Nunca se deve espremer um furúnculo. Na maioria dos casos, ele se rompe espontaneamente e não há necessidade de drenagem cirúrgica. A aplicação de calor úmido no local acelera o processo de drenagem espontânea. Há casos, porém, em que se torna necessária a administração de antibióticos de uso tópico ou por via oral.
O tratamento para o furúnculo consiste em lavar a região todos os dias com água e sabão ou com um sabão antisséptico, de preferência indicado pelo dermatologista, e em aplicar compressas de água morna na região, que ajudam a retirar o pus, esperando que ele desapareça sozinho.
Uma compressa quente aplicada na região afetada pode facilitar a drenagem do furúnculo. Este é o primeiro passo para tratar a infecção e deve ser sua primeira atitude quando surgir um furúnculo. Basta mergulhar uma toalha em água morna e aplicá-la sobre a pele por 10 a 15 minutos, de três a quatro vezes por dia.
Tirar o excesso de pus com soro fisiológico; Lavar o local com água e sabão neutro; Aplicar a pomada antibiótica, de acordo com a orientação médica; Cobrir o local com faixa ou gaze limpas.
Em casos de lesões mais profundas, é necessário drenar o furúnculo para retirar o pus do local, já que o antibiótico não consegue agir no abscesso. Após a drenagem, nessas lesões, é necessário utilizar antibiótico para eliminar a bactéria do local.
20 curiosidades que você vai gostar
Se o abscesso (coleção de pús) já formou e estiver a ponto de drenagem, essa deverá ser feita pelo medico. Caso rompa antes de procurar o médico (drenagem espontânea) você pode, com delicadeza e sem espremer, apenas apertar levemente das bordas ao orifício formado para sair o máximo de pús.
Surgimento de um nódulo avermelhado, dolorido e cheio de pus. Vermelhidão e suor na pele ao redor do abscesso. Crescimento gradual no tamanho do nódulo conforme vai se enchendo de pus. Surgimento de uma área amarelada na parte central do furúnculo, que pode eventualmente se romper, permitindo que o pus vaze.
Para usar como emplastro, misture a curcuma com água, e o gengibre até formar uma mistura de aspecto pastoso. Aplique a pasta no furúnculo com a ajuda de uma gaze de 3 a 4 vezes ao dia.
Se a quantidade de pus for pequena, uma massagem suave no dedo imerso em água morna costuma facilitar a drenagem. Lembre-se de manter a região sempre bem limpa para evitar reinfecções. Se o inchaço e a coleção de pus forem grandes, o ideal é que a drenagem seja feita por um médico. Não tente espremer abscessos em casa.
Como tratar a blefarite canina?
O que fazer com a indiferença de um homem?
Pode dar leite em pó para bezerros?
Como descobrir se uma faculdade é boa?
Como limpar pincel sujo de tinta vitral?
Como saber se o seguro desemprego está na conta?
Como ver se o dinheiro cai na conta Nubank?
Como saber se um criadouro é legalizado?
Como é cobrado o tiro de meta no futsal?
É normal ter 14 anos e ter um dente de leite ainda?
Como é classificado o calcário?
Como saber se o depósito cai na conta da pessoa?
Como saber se sua pedra é um cristal?
Como saber se o cão está envenenado?
Quais os sintomas quando a cobra morde o cachorro?
Como saber se fui mordida por rato?
Como saber se um elemento é Diamagnetico?