Caso se identifique fator Rh negativo, deve-se pesquisar a presença do anticorpo anti-D, por meio do teste de Coombs indireto; Período pré-natal: adote medidas recomendadas para o período pré-gestacional, caso ainda não tenham sido realizadas.
Um pequeno número de casos de mãe Rh negativo que dão à luz a um bebê Rh positivo ocorre a sensibilização da mãe que entrou em contato com o sangue incompatível do seu bebê. Isso causará problemas em futuras gestações!
A incompatibilidade de Rh ocorre quando uma gestante tem sangue Rh negativo e o feto tem sangue Rh positivo. A incompatibilidade de Rh pode resultar na destruição de glóbulos vermelhos do feto, por vezes, causando anemia, o que pode ser grave. O feto é verificado periodicamente quanto à evidência de anemia.
Uma mulher com RH negativo pode sofrer com problemas no feto devido ao fator RH do marido somente se já houve uma gravidez anterior ou aborto. Por isso, antes de ter uma nova gravidez, a mulher deve fazer um tratamento contra esses possíveis anticorpos. Para detectar os anticorpos, entra em cena o coombs.
Quando a mulher possui o Rh negativo e entra em contato com o sangue Rh positivo do bebê durante o parto, por exemplo, o seu corpo poderá reagir produzindo anticorpos contra o Rh positivo, aumentando o risco do bebê nascer com anemia grave, o que pode ter consequências no seu desenvolvimento.
41 curiosidades que você vai gostar
Uma mulher Rh negativo pode ter filhos sem qualquer problema. Basta que o bebê seja submetido a alguns exames depois que nasce e que a mulher tome uma espécie de vacina, se for necessário. O Rh é um "fator" que existe no sangue. A mulher Rh negativo não tem esse fator.
Quando a mãe tem um tipo sanguíneo Rh Negativo e o pai Rh Positivo existe a chance do bebê vir como o pai, ou seja, Positivo também. E isso é motivo para uma certa preocupação. O grande problema nesses casos é que o corpo da mãe, por não ter a mesma composição, enxerga o feto como um corpo estranho e tenta eliminá-lo.
Neste momento, o mais importante, é fazer acompanhamento pré natal com especialista em gestação de alto risco, que vai solicitar exames como o coombs indireto e acompanhar a necessidade de maiores investigações e procedimentos.
Isso acontece, principalmente, nos casos em que a mulher tem o Rh negativo e o homem positivo; fazendo com que o bebê possa herdar a Rh do pai, que é incompatível com o da mãe. Nessas situações podem ocorrer a eritroblastose fetal, que de forma simples pode ser entendida como um mecanismo de defesa do organismo da mãe.
Como usar a passiva do Fiddle?
O que é ser pai na adolescência?
Como que usa paleta de sobrancelha?
Como controlar o Android pelo TeamViewer?
Para que serve parafina Bronze?
Quando usamos a palavra sermos?
Como fazer um croqui de um ambiente?