Ouça em voz altaPausarA medicina tradicional chinesa utiliza a fitoterapia e outros medicamentos como seu último recurso para combater os problemas de saúde. Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo.
Ouça em voz altaPausarSegundo registros paleontológicos, a Medicina Tradicional Chinesa é praticada há mais de 3.000 anos.
Ouça em voz altaPausarA Medicina Tradicional Chinesa fundamenta-se em conceitos filosóficos que englobam uma força ou corrente vital (o qi), o equilíbrio entre duas forças vitais que se opõem e complementam (o yin e o yang), e na teoria de que todas as coisas são compostas por cinco elementos.
Ouça em voz altaPausarA medicina tradicional chinesa utiliza a fitoterapia e outros medicamentos como seu último recurso para combater os problemas de saúde. Segundo sua crença básica, o corpo humano dispõe de um sistema sofisticado para localizar as doenças e direcionar energia e recursos para curar os problemas por si mesmo.
Ouça em voz altaPausarÉ um sistema orientado para o paciente, com uma abordagem holística, tratando o indivíduo em vez da doença. MTC tem um amplo espectro de modalidades de tratamento, incluindo a utilização de ervas, procedimentos de Medicina Chinesa de propriedade privada, acupuntura, moxibustão e qigong.
Ouça em voz altaPausarA concepção filosófica chinesa a respeito do Universo está apoiada em três pilares básicos: a teoria do Yang/Yin, dos Cinco Movimentos e dos Zang Fu (Órgãos e Vísceras).
Ouça em voz altaPausarA medicina tradicional chinesa (MTC), também conhecida como medicina chinesa (em chinês 中醫, zhōngyī xué, ou 中藥學, zhōngyaò xué), é a denominação usualmente dada ao conjunto de práticas de medicina tradicional em uso na China, desenvolvidas no curso de sua história.
Ouça em voz altaPausarOriginada há > 2.000 anos, a medicina chinesa tradicional (MTC) é um sistema médico que se baseia na filosofia de que a doença resulta de fluxo impróprio da força vital (qi).
A Medicina Chinesa engloba técnicas de tratamento como a Acupunctura, a Fitoterapia, a Massagem Chinesa , Correcções Osteo-articulares (Osteopatia Chinesa), Nutrição e Dietética e Exercícios terapêuticos. Existem também outras técnicas que consideramos aqui como sub-técnicas da Acupuntura.
A Medicina Chinesa nasce do conhecimento adquirido pela experiência empírica dos povos que viviam na região da actual China. Aliado ao conhecimento prático que ia sendo adquirido, estava a capacidade de observação do ser humano e do mundo envolvente de forma atenta e consciente.
Na Medicina Chinesa são usados métodos de diagnóstico próprios, que consistem na observação, palpação, olfação, auscultação e interrogação. Este método de diagnóstico inclui a palpação do pulso, do abdómen, de pontos de acupunctura, de diferentes áreas do corpo e a palpação dos meridianos.
A massagem chinesa designa-se por Tui Na, que literalmente significa “empurrar” e “agarrar”.
Porque o queijo fica esfarelando?
Como fazer um levantamento de processos?
Como funciona a garantia estendida de um celular?
Quais são as principais indústrias da região Norte?
O que significa sonhar com muitas árvores verdes?
Qual a vantagem cooktop a indução ou a gás?
O que significa chamar uma pessoa de jacu?
Qual é a lógica de Aristóteles?
Como usar o Instagram para divulgar sua loja?
O que tem para fazer em Capitólio MG?