O estanho é um elemento químico de símbolo Sn, derivado do latim Stannum, com número atômico 50. Possui massa atômica de 118 710 u. Está situado no grupo 14 ou IVA da classificação periódica dos elementos.
Resumo sobre estanho
Tem baixo ponto de fusão, o que lhe permite ser muito utilizado na fabricação de ligas metálicas. É resistente à corrosão. Na sua forma metálica, não é tóxico para seres humanos. É utilizado na fabricação do bronze e de diversas outras ligas.
O estanho é obtido principalmente do mineral cassiterita, onde se apresenta como um óxido. É um dos metais mais antigos conhecidos, e foi usado como um dos componentes do bronze desde a antiguidade.
O estanho é encontrado principalmente em um minério chamado cassiterita. Algumas das primeiras minas de estanho se localizavam na Inglaterra e na Espanha. No início do século XXI, os países que lideram a produção desse metal estão no sul e no leste da Ásia. São eles: China, Indonésia, Rússia, Vietnã e Malásia.
Aproximadamente 7,5% das reservas mundiais de estanho contido estão no Brasil. As reservas brasileiras localizam-se em sua maior parte na região amazônica: província mineral do Mapuera, no Amazonas (mina do Pitinga) e na Província Estanífera de Rondônia (Bom Futuro, Santa Bárbara, Massangana e Cachoeirinha).
30 curiosidades que você vai gostar
O estanho é usado para produzir diversas ligas metálicas utilizadas para recobrir outros metais e protegê-los da corrosão, possui como principais minérios: Hematita e Cassiterita. Essas substâncias passam por uma purificação inicial e em seguida são reduzidas por fusão com carbono para formar o metal.
Para a extração de estanho, o minério é primeiro triturado e depois enriquecido por vários métodos (slurrying, divórcio elétrico / magnético). Após a redução com carbono, o estanho é aquecido logo acima de sua temperatura de fusão, para que possa fluir sem maiores impurezas de fusão.
Adesivos condutores poderão ser a melhor alternativa para que a indústria eletrônica substitua a solda à base de chumbo e estanho, hoje utilizada para a fixação de componentes eletrônicos nas placas de circuitos impressos.
As ligas de estanho mais comuns são o bronze (estanho e cobre), a solda (estanho e chumbo), e estanho, chumbo e antimônio (metal patente).
O estanho confere à liga a capacidade de molhar e ligar metais como aço e cobre, ao passo que o chumbo não ligado apresenta capacidade de molhamento inadequada.
Diversas indústrias utilizam o estanho como matéria prima, entre as quais a siderúrgica, eletrônica, automobilística, naval e química. O estanho é muito utilizado em revestimento e acabamento de latarias automotivas. A liga metálica Sn-Pb é utilizada na fabricação de âncoras, telhas e correntes.
É usado como um catalisador na produção do plástico ácido poliláctico (PLA). Cloreto de estanho (II) também encontra ampla utilização como um agente redutor.
Depois do paleolítico e do neolítico, a liga de estanho e cobre – o bronze – substituiu a pedra na fabricação de armas e utensílios, a ponto de “idade do bronze” tornar-se a designação corrente da terceira fase no desenvolvimento da cultura material dos povos da Europa, Ásia e Oriente Médio.
Para usar, basta acender o isqueiro e deixar a ponta do fio ficar bem quente, avermelhadinha. Então, desligue o isqueiro e use o fio de estanho, aquele arame próprio para soldas. Encoste-o no fio quente para que ele derreta e faça o conserto aí na sua humilde residência.
Tradicionalmente a solda é composta primordialmente por estanho (Sn) e chumbo (Pb) e também com um pouco de outros metais para prover as características desejadas.
O estanho está localizado no quinto período da tabela periódica, logo, sua camada de valência é a quinta.
Família do nitrogênio, grupo 15 ou família V A é o nome dado à décima quinta coluna vertical da tabela periódica (composta por dezoito colunas verticais), onde estão localizados os seguintes elementos químicos: Nitrogênio (sigla N e número atômico 7);
Passe um pano sem algodão se necessário. Aqueça a solda que precisa remover. Coloque a ponta do ferro de solda para que esquente o componente e a placa. Segure no lugar até que a solda derreta, o que deve levar de um a cinco segundos, dependendo do tamanho do componente e da quantidade de solda.
Os dois principais métodos são: A lavra a céu aberto consiste em explorar o minério que se encontra em depósitos de menor profundidade. É o método de extração de minério que se encontra em depósitos próximos à superfície. Há, normalmente, exploração do minério até o esgotamento da mina.
Óxido de estanho é um composto de estanho e oxigênio, utilizado na indústria cerâmica. A sua fórmula química é SnO.
O nióbio atualmente é utilizado para fortalecer ligas metálicas aplicadas a tubos condutores de fluidos, peças aerodinâmicas e automotivas, e medicinalmente é utilizado em diagnósticos de imagem, isso tudo se deve às suas propriedades.
Porque o Facebook não está funcionando?
Como limpar disco cheio do PC?
Como resolver o problema do cliente e encantar no primeiro contato?
Como usar o especial do Mortal Kombat 9?
Qual é a importância da saúde pública no Brasil?
Como liberar CDC caixa pela internet?
Como liberar os personagens secretos The King of Fighters 98?
Como resolver as inequações logarítmicas?
Como liberar espaço para download na Netflix?
Como tirar manchas de cera vermelha de móveis?
O que pode ser misturado com Whey Protein?
Como funciona o manômetro tipo Bourdon?
Como tirar mancha branca na tela da TV?
Como puxar o licenciamento 2021?