Ouça em voz altaPausarA medicina tradicional chinesa utiliza a fitoterapia e outros medicamentos como seu último recurso para combater os problemas de saúde. Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo.
Ouça em voz altaPausarSegundo registros paleontológicos, a Medicina Tradicional Chinesa é praticada há mais de 3.000 anos.
Ouça em voz altaPausarA Medicina Tradicional Chinesa fundamenta-se em conceitos filosóficos que englobam uma força ou corrente vital (o qi), o equilíbrio entre duas forças vitais que se opõem e complementam (o yin e o yang), e na teoria de que todas as coisas são compostas por cinco elementos.
Ouça em voz altaPausarA medicina tradicional chinesa utiliza a fitoterapia e outros medicamentos como seu último recurso para combater os problemas de saúde. Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo.
Ouça em voz altaPausarÉ um sistema orientado para o paciente, com uma abordagem holística, tratando o indivíduo em vez da doença. MTC tem um amplo espectro de modalidades de tratamento, incluindo a utilização de ervas, procedimentos de Medicina Chinesa de propriedade privada, acupuntura, moxibustão e qigong.
Ouça em voz altaPausarA concepção filosófica chinesa a respeito do Universo está apoiada em três pilares básicos: a teoria do Yang/Yin, dos Cinco Movimentos e dos Zang Fu (Órgãos e Vísceras).
Ouça em voz altaPausarA medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa (em chinês 中醫, zhōngyī xué, ou 中藥學, zhōngyaò xué), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas no curso de sua história.
Ouça em voz altaPausarOriginada há > 2.000 anos, a medicina chinesa tradicional (MTC) é um sistema médico que se baseia na filosofia de que a doença resulta de fluxo impróprio da força vital (qi).
A Medicina Chinesa engloba técnicas de tratamento como a Acupunctura, a Fitoterapia, a Massagem Chinesa , Correcções Osteo-articulares (Osteopatia Chinesa), Nutrição e Dietética e Exercícios terapêuticos. Existem também outras técnicas que consideramos aqui como sub-técnicas da Acupuntura.
A Medicina Chinesa nasce do conhecimento adquirido pela experiência empírica dos povos que viviam na região da actual China. Aliado ao conhecimento prático que ia sendo adquirido, estava a capacidade de observação do ser humano e do mundo envolvente de forma atenta e consciente.
Na Medicina Chinesa são usados métodos de diagnóstico próprios, que consistem na observação, palpação, olfação, auscultação e interrogação. Este método de diagnóstico inclui a palpação do pulso, do abdómen, de pontos de acupunctura, de diferentes áreas do corpo e a palpação dos meridianos.
A massagem chinesa designa-se por Tui Na, que literalmente significa “empurrar” e “agarrar”.
Como se chama Quem tem medo de ratos?
Como se chama o local onde se pratica o judô?
Como usar blazer feminino no dia a dia?
Como saber se o óleo vegetal é puro?
O que é retificar virabrequim?
Qual antibiótico é bom para Gardnerella?
Como saber se o papagaio é original?
Como fazer xarope de beterraba para anemia?
Como tomar bicarbonato de sódio para rins?
Como saber se os testículos do cachorro desceu?
Quanto tempo em média uma pessoa leva para se acostumar com óculos de grau?
Para que serve betume em cera?
Como saber se um filme é de domínio público?
Como acertar o tom da base pele morena?