Para evitar o choque no chuveiro, portanto, o primeiro passo é fazer o aterramento correto. Normalmente, o condutor de proteção tem a cor verde ou verde e amarela – e deve ser conectado ao sistema de aterramento elétrico de sua casa. Trata-se de uma ação simples: apenas conectar um cabo a outro.
Neste caso para resolver o problema deve-se primeiramente ligar o cabo de terra do seu chuveiro no sistema de aterramento de sua residência. A melhor opção para a resolução é construir um sistema adequado de aterramento para sua casa.
Tecnicamente falando e mais seguro, para fazer o aterramento de chuveiro é necessário que você ligue este fio terra em um outro fio de aterramento exclusivamente para isso. Na falta do fio de aterramento a opção (menos segura, mas ainda viável) é no neutro. Para isso, você deve ter uma chave de teste.
- Antes de ligar o chuveiro pela primeira vez, coloque na posição desligado e deixe a água correr por alguns segundos, depois feche a torneira e passe para posição desejada. Isso evitará que a resistência queime. - Normalmente os chuveiros elétricos tem uma chave com 3 posições: Inverno, Desligado, Verão.
Uma dica: nunca mude a temperatura com o chuveiro ligado. Primeiro, feche o registro de água, depois mude a temperatura e abra o registro novamente. Apenas chuveiros com controle eletrônico de temperatura podem ser manuseados em funcionamento.
24 curiosidades que você vai gostar
Como economizar energia no chuveiro elétrico?utilize o chuveiro no modo verão, usufruindo dos benefícios da água fresca;evite banhos demorados, pois, além de economizar luz, você economiza água;feche a torneira ou o chuveiro quando não estiver usando ou enquanto estiver se ensaboando;
Na hora de escolher hastes de aterramento, procure optar por hastes de 2,5m, pois estas conseguem diminuir o risco de atingir dutos subterrâneos na hora de sua instalação. As hastes são feitas de aço e revestida de cobre com comprimentos de 1,5 a 4,0m.
O aterramento é feito quando o fio terra ou uma barra de cobre conectada ao fio são enterrados. O recomendado é que seja feito um único ponto de aterramento. Isso evita possíveis diferenças de tensão e garante uma proteção adequada.
Logo a corrente que circula pela água é mínima (vide mais em Choque em chuveiros elétricos). ... Porém isso não acontece, existe uma válvula de fluxo que desconecta a rede elétrica do resistor quando o chuveiro é desligado.
Chuveiro e DR.
De acordo com norma NBR – 5410 no item 5.1.3.2.2 é obrigatório o uso de dispositivo diferencial residual de alta sensibilidade como proteção adicional em locais que possuem chuveiros ou banheiras, por tanto o uso do dispositivo de proteção é obrigatório nos banheiros.
Pois é. E desde então sempre tem gente que fica com medo de levar choque ao tomar banho. Há quem jure que o ideal é usar um chinelo de borracha, pois o material extraído da seringueira cortaria a corrente elétrica.
Emenda com conector: Esse método é o mais simples, rápido e eficaz, dando oferecendo até mais praticidade na hora de substituir o chuveiro caso necessário, esse método consiste em instalar conectores de cerâmica de múltipla conexão.
O sistema de aterramento consiste em uma viga cravada na terra que é conectado a um fio, geralmente de cor verde e amarela, que percorre toda a casa. Ele tem como objetivo diminuir a variação de tensão de uma rede elétrica, eliminar as fugas de energia e proteger os usuários de um possível choque elétrico.
Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.
As mais comuns (mas não se limitando apenas a estas), são as de ¾” e 5/8”. É comum o fornecedor te vender haste de ¾ e te entregar 5/8” ou ½” .
A haste de aterramento normalmente, é feita de uma alma de aço revestida de cobre. Seu comprimento pode variar de 1,5 a 4,0m. As de 2,5m são as mais utilizadas, pois diminuem o risco de atingirem dutos subterrâneos em sua instalação.
No caso de condutores em anel, os condutores horizontais radiais devem ser instalados a uma profundidade mínima de 0,5 m. Hastes verticais em paralelo devem ser espaçadas entre si por uma distância não inferior ao seu comprimento.
Só o chuveiro trabalha na casa!
Se possível, desligue da tomada alguns aparelhos antes de entrar na ducha. O chuveiro elétrico consome muita energia e, se ligado junto com todos os outros aparelhos, pode sobrecarregar a rede elétrica da casa - possivelmente ocasionando um curto-circuito ou o popular "desarme".
Resumidamente, podemos dizer que o chuveiro eletrônico tem mais vantagens. Sua precisão na mistura entre água quente e fria traz economia na conta de luz. Podemos afirmar que é a opção mais econômica para sua casa.
O tempo ideal de um banho deve ser de até 10 minutos, no máximo. Entenda. Quando o assunto é banho, muita gente pensa logo em ficar debaixo do chuveiro curtindo a água quentinha caindo no corpo, o que é extremamente prazeroso, além de fazer parte da nossa higiene pessoal diária.
Enquanto aquece a água, ao mesmo tempo a resistência se resfria. Então, se a resistência é ligada e não está em contato com a água, ela vai queimar. Isso porque nesse caso não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.
É possível a figura do homicídio torpe fútil?
Quem pode ser pai socioafetivo?
Como saber se um documento foi editado?
Porque não pode beber água antes de uma cirurgia?
Qual a causa do corrimento branco?
Quantas cooperativas existem no Brasil 2021?
O que podemos fazer no Dia-a-dia para garantir a efetivação dos direitos dos idosos?
Como funciona o ingresso por opção?
Quantos dias o teste de Covid da Positivo?
O que são osteoblastos osteoclastos e osteócitos?
Qual a finalidade da decisão saneadora?
Quem venceu a batalha em Marathon?
Como desenhar com o mouse no Word?
Quais as funções da avaliação no contexto escolar?
Quais são os principais componentes do núcleo?