de comida com uma toalha e lave-a com água quente.
Com o auxílio de uma espátula ou colher, use papel toalha ou guardanapo para espalhar o óleo em toda superfície antiaderente da panela, durante dois a cinco minutos. Espere a panela esfriar! Esse passo é muito importante.
O processo feito em poucos minutos, também conhecido como ‘cura’, serve para “selar” o revestimento das panelas e a proteção da camada antiaderente, aumentando a funcionalidade, qualidade e durabilidade do produto.
Como os ideais iluministas foram difundidos no Brasil?
Como limpar peixinho da horta?
Por que alguns idosos não lidam bem com a tecnologia?
Porque a religião no Egito antigo era tão importante?
Como higienizar os cílios antes da extensão?
O que é bom para unha crescer rápido?
Como usar o óleo de linhaça no cabelo?
Qual a melhor fruta para plantar no quintal de casa?
Como tirar mudas de espinafre?