- Se a queimadura for de segundo grau e apesentar bolhas, é essencial arrefecer a região queimada com soro fisiológico ou, na sua falta, com água fria corrente ou cubos de gelo, até a dor acalmar, antes de lavar cuidadosamente com um antissético, sem nunca aplicar álcool.
Elas podem ser classificadas como superficiais, quando a base da bolha é rósea, úmida e dolorosa; ou profundas, quando a base da bolha é branca, seca, indolor e menos dolorosa (profunda). A restauração das lesões ocorre entre 7 e 21 dias.
Em nenhum momento se deve estourar a bolha da queimadura, pois isso aumenta o risco de infecções, o que pode piorar a recuperação e até afetar a cicatrização, sendo necessário o tratamento com antibiótico.
Além do mais, as bolhas funcionam como curativo biológico para a queimadura, auxiliando a cicatrização. Após a cicatrização a pele pode apresentar manchas residuais ou ter uma recuperação completa, sem qualquer mancha. As queimaduras de terceiro grau são as mais graves. Elas provocam a destruição total da pele.
Uma bolha é uma pequena bolsa de fluido corporal (linfa, soro, plasma, sangue ou pus) dentro das camadas superiores da pele, tipicamente causadas por fricção forçada, queimaduras, congelamento, exposição a produtos químicos ou infecção. A maioria das bolhas é preenchida com um líquido claro, seja soro ou plasma.
Fazer um pequeno furo na bolha, utilizando uma agulha esterilizada; Deixar o líquido sair da bolha, mas sem fazer pressão; Aplicar uma pomada com ácido fusídico ou outra substância antibacteriana sobre o local; Cobrir a bolha com uma gaze ou penso esterilizado.
As bolhas são elevações na camada mais superficial da pele, que criam líquido no seu interior e o seu aparecimento deve-se a diferentes causas.
Uma bolha é uma pequena bolsa de fluido corporal (linfa, soro, plasma, sangue ou pus) dentro das camadas superiores da pele, tipicamente causadas por fricção forçada, queimaduras, congelamento, exposição a produtos químicos ou infecção. A maioria das bolhas é preenchida com um líquido claro, seja soro ou plasma.
A fricção constante faz com que a epiderme, camada mais exterior e grossa da pele, se solte da segunda camada, a derme. Aí, entre essas camadas surge o edema com líquido que, geralmente, traz uma leve sensação de ardência e causa forte dor quando pressionado.
- Se a queimadura for muito extensa, envolver a vítima num lençol lavado e que não largue pelos, previamente humedecido com soro fisiológico ou, na falta, com água simples. Nessas situações, nunca deve: - Retirar qualquer pedaço de tecido que tenha ficado agarrado à queimadura. - Rebentar as bolhas ou tentar tirar a pele das bolhas que rebentaram.
A drenagem da bolha só deve ser utilizada nos casos em que os outros cuidados não ajudam a aliviar o desconforto e, idealmente, deve ser feita por um enfermeiro ou outro profissional de saúde. O passo-a-passo para fazer a drenagem é:
A queimadura progride por 24 a 48 horas após o contato; tentar secá-lo com uma toalha (mesmo sem esfregar) pode piorar o desconforto. Portanto, ele deverá secar naturalmente antes de se colocar pomadas e curativos, retirando o calor da ferida, diminuindo a chance de estourar as bolhas e melhorando a dor.
Passe um creme para queimaduras. Quando a bolha surgir após uma queimadura, cremes antibióticos ou loções hidratantes podem ser utilizadas para evitar infecções. Passe uma fina camada de creme ou loção; se quiser cobrir a lesão com gaze ou curativo, evite cremes à base de água.
Quais são todos os poderes do Rinnegan?
Quais são os principais problemas urbanos da atualidade?
Como saber se seu filho está fumando?
Quem são os empreendedores de sucesso?
Quanto tempo depois de tomar amoxicilina posso beber?
O que é uma frase negativa exemplo?
Quais as frutas que mancham roupas?
Qual a diferença entre despesas diretas e indiretas?
Quem é o vetor da leishmaniose no Novo e no Velho Mundo?
O que fazer para espantar mau olhado?
Quais as melhores marcas de cosméticos para revender?
Como aplicar a humanização na área da saúde?