Além da reciclagem, existem outras maneiras de usar as sobras de EVA, como:triturar a borracha e usá-la como enchimento de almofadas, travesseiros, pufes;fazer objetos didáticos com os pedaços de EVA, como jogos de damas;fazer peças de artesanato;criar mosaicos com os pedaços de EVA.
A Utep é autorizada pelo IBAMA a efetuar Destinação de Resíduos de Borracha, triturar, destinar e emitir o Certificado de Compromisso com o Meio Ambiente.
Reciclagem da borracha de chinelo
O excedente de matéria prima pode ser usado na reciclagem: o processo é o mesmo para ambos os tipos de borracha, natural ou sintética, e consiste em triturar, aquecer e pressionar o material para se obter um novo material que tem a mesma consistência da borracha quando nova.
E se seu chinelo de borracha velho virasse um produto novo? A marca Havaianas possui pontos de coleta em suas lojas onde é possível dar um adeus responsável às sandálias usadas. Em parceria com a startup TrashIn, especializada em gestão de resíduos, a empresa promove o reuso e a reciclagem dos pares.
A reciclagem de borrachas pode proporcionar o reuso dos materiais feitos da mesma, podendo até mesmo chegar a 100% de aproveitamento. Entre estes materiais produzidos encontram-se tubos, chapas, pneus velhos ou quaisquer outros produtos.
28 curiosidades que você vai gostar
O Pó de Borracha pode ser usada na composição do asfalto de rodovias e ferrovias, quadras esportivas, nos setores da Construção Civil, Composição de Biomassa, Indústria Calçadista, Autopeças, entre outros.
MOREGREEN PISOS ECOLÓGICOS: A MELHOR EMPRESA PARA COMPRAR PÓ DE BORRACHA. A melhor opção para comprar pó de borracha é a Moregreen – Pisos Ecológicos, uma empresa inovadora que fabrica pisos a partir de pneus reciclados.
A reciclagem da borracha vulcanizada poderá gerar misturas com asfaltos, assim cria-se recapeamento de ruas, construção de novas rodovias, pisos para parques e muito mais. Vale ressaltar o fato de que a borracha quando triturada garante ganho de vida útil ao asfalto, já que criará maior aderência.
A Norma ABNT NBR 10.004 de 09/1987 exige o tratamento com propósito de reutilização ou pelo menos sua inertização, isto é, envio para aterros industriais, mas artefatos de borracha vulcanizada, após sua vida útil, demoram de 400 a 800 anos para se decompor no meio ambiente.
Outras formas de reciclagem e reaproveitamento dos pneus
Recauchutagem – são adicionadas novas camadas de borracha nos pneus “carecas” ou sem friso. A recauchutagem aumenta a vida útil do pneu em 40% e economiza 80% de energia e matéria-prima em relação à produção de pneus novos.
Acumulando água e sujeira, os pneus também contaminam o solo, podendo causar infecções nas pessoas e atingindo até os animais que se alimentam de recursos naturais contaminados pela eliminação de resíduos químicos que fazem parte da consistência dos pneus.
Só precisávamos de um isqueiro.E tudo é bem simples: basta empurrar de volta a tirinha pro buraco, esquentar a ponta com isqueiro e amassar um pouco para evitar que ela escape novamente.A tirinha vai ficar presa de novo, e você pode seguir a vida como se nada tivesse acontecido.
Uma boa ideia pode ser fazer uma parceria com as fábricas de EVA, que utilizam a borracha velha para reciclar. Essas companhias possuem equipamentos e materiais industriais que facilitam esse processo. Pode-se negociar uma troca de chinelos velhos por um desconto em placas de EVA novas, por exemplo.
Enquanto a Borracha Natural é obtida por meio do látex, seiva da planta, que é produzido em algumas espécies vegetais tropicais, mas principalmente da extração da seringueira (Hevea brasiliensis), uma árvore nativa da região amazônica, a Borracha Sintética, como o próprio nome diz, é um material artificial que provém ...
A reciclagem de pneus é a maneira mais fácil e direta para quem busca economia e sustentabilidade nos dias atuais. ... Pneus velhos descartados de forma errônea podem contribuir para o entupimento de rios e redes de esgotos, o que causa inundações e se torna um local de concentração de insetos transmissores de doenças.
Tipos de borrachas para chinelos
A borracha para chinelo é um material combinado com borracha natural, conhecida como látex, misturada com Etil Vinil Acetato. Popularmente é chamada de EVA para fabricação de placas de chinelo.
A matéria prima para fabricação de chinelos simples é baseada, simplesmente, em uma placa de borracha, sem revestimento feito por tecido. Na borracha com tecido, obviamente, este revestimento já existe, mas com uma única cor.
Ao contrário do plástico, o tempo de decomposição de um pneu ou outro objeto de borracha ainda é indeterminado, apesar de alguns estudos mostrarem apontarem um prazo aproximado de 600 anos.
Essas características as tornam semelhantes ao plástico, mas, na realidade, o látex é um produto natural, obtido por incisão na casca da seringueira. Depois de utilizá-las, as luvas de látex devem ser descartadas no lixo seco não-classificado (não é plástico, nem papel, nem alumínio, nem vidro).
Diferente das borrachas feitas a partir da Seringueira, as de PVC têm seu processo 100% sintético, ou seja, são feitas em laboratório.
Jogue seus papéis sempre em cestos separados. Restos de alimentos, copos descartáveis e diversos tipos de líquido podem sujar ou contaminar os papéis. Para serem enviados ao reciclador, os papéis devem sempre estar secos, sem resíduos de comida ou gordura. Desmonte caixas de papelão, minimizando ao máximo o seu volume.
Os pneus usados podem ser reutilizados após sua recauchutagem. Esta consiste na remoção por raspagem da banda de rodagem desgastada da carcaça e na colocação de uma nova banda. ... Assim sendo, mais cedo ou mais tarde, os pneus são considerados inutilisáveis e descartados.
A maioria dos pneus velhos é reformada e retorna à sua fábrica de origem. Depois da coleta, o aço é retirado dos pneus inservíveis e eles são, então, triturados e encaminhados para empresas que produzem materiais a partir da borracha em pequenos pedaços.
O Solvente para borracha Constitui-se de compostos orgânicos inflamáveis, obtidos a partir do fracionamento de naftas e purificado através do processo de peneiras moleculares ou hidrogenação, para eliminação do benzeno.
Os principais solventes orgânicos utilizados na indústria da Borracha são a nafta alifática ou benzina (mistura de solventes alifáticos, com 5 a 11 átomos de carbono), o benzol (mistura de hidrocarbonetos aromáticos tais como benzeno, tolueno e xileno), tolueno, xileno e os hidrocarbonetos clorados.
Como terminar um documentário?
Como saber se estou acima do peso teste?
Quais são os dois biomas com maior biodiversidade do mundo?
Como ativar linha cancelada Claro?
Quem deve usar WhatsApp Business?
O que é Educação Aberta e a Distância?
Como se fala tchau em outras línguas?
Como eram os deuses da Mesopotâmia?
Como saber se fui bem na entrevista com o gestor?
Quanto uma doula ganha por mês?
Quais são as formas de narrativa?
Pode parar de tomar Rivotril de uma vez?
Como fazer tinta com corante alimentício?
Quais são os tipos de documentos de identificação?