Os bloqueadores beta-adrenérgicos ou betabloqueadores são uma classe de fármacos que têm em comum a capacidade de bloquear os receptores β da noradrenalina. Possuem diversas indicações, particularmente como antiarrítmicos, anti-hipertensores e na protecção cardíaca após enfarte do miocárdio.
Os betabloqueadores inibem o receptor beta-adrenérgico, que faz parte do sistema adenilciclase. A inibição resulta em menores níveis de adenosina monofosfato cíclica e cálcio citosólico.
leia mais ) reduzem a pressão arterial pela interferência na conversão da angiotensina I em angiotensina II e pela inibição da degradação da bradicinina, diminuindo assim a resistência vascular periférica sem causar taquicardia reflexa.
Ao redor do 3º mês os beta-bloqueadores melhoram a função miocárdica expressa pelo aumento da fração de ejeção, débito cardíaco e capacidade do exercício associados a melhoria das propriedades diastólicas e eletrofisiológicas.
Betabloqueadores como atenolol, pindolol, propranolol e acebutolol não demonstraram redução de mortalidade em pacientes com insuficiência cardíaca e, portanto, não tem indicação no tratamento dessa condição [1,3,4].
42 curiosidades que você vai gostar
Os bloqueadores beta ajudam o coração a bater mais devagar, reduzem a pressão arterial e protegem o coração dos efeitos nocivos da atividade prolongada da adrenalina e atividade da noradrenalina. Os bloqueadores beta são uma parte importante da gestão da insuficiência cardíaca.
Pesquisa recém publicada no American Journal of Gastroenterology demonstrou que o carvedilol, um betabloqueador não seletivo com alfa-bloqueio adicional, é mais efetivo do que o propranolol na redução da pressão portal em pacientes com varizes esofagogástricas.
A administração deve ser feita sob supervisão hospitalar, uma vez que podem ocorrer acentuadas quedas na pressão arterial. Se o paciente esquecer-se de tomar uma dose de Atenolol, deve tomá-la assim que lembrar, mas o paciente não deve tomar duas doses ao mesmo tempo.
Após a administração, seus efeitos já são perceptíveis em 60 minutos, e alcançam sua maior potência entre 2 e 4 horas, o que pode durar por até 24 horas.
1. Não seletivos: São aqueles que bloqueiam tantos os receptores adrenérgicos β1 (que estão localizados principalmente no miocárdio, o músculo do coração) quanto os receptores adrenérgicos β2 (que são encontrados na musculatura lisa dos vasos sanguíneos, no pulmão e em muitos outros órgãos).
Como funcionam? Inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA) bloqueiam os efeitos de uma hormona produzida naturalmente pelos rins designada por angiotensina II. Ao bloquear o efeito da angiotensina II, os inibidores da ECA provocam o relaxamento dos vasos sanguíneos, reduzindo a pressão arterial.
Os bloqueadores dos canais de cálcio diidropiridínicos são potentes vasodilatadores, provocando aumento reflexo da frequência cardíaca. Já os não diidropiridínicos têm atividade antiarrítmica, maior potência depressora da contratilidade miocárdica e não aumentam a frequência cardíaca.
Os inibidores da enzima conversora da angiotensina (IECAs) atuam bloqueando a conversão da angiotensina I em angiotensina II, que é um vasoconstritor potente. Os IECAs continuam sendo a melhor alternativa de medicação por via oral ou sublingual para o tratamento de crises hipertensivas.
As reacções adversas que podem ocorrer com os bloqueadores beta são variadas, podendo ocorrer, se bem que raramente, náuseas, vómitos, alterações do trânsito intestinal e dores abdominais. Em alguns casos pode também verificar-se insónia, agravamento de uma depressão já existente, e muito raramente alucinações.
O hemifumarato de bisoprolol, nas concentrações de 5 e 10 mg, é indicado no tratamento da angina pectoris ou da pressão alta.
É um bloqueador não seletivo (bloqueia B1 e B2). Diminui a frequência cardíaca (bloqueio B1), a pressão arterial (possivelmente por diminuir o débito cardíaco e a inibição da liberação de renina pelos rins). Funciona com antianginoso por diminuir a demanda de oxigênio pelo miocárdio.
O tempo para a manifestação do efeito rebote após a descontinuação das drogas de meia-vida curta foi semelhante: em média, 10 dias para o AAS, 14 dias para os AINEs, 9 dias para o rofecoxibe, 7-14 dias para os ISRS, 7 dias para as estatinas e 7-14 dias para os IBPs.
Reduzir a dose até a dose mínima do comprimido; Partir o comprimido ao meio e usar a metade da dose por 10 dias, depois, Usar o comprimido a cada dois dias por mais 10 dias, depois. Suspender definitivamente!
Rebote significa retorno de algo rebatido, no caso da área farmacêutica, este termo é utilizado quando há retorno dos sintomas mesmo após o fim do tratamento. Um exemplo prático é o caso de pessoas que possuem dor de cabeça com frequência e misturam remédios diversos, o que acaba gerando mais dor de cabeça ainda.
Quanto ao uso concomitante do atenolol com calmantes a base de maracujá, não há nenhum problema em usar os dois juntos.
Superdosagem de Atenolol
Os seguintes sintomas podem ocorrer no caso de uso de uma quantidade maior do que a indicada de atenolol: bradicardia (batimento lento do coração), hipotensão (pressão baixa), insuficiência cardíaca aguda e broncoespasmo (chiado no peito).
Você poderia apresentar bradicardia - batimento do coração lentificado - e, eventualmente, alguma tontura.
A melhor opção são betabloqueadores, sendo verapamil/diltiazem ou propafenona o plano B para ESV e amiodarona ou sotalol para TVNS.
Qual é o melhor? Atenolol e propranolol são medicações da mesma família. Porém o atenolol é mais moderno, apresenta menos efeitos colaterais e necessita de menos tomadas no dia do que o propranolol. Não recomendo a troca, a não ser com a concordância do seu médico e com as orientações quanto a dose.
RESULTADOS: Foi encontrada diferença significativa entre os dois grupos de estudo na FEVE média global e regional. Há tendem a ser menos eventos cardiovasculares graves em primeiro lugar na carvedilol comparado com o grupo atenolol (RR = 0,83, IC 95% 0,56-1,23, p = 0,39).
Quais são os materiais abrasivos?
Qual o melhor esquadro para marceneiro?
Como são classificados os protistas Autotróficos?
Como são classificados os seres vivos nos ecossistemas aquáticos?
Pode comer os talos do espinafre?
Para que serve o índice de preços ao consumidor?
Como usar o emulador de PS3 RPCS3?
Como os microrganismos que vivem na pele humana são classificados?
Qual é o tipo de motor mais utilizado acessível hoje no mercado?
Como se classificam os materiais ferrosos?
Qual foi a causa da Guerra dos Farrapos?
Como foi a Educação de Dom Pedro Segundo?
Como fazer esmaltação gel em casa?
Como colocar plafon de LED em gesso?