A água-viva é carnívora, ou seja, ela come outros animais; as menores comem algas e outros plânctons minúsculos, as maiores comem crustáceos e outros animais aquáticos grandes. Ela não procura pessoas para atacar porque seu sistema nervoso é simples demais para isso.
Alguns animais, como as tartarugas-cabeçudas, o peixe-lua e o peixe-enxada, comem água-viva. Alguns peixes jovens vivem sobre ou até mesmo dentro da água-viva. Eles se escondem nos tentáculos para evitar serem comidos por predadores até ficarem adultos. Algumas pessoas (na China e no Japão) também comem água-viva.
Águas-vivas se movimentam nas águas promovendo contrações do corpo ou levadas pelas correntes marítimas. Quando se sentem ameaçadas, soltam um tipo de ferrão microscópio dotado de filamentos que injetam uma substância venenosa na pele do suposto agressor, produzindo uma dor intensa semelhante à da queimadura.
Normalmente se locomovem com as correntes. O animal não tem forças para ir contra a correnteza, exceto algumas que nadam lançando um jato de água.
Tartarugas-marinhas são predadoras das águas-vivas. De cardápio variado, as águas-vivas se alimentam principalmente de plânctons, ovos e larvas de invertebrados e peixes.
24 curiosidades que você vai gostar
A água-viva-caixa-australiana é considerada a criatura mais perigosa do mundo e pode ser encontrada principalmente em regiões da Austrália e da Ásia.
Vamos começar por dizer que “medusa” é um nome alternativo para “água-viva” – ou melhor, trata-se da designação do mesmo animal, mas em fases de vida diferentes. A medusa nada mais é do que uma água-viva na fase adulta. ... Esta é a primeira diferença que podemos estabelecer entre esses dois animais.
Quando você encosta em uma água-viva, ela ejeta filamentos cheios de toxinas, que perfuram a pele. ... A água do mar entra no cnidócito e os nematocistos, cheios de toxinas, são ejetados. Como se fosse uma agulha hipodérmica, esse filamento penetra no corpo. A picada dá a sensação de queimadura.
A picada de água viva é um acidente relativamente frequente na praia, pois esses animais vivem em praticamente todos os tipos de água. Os sintomas da picada surgem após entrar em contato com os tentáculos da água viva, que possuem uma substância venenosa que, quando em contato com a pele, causa dor e queimação.
O que fazer diante de uma causa impossível?
Como ocultar fotos do Instagram para uma pessoa?
Qual o antídoto para picada de escorpião?
Como ordenar as mensagens no Gmail?
Como rastrear celular pelo IMEI no Google?
Como rastrear qualquer compra?
Como rastrear um pedido da terabyte?
Como acompanhar entrega dos Correios?
Tem como localizar um celular pelo número?
Como rastrear SunYou no Brasil?