4 maneiras de parar de ser tão crítico consigo mesmo
Esse termo está relacionado à capacidade interna que um indivíduo tem de fazer uma crítica a si mesmo, e para si mesmo. A autocrítica se dá a partir da análise dos seus próprios atos, modo de agir, erros cometidos e possibilidades de melhoria.
A autocrítica consiste em saber analisar as próprias atitudes e ter capacidade de avaliar aquilo que faz ou pensa. Desta maneira, é possível perceber um erro cometido e, a partir dessa percepção, ser capaz de corrigi-lo. É fundamental aprender com os próprios erros e, a partir daí, saber mudar e agir.
De acordo com Kristin Neff, professora de psicologia da Universidade do Texas em Austin e pesquisadora do assunto, “autocompaixão significa tratar a si mesmo com a mesma gentileza e cuidado com que você trataria um amigo”.
Seja mais positivo sobre as pessoas Outra maneira de ser menos crítico é incutir positividade em si mesmo. Antes de dizer alguma coisa, pergunte a si mesmo o que sua declaração fará a essa pessoa. Se isso os derrubar, não o diga, mas se os levantar, então vá em frente.
A autocompaixão pode ser desenvolvida através de uma variedade de exercícios, bem como através da psicoterapia. Experimente olhar para a sua autocrítica como uma crítica dirigida a um amigo. Se as palavras são muito duras para alguém que lhe é querido, então provavelmente também o são para si.
Esse é um processo que tem ligação direta ao autoconhecimento, já que depende da capacidade de de julgar os próprios atos e o modo de agir, além dos erros cometidos, para então se corrigir e se aprimorar. Apesar de uma prática comum, a autocrítica pode facilmente cair no exagero. Enquanto alguns erram pela falta dela, outros pecam pelo excesso.
Existem inúmeros momentos em que a autocrítica funciona como uma ferramenta útil no desenvolvimento da carreira. Como podemos ver a partir de cada exercício, um profissional que faz uso da autocrítica reconhece seus padrões de comportamento, melhorando as relações interpessoais – fundamentais em um ambiente de trabalho.
A autocrítica, para ser positiva, deve sempre vir de um desejo de compreensão na hora de se autoavaliar. Uma das perguntas possíveis para investigar a situação na qual se encontra é “o que eu fiz para chegar até aqui?”, ao invés de simplesmente se lamentar pelo resultado obtido não ter sido o planejado.
Apesar de uma prática comum, a autocrítica pode facilmente cair no exagero. Enquanto alguns erram pela falta dela, outros pecam pelo excesso. Em geral, as pessoas acabam julgando os outros, focando em apenas em defeitos e sendo muito duras com o processo de cada um, esquecendo de prestar atenção nas próprias atitudes.
Como é feito o cálculo de um processo trabalhista?
Como os equinodermos podem ser classificados?
Qual a diferença entre taxa de juros prefixada e Pós-fixada?
Quantas pessoas são destras no mundo?
Que documentos levar no alistamento?
O que é preciso para garantir uma boa colheita?
Como saber qual o tipo de ligação química?
Qual é o poder de Monkey D Dragon?
Como fazer para centralizar a página do Google?
Qual o exército mais temido do mundo?
O que é uma palavra no singular?
São exemplos de impostos de incidência direta?
Qual o nome da varinha mais poderosa do Harry Potter?
O que estudar para passar na USP?
Quantos dias tomar azitromicina para sinusite?
Quais as diferenças entre jurisdição e ação?
Qual o prazo em dias para a apresentação das razões recursais?