Perdoar é a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo. Por mais que você tenha sido machucado e por pior que tenha sido essa decepção, o perdão pode te libertar do rancor e da amargura.
A vingança acontece quando a pessoa não consegue dar conta de seu Eu Machucado – ou seja, das suas dores, medos, invejas, raivas e outros sentimentos negativos – e acredita que sua dor é causada pelo outro.
A vingança traz pessimismo, ódio, ressentimento… “Essas sensações vão enferrujando a alma”, diz o especialista. A vontade de se vingar gera vários males, como ansiedade, depressão e transtorno obsessivo compulsivo (TOC). Outro mal comum entre os vingativos é a fobia social.
Eadeh acredita que a vingança nos faz bem por alguns momentos porque é através dela que temos a sensação de estar “fazendo justiça”. Basicamente, segundo ele explica, a vingança tem, sim, seu lado doce, mas também tem seu gosto amargo.
Uma Prática Fundamental para Lidar com a Injustiça. Primeiramente, nosso sentimento de injustiça esmaece quando sentimos o perdão em seu nível mais profundo. A Psicologia Positiva nos ensina a praticar o perdão que significa a libertação de um vínculo negativo com a fonte que nos transgrediu.
“Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor”, (Romanos 12:19). É difícil, muito difícil, no calor de uma contrariedade, colocar em prática este ensinamento da Bíblia Sagrada.
Vingança é qualquer ação que prejudique intencionalmente alguém com o objetivo de reparar algum mal prévio causado a quem a pratica. O desejo de vingança é uma das consequências que surgem quando uma ferida sofrida não é superada, o que gera sentimentos de mágoa e rancor.
Vingança e Obsessão: Como evitar?
Estudos das universidades de Virgínia e Harvard (EUA) demonstram que as pessoas vingativas acabam se concentrando em sentimentos negativos, como a raiva e o ódio. ... Da próxima vez que você sentir a vontade incontrolável de se vingar de alguém, pegue toda essa energia e a converta em combustível para o seu sucesso.
Segundo especialistas, o sentimento de vingança é uma manifestação emocional que deve ser trabalhada, pois pode gerar disfunções emocionais, como ansiedade e estresse, e físicas, como compulsão alimentar, disfuncionalidades relacionadas aos hormônios do estresse (adrenalina e cortisol), problemas cardiovasculares, ...
A necessidade de vingança é altamente nociva e faz com que um indivíduo deixe de focar na própria felicidade para se vingar de alguém que lhe fez mal. Por mais que, em algum momento da vida, todos nós já tenhamos sentido a vontade de dar o troco a alguém que nos prejudicou, fazer isso na prática não é aconselhável.
Neste sentido, o grande pensador chinês, Confúcio, uma vez refletiu dizendo: “Quando se planeja uma vingança é necessário cavar duas sepulturas”, pois os resultados dessa atitude costumam ser negativas para ambos os lados. Clareie seus pensamentos com meu ebook “Detox da Mente”! Um desafio que irá te ajudar a ter uma vida mais leve e feliz!
As histórias de vingança fazem sucesso na literatura, no cinema e na televisão. As pessoas costumam vibrar quando o personagem que foi oprimido consegue dar a volta por cima e se vingar daquele que o fez mal. Mas será que esse tipo de comportamento é positivo na vida real?
Apesar de ser um sentimento extremamente comum e que pode emergir nas mais diferentes personalidades, a vingança tem, sim, um lado obscuro; a começar pelo fato de ser um sentimento intenso, difícil de controlar. Muitas vezes, o desejo de se vingar acaba sendo mais prejudicial para aqueles que o albergam.
Qual o fundamento do STF para adotar essa distinção de limites 20% e 100 %) para multas?
O que significa zona residencial 2?
Como consultar a situação do imposto de renda?
Como fazer a limpeza da minha impressora?
Qual a importância de Benjamin Franklin?
Como foi o último jogo da discórdia do BBB?
Como formalizar o banco de horas?
Como foi possível ocorrer o desenvolvimento da civilização indiana antiga?
Tem como programar uma ligação?
Quantas cartas para jogar UNO?
Como foi o surgimento das primeiras civilizações?