Fanatismo (do francês "fanatisme") é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema, historicamente associado a motivações de natureza religiosa ou política. É extremamente frequente em paranoides, cuja apaixonada adesão a uma causa pode avizinhar-se do delírio.
O significado mais comum do conceito de fanatismo diz respeito a um excesso de admiração ou zelo cego e veemente em relação a alguma coisa, é um sentimento de cuidado excessivo que não raramente produz desprezo e intolerância para com qualquer elemento diferente em qualquer campo ou domínio a que esteja associado.
Para muitos especialistas, o fanatismo é uma resposta à insegurança e o medo ao julgamento dos demais, funcionando como um escudo de proteção. A pessoa se encerra em convicções absolutistas e inquestionáveis para não ter que lidar com a sua própria fragilidade.
Quais as origens do fanatismo? O fanatismo está nas mentes das pessoas perturbadas. Temos fanatismo, temos radicalismo, nos adeptos do futebol, por exemplo. Claro que nos entristece muito que o fanatismo seja exercido em nome de uma religião que professa a paz, a sã convivência.
Apesar disso, o fanatismo pode sim se tornar um distúrbio psiquiátrico, dependendo do prejuízo que a pessoa tem em sua vida ou do impacto na vida de outras pessoas.
Isso pode chegar ao delírio pleno a partir de patologias da personalidade. É normal termos convicções, mas quando elas chegam a um determinado ponto de acirramento, de confronto com dados da realidade, o fanatismo pode se tornar um delírio crônico, com a pessoa imaginando que está salvando o mundo”, explica.
Uma pessoa pode ser fanática por amar exageradamente uma pessoa, objeto, time de futebol, etc., o erro mais comum das pessoas é o de designar fanatismo como sendo algo exclusivamente religioso e político. Muitas polêmicas surgem acerca desse tema, tendo em vista que pode gerar situações incômodas.
O fanático religioso é o indivíduo que adota um credo cujos princípios seriam supostamente perfeitos e, por isso, presume que esteja autorizado a fazer tudo o que quiser, ainda que seus atos possam ferir outras pessoas moral e fisicamente.
O grave é que os fanáticos podem viver em prol de uma causa. Eles tentam impor suas crenças para as outras pessoas, podendo inclusive ter comportamentos agressivos. Então eles vão sempre querer ficar perto de pessoas que têm opiniões semelhantes e, de um modo geral, isso causa o empobrecimento da vida.
Fanatismo religioso – Pessoas que acreditam que o que é bom para elas é ideal para a humanidade. Tentam emplacar suas crenças forçadamente sob a justificativa de missão divina. Não escapa parente, amigo, colega de trabalho, vizinho ou cônjuge. Aliás, muitas amizades e casamentos são desfeitos em função dessa diferença.
Qual a tolerância para passar no sinal vermelho?
Como fazer memes com fotos no celular?
O que é um hipertexto quais as suas características?
Como recuperar mensagens apagadas do WhatsApp por quem enviou?
Como restaurar os dados do clue?
Como recuperar dados da memória interna do celular quebrado?
Como recuperar mensagem da nuvem?
Quanto ganha um policial federal de aeroporto?
Como ganhar mais experiência no Naruto online?
Como ser mãe solteira e trabalhar?
O que é preciso para ser administrador judicial?
Quanto ganha um professor de Inglês faculdade?
O que fazer quando se perde todos os documentos pessoais?