A LINGUÍSTICA investiga a língua, estuda a gramática, linguagem verbal e escrita e a evolução de um idioma.
Linguística Geral
Os principais temas abordados pelo estudioso foram: língua, fala, signo linguístico, significante, significado, sintagma, sincronia e diacronia.
O que é Linguística:
Linguística é a ciência que se ocupa em estudar as características da linguagem humana. O linguista é responsável por analisar e investigar toda a evolução e desdobramentos dos diferentes idiomas, bem como a estrutura das palavras, expressões idiomáticas e aspectos fonéticos de cada língua.
Os linguistas estudam as características e o funcionamento da linguagem, com base na evidência proveniente das línguas e das produções linguísticas. É por isso comum que os linguistas em geral estudem e falem várias línguas.
O linguista estuda a linguagem verbal, a gramática e a evolução dos idiomas. Ele investiga as línguas das diversas sociedades e sua relação com outros idiomas.
39 curiosidades que você vai gostar
De acordo com os seus estudos, em todos os atos comunicativos podemos perceber a presença de seis elementos: emissor (locutor), receptor (interlocutor), mensagem, canal, código e referente.
As variações linguísticas diferenciam-se em quatros grupos: sociais (diastráticas), regionais (diatópicas), históricas (diacrônicas) e estilísticas (diafásicas).
Estas são as divisões mais comuns:fonética, o estudo dos diferentes sons empregados em linguagem;fonologia, o estudo dos padrões dos sons básicos de uma língua;morfologia, o estudo da estrutura interna das palavras;sintaxe, o estudo de como a linguagem combina palavras para formar frases gramaticais.
Existem dois tipos principais de linguagem: a linguagem verbal e a linguagem não verbal. A linguagem é o código usado para estabelecer comunicação.
Sob o enfoque de teorias linguísticas que buscam caracterizar as propriedades das línguas particulares a fim de chegar a conclusões sobre a capacidade humana para a linguagem, as atividades de ensino e pesquisa do primeiro núcleo incidem sobre os componentes fônico, morfológico, sintático, semântico e lexical, não só ...
Considerado o pai da linguística moderna, Saussure foi o primeiro a mostrar que a língua está presente na cultura humana desde os seus primórdios. Com ele, a linguística ganhou autonomia como ciência. Ele entendia a linguística como um ramo da ciência mais geral dos signos, e propôs que fosse chamada de Semiologia.
Variação linguística: o que é, tipos, exemplos e exercícios!
...
As variações históricas podem ser observadas a partir de três formas:nas palavras que deixaram de ser utilizadas com o passar do tempo;no vocabulário próprio entre as diferentes faixas de idade;nos acentos gráficos ou grafemas que entraram em desuso.
A linguagem formal e informal são variações da língua. A linguagem informal é usada em momentos com a família e amigos. Já com superiores hierárquicos devemos usar a linguagem formal. Dessa forma, concluímos que a linguagem formal e informal é aplicada em diferentes contextos.
As variações diacrônicas, também chamadas de variações históricas, são variações que ocorrem de acordo com as diferentes épocas vividas pelos falantes, sendo possível distinguir o português arcaico do português moderno, bem como diversas palavras que ficam em desuso.
Os elementos da comunicação são: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código.Emissor;Receptor;Mensagem;Canal;Contexto;Código;
No processo comunicativo estão presente os elementos da comunicação que são seis: emissor, código, mensagem, canal, receptor e referente.
Para que uma comunicação aconteça, são necessários seis elementos: o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o contexto e o código. Sem eles, não existe comunicação! Em todo ato comunicativo, há um emissor, é ele o responsável por elaborar o texto.
A linguagem formal é o tipo de estrutura linguística que você deve utilizar em meios profissionais, acadêmicos e literários. Entretanto, ela não se limita a estes usos podendo fazer parte da sua rotina também quando você se comunica por e-mail ou dá início a uma conversa com alguém com quem não tem muita intimidade.
Informal é um adjetivo de dois gêneros, que descreve algo ou alguém que não é formal ou uma situação em que não existe formalidade. Uma pessoa informal é uma pessoa descontraída, que não segue regras rígidas. Também é uma palavra usada para descrever situações onde há cumplicidade, confiança ou familiaridade.
O que é um texto informal
Texto informal é um registro escrito formado pela linguagem informal. A linguagem informal é a linguagem utilizada em situações descontraídas e/ou que não necessitam de formalidade.
São chamadas de variações linguísticas as diferentes formas de falar o idioma de uma nação, visto que a língua padrão de um país não é homogênea. No Brasil, por exemplo, essas variantes são percebidas nos diversos dialetos existentes como o mineiro, carioca, gaúcho, baiano, pernambucano, sulista, paulistano, etc.
Variações geográficas (diatópicas)
As variações geográficas naturalmente falam da diferença de linguagem devido à região. Essas diferenças tornam-se óbvias quando ouvimos um falante brasileiro, um angolano e um português conversando: nos três países, fala-se português, mas há diferenças imensas entre cada fala.
As variações surgem devido a diversos fatores, como as diferenças de grupos etários , de região, de gênero, de status socioeconômico, de grau de escolarização, de situação de comunicação, etc.
Saussure efetua, em sua teorização, uma separação entre Língua (Langue) e Fala (Parole). Para ele, a Língua é um sistema de valores que se opõem uns aos outros. Ela está depositada como produto social na mente de cada falante de uma comunidade e possui homogeneidade.
O signo linguístico é artificial pois remonta uma relação arbitrária entre um significado e um significante, como descrito por Ferdinand de Saussure, em seu Curso de Linguística Geral. Saussure definiu o signo linguístico como o formativo da relação (sua formante) entre um conceito e uma imagem sonora.
Como montar delivery de salgados?
O que fazer com garrafa plástica?
Como fazer estimativa de faturamento mensal?
Quais são as formas de polígonos?
Como fazer um carrinho de papel pequeno?
Como montar um fundo de investimento exclusivo?
Qual trem passa em Padre Miguel?
Qual é o segredo da Disneylândia?
Quem faz a disseminação das campanhas das cores mensais?
Como são feitas as casas na Espanha?
O que é um fundo imobiliário fechado?
Como é feita a escolha dos magistrados no Brasil?
Que tipo de próteses dentarias existem?