- Se a queimadura for de segundo grau e apesentar bolhas, é essencial arrefecer a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente ou cubos de gelo, até a dor acalmar, antes de lavar cuidadosamente com um antissético, sem nunca aplicar álcool.
Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
Em nenhum momento se deve estourar a bolha da queimadura, pois isso aumenta o risco de infecções, o que pode piorar a recuperação e até afetar a cicatrização, sendo necessário o tratamento com antibiótico.
Além do mais, as bolhas funcionam como curativo biológico para a queimadura, auxiliando a cicatrização. Após a cicatrização a pele pode apresentar manchas residuais ou ter uma recuperação completa, sem qualquer mancha. As queimaduras de terceiro grau são as mais graves. Elas provocam a destruição total da pele.
Uma bolha é uma pequena bolsa de fluido corporal (linfa, soro, plasma, sangue ou pus) dentro das camadas superiores da pele, tipicamente causadas por fricção forçada, queimaduras, congelamento, exposição a produtos químicos ou infecção. A maioria das bolhas é preenchida com um líquido claro, seja soro ou plasma.
Fazer um pequeno furo na bolha, utilizando uma agulha esterilizada; Deixar o líquido sair da bolha, mas sem fazer pressão; Aplicar uma pomada com ácido fusídico ou outra substância antibacteriana sobre o local; Cobrir a bolha com uma gaze ou penso esterilizado.
As bolhas são elevações na camada mais superficial da pele, que criam líquido no seu interior e o seu aparecimento deve-se a diferentes causas.
Uma bolha é uma pequena bolsa de fluido corporal (linfa, soro, plasma, sangue ou pus) dentro das camadas superiores da pele, tipicamente causadas por fricção forçada, queimaduras, congelamento, exposição a produtos químicos ou infecção. A maioria das bolhas é preenchida com um líquido claro, seja soro ou plasma.
A fricção constante faz com que a epiderme, camada mais exterior e grossa da pele, se solte da segunda camada, a derme. Aí, entre essas camadas surge o edema com líquido que, geralmente, traz uma leve sensação de ardência e causa forte dor quando pressionado.
- Se a queimadura for muito extensa, envolver a vítima num lençol lavado e que não largue pelos, previamente humedecido com soro fisiológico ou, na falta, com água simples. Nessas situações, nunca deve: - Retirar qualquer pedaço de tecido que tenha ficado agarrado à queimadura. - Rebentar as bolhas ou tentar tirar a pele das bolhas que rebentaram.
A drenagem da bolha só deve ser utilizada nos casos em que os outros cuidados não ajudam a aliviar o desconforto e, idealmente, deve ser feita por um enfermeiro ou outro profissional de saúde. O passo-a-passo para fazer a drenagem é:
A queimadura progride por 24 a 48 horas após o contato; tentar secá-lo com uma toalha (mesmo sem esfregar) pode piorar o desconforto. Portanto, ele deverá secar naturalmente antes de se colocar pomadas e curativos, retirando o calor da ferida, diminuindo a chance de estourar as bolhas e melhorando a dor.
Passe um creme para queimaduras. Quando a bolha surgir após uma queimadura, cremes antibióticos ou loções hidratantes podem ser utilizadas para evitar infecções. Passe uma fina camada de creme ou loção; se quiser cobrir a lesão com gaze ou curativo, evite cremes à base de água.
Como transformar Conta Fácil em poupança?
Qual a melhor opção Triss ou Yennefer?
Como Enlouquecer Seu Chefe filme Onde assistir?
Como jogar Among Us e conversar?
Como ficou os feriados em São Paulo?
Como oferecer um cigarro para pomba-gira?
Como excluir linhas e colunas em branco no Excel?
Como odiar alguém que você ama?
Como dar champanhe para pomba gira?
Qual o valor do lance para ser contemplado no consórcio Volkswagen?
Qual melhor carne para bebê de 6 meses?
Como mover um E-mail para uma pasta?
Porque às vezes sentimos raiva de quem amamos?